segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Traduções

A tradução correcta de Brokeback Mountain será Montanha do Traseiro Partido?

Por mares nunca antes navegados

Multiculturalismo

MAIS ALTO, MAIS FORTE, MAIOR!

Atlântico

Acabei de passar os olhos pela mais recente Atlântico (link para o blog). Confirma-se que veio para ficar, fundamentalmente pela qualidade dos seus textos. Neste número gostei particularmente:
do texto do José Manuel Fernandes acerca do "caso da Teresa e da Lena"
"(...) mostrou-nos como um grupo de interesses particular se alia de forma eficiente aos valores do jornalismo dominante para impor ao país uma agenda política que ninguém sufragou (...)"
do "Vícios, mulheres e política" de Constança Cunha e Sá
"(...) um blogue é um vício (...) Dou comigo em situações deploráveis, a espreitar sitemeters, a comparar os resultados do dia, desagradavelmente competitiva (...) em vez de estar calmamente a conviver com a família (...)
e do "Elogio de Bento XVI" de Paulo Tunhas
"(...) Pode um ateu, filho de pais ateus e, muito coerentemente, não baptizado, admirar a encíclica Deus caritas est de Bento XVI? (...) Pode perfeitamente (...) Em todo o documento não, nada há que ofenda um ateu ou que ambicione uma indevida jurisdição sobre os seus actos (...)".
Não deixem de comprar. Bom trabalho ppm (espero que não leve a mal as citações que fiz da revista)!

Obscenidades

"Obscenidade
É quase obscena a generalizada (louvem-se algumas excepções) tentativa de "compreensão" e de quase desculpa do horrendo e cobarde crime cometido por 14 jovens, assassinando a pontapé, à pedrada e a golpes de sevícias sexuais um pobre, desabrigado e desamparado travesti no Porto. Até o Ministério Públivo se absteve de os acusar pelo crime de homicídio, como se os autores não tivessem ao menos conciência de que ao abandoná-lo, como o fizeram depois das selvagens agressões, lhe iam causar a morte. Há duas perguntas que ficam no ar: a leniência dos média seria a mesma, se a vítima não fosse um travesti? e também seria a mesma, se os autores não estivessem a cargo de uma instituição da igreja católica?"
Quando julgávamos que o senhor não podia descer mais baixo, eis que nos enganamos e somos presenteados com esta pérola. Será que o autor deste texto não tem vergonha na cara nem tento na escrita!? Será que o título de professor catedrático lhe permite dizer/escrever as maiores barbaridades sem qualquer noção do ridiculo!?
Antes de mais, quanto à comunicação social, penso que a insinuação é injusta e desfasada da realidade. Os media têm dado bastante atenção ao caso, tendo promovido debates e foruns. Se calhar o senhor professor pretendia que os mesmos não se tivessem limitado a noticiar o facto, antes dando (mais) voz ao grupo de energúmenos, a que pelos vistos o senhor professor pertence, que pretende fazer deste caso um facto político, fingindo uma comiseração pela vítima do bárbaro homicídio.
Quanto ao juízo acerca do trabalho do MP, e atento o estatuto do autor do escrito (professor de Direito), penso que devia ter mais juizinho, principalmente porque não está na posse de todos os elementos (ou será que está!?) - lembro que o processo está em segredo de justiça!
Já a insinuação de que a notícia seria diferente se os homicidas não estudassem numa instituição da igreja católica é doentia e demonstrativa de uma patologia grave. Fôssemos os 2 deputados na AR madeirense e, desta feita, seria eu que pediria uma análise às faculdades mentais do professor Vital Moreira.
De facto, a estupidez não tem limites.

Georgios Kyriacos Panayiotou


O Miguel já o tinha anunciado. Mas ali em cima está o seu verdadeiro nome e já agora fiquem com esta fotografia do cantor/homossexual/toxicodependente (nos dias que correm é só virtudes!).

P.S. Gi, e que tal uma musiquinha do senhor no "Peçam que toca"!?

NOJO

O "caso" do Porto está a resvalar e ameaça tornar-se em mais um caso nojento de aproveitamento político por parte do execrável Anacleto e seus muchachos. Para não haver dúvidas, repito que sinto NOJO de todos aqueles que estão a aproveitar esta situação para defender a aprovação de legislação que criminalize a homofobia.
O crime em causa foi um acto de pura maldade e barbaridade por parte de quem o praticou e é revelador da desvaloração da vida humana cada vez maior na nossa sociedade. Podia agora falar das causas que, em meu entender, contribuem para esta situação (como sejam a defesa do aborto e da eutanásia), mas para evitar fazer aproveitamentos de conveniência, deixo essa apreciação para mais tarde.
Não sei se os homicidas espancaram o homem, que veio depois a morrer, pelo facto do mesmo ser homossexual, mas parece-me indiferente as suas motivações. Aliás, se o motivo foi esse ao menos existe um motivo. Cheguei a pensar que o crime tinha sido praticado sem qualquer tipo de "justificação".
Para mim, é igualmente grave que o crime tenha sido perpetrado pelo facto de ele ser homossexual como o seria se se devesse ao facto de se tratar de um sem-abrigo ou de um toxicodependente.
Parece-me óbvio que, qualquer que seja tenha sido o móbil do crime, aquelas pessoas terão que ser severamente punidas por isso.
Tudo o resto não passa de foclore e aproveitamento por parte de quem não tem qualquer tipo de escrúpulos.

Parabéns

O Insurgente faz 1 ano de vida. É daqueles "sítios" que visito todos os dias (várias vezes ao dia). As anunciadas contratações são de peso e prometem boas "postas". PARABÉNS!

George Michael

Bom regresso

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Cristãos perseguidos

Já aqui tinha falado deste assunto e agora saíu um relatório que o comprova.
"A violência no mundo contra os cristãos continua a aumentar de dia para dia, constata um relatório anual, ontem apresentado em Paris, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), intitulado «Perseguições anticristãs no mundo». Os dados recolhidos neste relatório referem-se a vários acontecimentos do ano 2005, nos vários continentes, com a premissa de que tudo quanto está reportado “representa apenas a ponta do iceberg”. As perseguições aos cristãos têm-se vindo a manifestar e a desenvolver em formas diversas. Desde os assassinatos a religiosos, sobretudo em países como a Colômbia, Brasil, Quénia, Republica Democrática do Congo ou Índia, até à profanação de lugares sacros que hoje se multiplicam, mesmo no coração da Europa e do Ocidente. Para além destas perseguições que provocam o derramamento de sangue, ou de efeito destrutivo imediato, o relatório da AIS sublinha também aquelas que de forma astuta agridem no quotidiano e com vontade de aniquilamento, a liberdade no professar-se e assumir-se cristão. São formas de discriminação ao nível administrativo, fiscal, jurídico ou social. No Sudão islâmico, um cristão pode confrontar-se com atitudes intimidadoras do género «renega a tua fé e terás este trabalho». Para um missionário, o acto de conseguir um visto de entrada em determinados países pode tornar-se numa árdua tarefa. Mas até mesmo naqueles Estados que, teoricamente, garantem a todos, e segundo a própria Constituição, a liberdade religiosa, os cristãos e os símbolos da fé cristã podem tornar-se em bodes expiatórios de determinados grupos sectários, de um laicismo agressivo, ou outras formas de vilipendio mediático. Exemplos de situações, que podem ir desde os crucifixos retirados na Alemanha, até aos grupos satânicos, que estão em crescimento na França e em outros países europeus, contra as igrejas e cemitérios. O fundamentalismo islâmico, comunismo, fanatismo hindu e budista na Ásia mas também as novas tendências de niilismo nas sociedades mais avançadas representam, segundo este relatório, os quatro grandes pólos de onde provêm as principais ameaças à Igreja. Em 2005 foram mortos 25 religiosos. Todos os anos a AIS responde a cerca de 7 mil pedidos de ajuda de cristãos em perigo em todo o mundo."

Racismo

Será mesmo racismo? Ou trata-se de fanatismo religioso? Estou cada vez mais convencido de que a questão muçulmana (no que respeita ao fundamentalismo) não será resolvida tão cedo. Enquanto os países em que há maioria islamita não abraçarem a democracia e não separarem a Igreja do Estado será impossível travar o terrorismo e o fanatismo de alguns. Com efeito, este fanatismo é aproveitado por quem detém o poder, com objectivos bem precisos e que em nada coincidem com os daqueles que governam.

Rui Tovar, Gabriel Alves, Rui Santos?

Site com fotografias fantásticas


Podem tirá-Lo das salas de aulas, mas daqui não sai!

Monstros

RMD: Coisas simples que não vale a pena serem entendidas V - resposta

Talvez porque em quase todo o mundo (pelo menos no ocidental) ainda vai existindo alguma liberdade, ainda que seja só para sermos todos um bocado estúpidos. Por esta razão, não vale mesmo a pena matar a cabeça com todas essas dúvidas existenciais!
P.S. Quanto à velocidade dos carros, lembro que o limite não é igual em todos os países e que à partida ninguém sabe onde é que este ou aquele carro vai ser conduzido. Pode ser num autódromo ou em qualquer outro local onde não existam limites de velocidade.

RMD: Coisas simples que não vale a pena serem entendidas IV

Se em todo o mundo já morreram milhões de pessoas à conta de regimes comunistas e trotskistas porque raio permitem a existência de partidos como o BE ou o PC, ou mesmo blogs como este?

RMD: Coisas simples que não vale a pena serem entendidas III

Se em todo o mundo morrem milhares de pessoas com enfartes derivados de uma má alimentação porque raio permitem que a malta continue a comer alarvemente?

RMD: Coisas simples que não vale a pena serem entendidas II

Se em todo o mundo morrem milhões de pessoas devido ao alcool para que raio continuam a produzir bebidas alcoólicas?

RMD: Coisas simples que não vale a pena serem entendidas

Se em todo o Mundo morrem milhões de pessoas devido aos malefícios do tabaco para que raio o tabaco é produzido?

Cartoons - mais reacções violentas!

Liberdade de expressão

O desvalor da Vida humana

Novos Cardeais

Tudo na mesma


Se assim for, confirma-se que ninguém pretende fazer o trabalho sujo no PSD até às próximas eleições legislativas. Não estou a contar, como é óbvio, com Menezes, o qual tem uma agenda muito própria e que tem em vista unicamente os seus interesses pessoais. Quanto a Marques Mendes, começo a pensar que, com alguma preserverança e paciência, aparecerá o seu lugar ao sol.

Força

Acabei de ouvir na RTPN que o médio do Liverpool ontem atingido por Beto na cabeça poderá ter a sua carreira comprometida, uma vez que terá deslocado a retina, o que, a ser verdade, implicará uma perda de visão substancial. Esperemos que não se confirme.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Se esta coisa das OPA's se pega...

...qualquer dia o Incontinentes Verbais é sujeito a uma OPA hostil por parte dos seus leitores-comentadores. É que estes andam mais incontinentes que alguns incontinentes verbais.

Marriage in Northeast India: Service Required

"The boy remains in the girl's house to prove his competence and patience for a mutually agreed period of time which generally runs from six months to one year. If he complies and is found fit in all respects his parents are asked to fix the date to solemnize marriage.
The custom is called "Jamai Utha."
If the girl's parents refuse to marry off their daughter to the boy, no compensation is paid to him for services rendered. The rationale behind the marriage practice is to assess the boy's capacity to shoulder the responsibility of caring for the girl. The couple is not allowed to mix freely before the marriage, a rule that is sometimes broken."
Até me dava algum jeito, visto que tenho muitas irmãs.

Ataque a uma mesquista xiita

Incontinentes à escuta

Segundo um estudo, se Portugal quisesse registar a sua "imagem de marca" teria que pagar cerca de 30 milhões de contos. No fundo, cada português vale 3 mil contos. Cada Dinamarquês vale, em termos de imagem, 24 mil contos, sendo o mais caro nesta bolsa de valores. A pergunta a fazer é se nestes cálculos a questão dos cartoons foi um factor tido em conta. E, claro se a posição do nosso MNE foi também contabilizada. Aposto que não!

Vá lá compreender esta gente!

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Mártires

"Bento XVI manifestou esta manhã o se profundo pesar pela onda de violência que recentemente sacudiu o norte da Nigéria, por causa dos protestos contra a publicação das caricaturas de Maomé. Os incidentes provocaram a morte de vários cristãos, incluindo o Pe. Michael Gajere, assassinado no interior da sacristia da igreja de Santa Rita por um grupo de bandidos, que saquearam ainda o local de culto cristão. O Papa lamenta “as trágicas consequências” destes protestos e assegura aos que foram atingidos pela violência “a sua proximidade na oração”. Os incidentes violentos atingiram, sobretudo, as localidades de Maiduguri, Katsina e Bauchi. Bento XVI reza ainda “por todas as pessoas envolvidas na garantia da segurança, encorajando-as no seu esforço de assegurar a paz e promover o governo da lei” (...) Os trágicos acontecimentos da Nigéria engrossam a lista de acções violentas contra cristãos nos últimos dias (...) "
O assunto "cartoons" está a perder fôlego mas os protestos tornam-se cada vez mais violentos. No entanto, a nossa comunicação social e alguns blogs, que tanto tempo dedicaram ao assunto, decidiram esquecer a questão. Logo agora que começam a matança dos cristãos. Mas também o que é isso em comparação com bandeiras queimadas!? Depois venham dizer que a laicidade (ou deverei dizer laicismo!?) do Estado está em risco por causa de uma transmissão televisiva. O que me chateia nisto tudo é que todos aqueles que bradam aos céus contra a Igreja sempre que podem, ficam agora calados em face das atrocidades cometidas contra os cristãos. Gostava de ver a reacção de todos os hipócritas que agora estão calados se a situação fosse a inversa.

GRANDE

Não ata nem desata!

Incontinentes à escuta

Num concurso de televisão:
- Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi Presidente da República. Verdadeiro ou falso?
- Falso

Campeões da demagogia


No seguimento da constituição como arguido do Presidente da Câmara no processo do Túnel de Ceuta, apareceu imediatamente o BE a gritar "esfola". Gostava de ter visto tamanha diligência aquando da constituição como arguida da única autarca eleita do BE (cujo processo entretanto findou sem condenação).
Esta rapaziada do BE faz-me lembrar aqueles putos insuportáveis que se sentavam na 1.ª fila a dar graxa aos professores, apontando o dedo ao primeiro que se portasse menos bem. Cá fora, no entanto, desdenhavam dos professores, os quais, diziam, não percebiam nada daquilo. Usavam todos óculos, filosofavam acerca da "Guerra das Estrelas" alegando que todos os outros miúdos não tinham percebido a verdadeira mensagem do filme e odiavam desporto (a verdade é que não odiavam mas eram péssimos desportistas). Havia quem os intitulasse de tótós, mas eu que não sou de intrigas limitava-me a ignorá-los. Mal sabia que viriam a tornar-se perigosos esquerdistas e seguidores do guru Anacleto. Este, quando pequeno, andava de dedo em riste, com voz séria e grave, a explicar ao seu séquito os perigos da democracia e as vantagens de uma ditadura do Povo.

Que parece, parece!

Dias Ferreira: “Liedson não é parvo e soube negociar a renovação na altura certa.”
E tinha que começar o processo na altura do derbie Benfica vs Sporting?

Hoje até estes comemos!

Rapazes: a ver se deixamos os ingleses com os olhos tortos!

Marie Therese Walter, Pablo Picasso

Peçam que toca!

Uma vez que a rúbrica "Peçam que toca!" é um espaço de liberdade para os nossos leitores e como gostos não se discutem aqui fica o tema Dragostea Din Tei dos O-Zone a pedido do Godfather.
O Godfather certamente conhece a letra da música (em romeno) e o seu significado. Para os demais fica a letra e a respectiva tradução. Uma pérola é o que vos digo!

DRAGOSTEA DIN TEI

Ma-ia-hii
Ma-ia-huu
Ma-ia-hoo
Ma-ia-haa
Alo, Salut, sunt eu, un haiduc,
Si te rog, iubirea mea, primeste fericirea.
Alo, alo, sunt eu Picasso,
Ti-am dat beep, si sunt voinic,
Dar sa stii nu-ti cer nimic.


Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.


Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.


Te sun, sa-ti spun, ce simt acum,
Alo, iubirea mea, sunt eu, fericirea.
Alo, alo, sunt iarasi eu, Picasso,
Ti-am dat beep, si sunt voinic,
Dar sa stii nu-ti cer nimic.


Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.


Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.

x4
Ma-ia-hii
Ma-ia-huu
Ma-ia-hoo
Ma-ia-haa


Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.


Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.

O AMOR SOB A ÁRVORE DAS LIMAS


Ma-ia-hii
Ma-ia-huu
Ma-ia-hoo
Ma-ia-haha
Olá, como vais?, sou eu, um fora-da-lei

Rogo-te, amor meu, que aceites a felicidade
Alô, alô, sou eu, o Picasso (nome próprio)
Dei-te um toque, e sou um duro,
Mas deves saber que de ti não peço nada

Queres partir mas não me queres levar,
não me queres levar,
não me não me queres levar
A imagem da tua face e o amor debaixo da árvore das das limas
Recordam-me os teus olhos

Liguei-te, para te dizer o que sinto agora,
Alô, amor meu, sou eu, a tua felicidade,
Alô, alô, sou eu outra vez, o Picasso,
Dei-te um toque, e sou um duro,
Mas deves saber que de ti não peço nada

Espero que não tenha nada a ver com a OPA hostil sobre a PT financiada pelo Santander!

Mas será que precisam mesmo de uma conta bancária?

Negociações

O mercado de inverno ainda não fechou e a Direcção do blog está a fazer esforços consideráveis para apresentar reforços em breve. A ideia é prevenir futuras "lesões" que possam afastar algum dos actuais "team members" ou que pelo menos obrigue a menos esforços. Em breve contamos poder dar boas notícias aos nossos adeptos.

Hoje é dia do GLORIOSO

China, blogs e liberdade (de expressão)

O mercado agita-se em Espanha

Esclarecimentos

Caro Jacinto,

Foi com grande surpresa que li o seu post em que estranhava que houvesse quem estremecesse de ansiedade com a possibilidade do regresso de Pedro Santana Lopes e Paulo Portas, fazendo um link para o Incontinentes Verbais. Depois de ler a caixa de comentários, cheguei à conclusão que esse seu post seria direccionado à minha pessoa. Se quiser ler com mais atenção o que eu escrevi sobre o assunto, facilmente chegará à conclusão de que o meu estado não era propriamente de ansiedade. Mas enfim, cada um lê o que quer!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Lembram-se de cada uma...


Um tipo até pode chegar cansado ao fim do dia, com dores de cabeça e sem paciência para nada, mas o que vale é que os patetinhas do costume têm sempre uma ideia idiota que nos faz ganhar o dia e recuperar rapidamente a boa disposição. Agora querem responsabilizar os órgãos de comunicação social e não os jornalistas pela violação do segredo de justiça. Se o partido em causa não fosse de extrema esquerda eu diria que pretendiam criar condições para os jornalistas verem o seu trabalho controlado pela sua entidade patronal, o que seria uma ideia bastante "fascizante". Mas como se trata do partido que é, não me resta concluir senão pela "estupidez" do costume.
P.S. A ideia do BE, como não poderia deixar de ser, foi verbalizada pela Ana Drago. Assim de repente só me ocorre uma ideia ainda mais estúpida: responsabilizar criminalmente os partidos políticos pelos crimes praticados pelos seus militantes!

Diplomacia ou mero bluff?

De manhã a notícia de que Teerão admitia chegar a acordo quanto às centrais nucleares. Agora isto. É a diplomacia a funcionar ou trata-se de mais uma jogada dos iranianos? Inclino-me mais para a segunda hipótese!

Moralizador?

"Hello McFly, anybody home?"

A dúvida é da Ana Drago, deputada do BE. Alguém que tenha a gentileza de explicar à senhora que, apesar do Anacleto lhe ter garantido que a droga era uma coisa "porreira" cujo consumo até merecia ser legalizado, grande parte dos crimes contra o património cometidos hoje em Portugal são da autoria de toxicodependentes. Vá-se lá saber porquê!

Habemus bom senso

O Luís G. do acidental ficou incomodado com a programação televisiva de ontem:

"Habemos corpus
Transladação do corpo de Lúcia, a pastora vidente, em directo na canal 1, 3, 4 e 5! Estado laico? Vão brincar com outro…"

Parece que a azia se estendeu por outras paragens. Convinha que alguém explicasse a estes camaradas que a laicidade de um Estado não se mede pelo facto de uma televisão ter decidido fazer a cobertura da trasladação do corpo da Irmã Lúcia.
Antes de mais, importa referir que as opções dos canais privados só aos mesmos interessa e que em nada contribuem para a qualificação de um estado como laico ou confessional.
Quanto à transmissão pela rtp, convém esclarecer o seguinte:
- Portugal é efectivamente um Estado laico, em que a maioria da população se assume como católica;
- Fátima, goste-se ou não, é um dos símbolos do país, com uma dimensão que estravasa o aspecto religioso;
- O serviço público de televisão é isso mesmo - SERVIÇO PÚBLICO.
Assim sendo, parece-me evidente que a rtp não podia deixar de transmitir o "acontecimento" em causa. Para mais, quando andamos há semanas a discutir o islamismo à conta da história dos cartoons ou quando eu tenho que aturar todo o tempo de antena que dão a personagens como o Anacleto ou o Jerónimo, ambos com bastante menos projecção e "adeptos" que a Irmã Lúcia.

Peçam que toca!

Para satisfazer o nosso maior comentador (quase que exclusivo) fica aqui o tema Someone to Watch over Me de Gershwin.

Bento XVI e os cartoons

Engano

"Lenços brancos, palmas e lágrimas na despedida"

Por momentos ainda pensei que estivessem a falar do Koeman!

Últimas da bola

Má fé ou cegueira?


Já tinha escrito o meu post sobre este assunto quando li esta notícia. Eles de facto não querem perceber. A má fé é muita e insultuosa para todos os trabalhadores. Espero que percebam que, enquanto continuarem a legitimar eleitoralmente estes senhores, tudo continuará na mesma.

Greve aos sindicatos


Era bom que os sindicatos e todos aqueles que clamam contra as alterações às nossas leis laborais tentassem perceber a razão de ser destes números. Invocando a segurança no trabalho e supostos direitos adquiridos pelos trabalhadores, sempre que se tenta alterar a legislação laboral cai o Carmo e a Trindade.
Será que não percebem que é exactamente pelo facto de termos as normas que temos, impeditivas do normal funcionamento do mercado, que são celebrados tantos e tantos contratos a termo?
Será que não percebem que é também por esse facto que não se valoriza o mérito?
As empresas estão hoje "agarradas" a todos aqueles trabalhadores com contratos antigos ou que, por não cumprirem as formalidades legais, se convalidaram em contratos sem termo.
Ainda hoje ouvia na rádio que Portugal cada vez se afasta mais da média europeia de produção de riqueza. O desemprego aumenta. O recurso a mão-de-obra estrangeira ilegal aumenta.
Será que ninguém percebe que a legislação laboral tem de ser reformulada? E tem de ser reformulada de forma a permitir uma verdadeira mobilidade laboral; de forma a premiar quem trabalha muito e bem; de forma a recompensar quem de facto produz.
A nossa legislação mantém ainda muitos dos "tiques" revolucionários de Abril, completamente desajustados da realidade actual. Na última reforma a coragem para alterar o que era necessário alterar faltou e o Governo acabou por se vergar perante os sindicatos.
É preciso desmascarar estes senhores que nada procuram que não seja o seu próprio interesse. Para aqueles que pensem que estou a exagerar basta ver o que se passou recentemente com a AutoEuropa. Felizmente, o bom senso vingou entre os trabalhadores, apesar das pressões de alguns para que o impasse se mantivesse. Tenho uma sugestão: façam greve aos Sindicatos e deixem de pagar as vossas quotas!

Luz ao fundo do túnel?

Aqui ao lado

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Klu Klux Klan?

Casa devolutas

Estava aqui a pensar que o Estado deve ser o maior proprietário de imóveis em Portugal e que muitos deles estão abandonados, ou seja devolutos. Será que o levantamento que está a ser efectuado pelas Câmaras vai ter em conta esse património? Vai também o Estado ser sujeito a esta regra estúpida? Seja qual for a resposta, vamos sempre dar ao mesmo: somos nós que vamos pagar!
Ainda quanto ao levantamento que está a ser feito, parece-me abusivo uma vez que ainda não foi aprovada legislação nesse sentido.

Um momento lúdico

Caa,

Tente lá escrever esta frase neste site: Ide em paz e que o Senhor vos apanhe!

(pela incontigência de No Fundo No Fundo)

Cisão anglo-saxónica?

Objectivos cumpridos?

Procriação Medicamente Assistida - Referendo

Um movimento cívico lançou uma campanha por um referendo sobre a Procriação Medicamente assistida. Podem ir a este site e imprimir a petição. Depois é recolher o máximo número possível de assinaturas e enviar para a morada indicada até dia 15/03/06. Já não temos muito tempo!

Mais um candidato à remodelação?

Lá vão ter que fazer mais uma revisão constitucional:
"Artigo 64º - Saúde
1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.2. O direito à protecção da saúde é realizado:a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito; (...)"
CRP

Guerra dos Mundos


Guernica, Pablo Picasso

Wanted dead or... dead!

Cheney II

Cheney I

Os ricos que paguem a crise

Antes de mais, é de louvar que o Governo penalize aqueles que consomem menos luz e água, principalmente numa altura em que as energias abundam (nota irónica!).
Realço também o facto do Governo socialista estar a tentar, de forma esforçada, alcançar o título de Governo mais conservador e proteccionista desde Abril de 74.
É inacreditável o que se pretende fazer nesta matéria. Não tenho dúvidas de que esta é uma medida que vai agradar ao BE e ao PC, na medida em que irá, em tese, prejudicar os detentores de maior património imobiliário. O que se esquecem é que muitas das casas devolutas nas grandes cidades são propriedade de gente com poucas posses que nem dinheiro têm para fazer obras.
Esta é uma medida demagógica e que tem em vista a nacionalização em massa das casas devolutas. Não nos podemos esquecer que quem não pagar o IMI será objecto de uma execução fiscal e, em última instância, os imóveis serão penhorados pelo Estado para se fazer pagar pela dívida fiscal.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Ameaça de Bomba na Embaixada da Dinamarca

Acabei de saber que houve uma ameaça de bomba na Embaixada da Dinamarca. Será que devo ficar preocupada uma vez que trabalho no edifício ao lado?!?

Onde é que anda o Eng.º Sócrates?

O choque dos ocidentes

A não perder o artigo de Luciano Amaral hoje no Diário de Notícias (sem link para o artigo).
"Na realidade, nunca haveria "choque de civilizações" se não houvesse este "choque ocidental". E a batalha nem sequer tem que ser travada no remoto Médio Oriente, mas aqui mesmo, dentro de casa. Basta olhar para o nosso infeliz ministro os Negócios Estrangeiros."

Comunicado de imprensa do Opus Dei

"Durante os últimos dias, chegaram-nos muitas perguntas sobre o filme baseado no romance "O Código Da Vinci". Desejamos reiterar o que já dissemos no passado dia 12 de Janeiro: não temos nenhum desejo de entrar em polémicas, não vai haver boicotes ou acções semelhantes. Continuaremos a encarar esta situação com uma atitude de transparência, serenidade e espírito construtivo.
O "Código Da Vinci" apresenta uma imagem deformada da Igreja Católica. A publicidade em volta do livro e do filme são uma boa oportunidade para mostrar a autêntica realidade da Igreja.
Na encíclica "Deus Caritas est" Bento XVI assinalou que a caridade é um traço essencial da Igreja: "é amor o serviço que a Igreja exerce para acorrer constantemente aos sofrimentos e às necessidades, mesmo materiais, dos homens" (n. 19).
Nesse sentido, pode ser um momento adequado para dar a conhecer o trabalho de serviço que, em África, os católicos realizam há muitos séculos; e para apoiar o esforço de numerosas instituições da Igreja nesse continente, que continua a ser uma das grandes emergências no mundo.
Muitas pessoas ficaram sentidas pelo pouco respeito que "O Código Da Vinci" manifesta pelas crenças dos cristãos. Gostaríamos de convidar essas pessoas a manifestar o seu inconformismo de uma forma serena e construtiva: dando a conhecer algum dos projectos de educação ou de cooperação realizados por católicos em África; ou contribuindo para o seu sustento com uma pequena ajuda. Sabemos que uma ajuda desse tipo é apenas um gesto simbólico, mas também tem um significado concreto e positivo.
"Harambee 2006" apresenta quatro projectos promovidos por católicos em África, dois deles por membros do Opus Dei. Mas há muitas outras iniciativas que merecem o apoio de todos, e não é difícil escolher uma.
Informar sobre as actividades de solidariedade dos católicos em África é um modo de conseguir que a discussão pública provocada pelo "Código Da Vinci" não se torne uma polémica estéril. É uma forma de conseguir que o debate deixe um fruto positivo: um melhor conhecimento de um aspecto essencial da Igreja Católica, e uma ajuda concreta a pessoas necessitadas.
Ao mesmo tempo, continuamos a confiar na sensibilidade da Sony-Columbia, na sua capacidade de reacção construtiva.
É fácil perceber que não basta dar ao ofendido uma oportunidade de defesa, e ao mesmo tempo manter a ofensa. Estar à altura das circunstâncias significa evitar a ofensa, quando ainda é possível.
Ainda faltam três meses para a estreia. Portanto, mantemos a esperança de que, na versão final do filme, não haja referências que possam ferir os católicos. Essa decisão seria um gesto conciliador muito apreciado, precisamente nestes momentos em que todos lamentamos as penosas consequências da intolerância.
Sony-Columbia está a tempo de dar um contributo para a concórdia, de grande importância no contexto actual: pode demonstrar que são compatíveis a liberdade de expressão e o respeito pelas crenças; pode confirmar que o respeito é um acto livre que nasce da sensibilidade, não uma consequência da censura ou da ameaça.
Tomando uma decisão conciliadora, Sony-Columbia prestaria um importante serviço para a causa do diálogo entre as culturas, e honraria a respeitável tradição dessas empresas. "

A crise da Europa

A Actual, do sábado passado, publica um trabalho muito interessante sobre o conflito dos cartoons dinamarqueses e a relação do Ocidente com o Islão. À pergunta sobre se a Europa seria um contrapeso à hegemonia dos Estados Unidos, Bernard Lewis responde:
"Não. Próximos dos EUA, os futuros actores globais serão a China, a Índia e possivelmente uma Rússia próspera. Com segurança, ninguém sabe o que vai ser o regime dominante em Moscovo, mas certamente não vai ser o comunista. A Europa vai ser parte do Ocidente arábico. As migrações e a demografia apontam nessa direcção. Os europeus casam-se tarde e Têm poucos filhos, se é que têm algum. Mas permitem uma forte imigração: turcos na Alemanha, àrabes em França, paquistaneses no Reino Unido. Essas pessoas casam-se cedo e têm muitos filhos. De acordo com as tendência actuais, a população europeia vai conter maiorias muçumanas no final do século XXI, o mais tardar. "

World Press Photo VIII

"Colombian photographer Henry Agudelo's picture 'El Colombiano' shows a bullfighter in Medellin, Colombia."

World Press Photo VII

"Donald Miralle, Jr., from the USA took this prize winning image of Aaron Peirsol during the Santa Clara Grand Prix."

World Press Photo VI

"Yannis Kontos, a Greek photographer working for Polaris Images took this picture of a boy helping his father to dress in Sierra Leone."

World Press Photo V

"Danish Red Cross photographer, Jakob Dall, took this picture of a woman praying for her son who was killed in the Kashmir earthquake, Balakot, Pakistan."

World Press Photo IV

"American photographer Todd Heisler's image shows the honouring of fallen US Marines as 2nd Lt. James Cathey's body arrives at Reno Airport."

World Press Photo III

"Getty photographer Uriel Sinai's winning entry shows the evacuation of Jewish settlements in the Gaza strip."

World Press Photo II

"British photographer Edmund Terakopian captured a survivor on the day of the 7 July London bomb attacks. "

World Press Photo I

"Canadian photographer Finbarr O'Reilly is the winner of the World Press Photo of the Year Award. His picture of a child's hand pressed against his mother's at an emergency feeding centre in Niger was described as having "beauty, horror and despair"."

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Já que continuamos numa de cartoons II

Dick Cheney
Daqui

Já que continuamos numa de cartoons I

Isto é que é política externa?! III

O embaixador do Irão prestou as seguintes declarações à Antena 1 : "Para incinerar seis milhões de pessoas seriam precisos 15 anos, por isso há muito que explicar e contar". Esta afirmação vem na linha daquilo que o seu Presidente, Mahmoud Ahmadinejad, disse bem recentemente. O MNE já o convocou para manifestar o protesto do governo Português a estas afirmações, pois ofendem a comunidade judaica em Portugal e no mundo.
O que me espanta é que a diplomacia portuguesa diga que quer continuar a manter com Teerão uma relação de "mútua confiança e colaboração". Como se pode ter confiança num país que diz não reconhecer a existência de Israel, nega o Holocausto e põe como hipótese a possibilidade de abandonar o Tratado de Não-Proliferação?

Central Park



Bom blog

Aconselha-se mais um bom blog, que abriu portas há bem pouco tempo - o amigo do povo. Já é uma leitura diária deste vosso amigo.

Os amigos do nosso MNE


"Sajjad, left, and Abdullah are two of the arrested Pakistanis who reportedly told Afghan interrogators that they had been recruited in Pakistan for a Taliban-directed campaign of suicide bombings in Afghanistan."

Espero que seja só o começo

E o procurador, juiz ou funcionário judicial que lhes terão fornecido os elementos, não são objecto da mesma medida? É óbvio, em meu entender, que não faz sentido isentar os jornalistas de responsabilidades nestes casos em que está em causa o segredo de justiça ou a revelação de factos sujeitos a sigilo; ainda assim, parece-me pouco razoável "matar" o mensageiro e deixar o principal culpado de fora!

Blog recomendado

Seguidos com atenção desde o início (tal como nós recém-chegados à blogosfera), os corta-fitas são já uma certeza neste meio; não só pelas inaugurações constantes mas também pela qualidade das suas obras. Bem-vindos!

A ler (da minha parte com algumas reservas nos dois últimos textos!)

Isto é que é política externa?! II

Hoje a SIC faz notícia de que o embaixador do Irão em Lisboa pensa que os jornais portugueses tiveram uma atitude positiva em relação à polémica dos Cartoons, uma vez que se limitaram a relatar os acontecimentos. Mas numa carta ao Expresso da Secção da Imprensa da Embaixada da República Islâmica do Irão parece que entra em contradição. Vejamos:
"... encontramos um artigo sobre os acontecimentos nos países islâmicos, e para a nossa surpresa o seu jornal não teve nenhum cuidado e publicou as caricaturas insultuosas sobre o nosso Profeta. Apesar de toda a sensibilidade dos povos muçulmanos sobre este assunto, a publicação destas caricaturas pelo seu jornal não só é a demonstração da sua vontade de provocar os muçulmanos residentes em Portugal e os milhões de muçulmanos no mundo, mas também a criação de um grande choque cultural entre o Islão e o Ocidente. (...) Não podemos, em nome da liberdade, insultar a religião e a fé dos outros.
(..) a vitória de Hama nas eleições parlamentares na Palestinaprovocou tal surpresa que o Sionismo Internacional faz tudo para provocar um confronto radical entre o Islão e o cristianismo." De salientar que Cristianismo está com letra minúscula.
"Nós, como representes de um país islâmico, esperamos que a sensibilidade dos muçulmanos do mundo seja respeitada e que o seu jornal peça desculpas formais a todos os seus muçulmanos."

Isto é que é política externa?!

Mil diabos!

Aquela equipa médica do glorioso é um desastre, agora é a vez do Koeman.

Este caso está a ficar cada vez mais estranho

Eu não sou muito dado a teorias da conspiração, mas este caso está a ficar cada vez mais intrigante!

Não sei o que diga

PARABÉNS LEONOR

terça-feira, fevereiro 14, 2006

S. Valentim













New York— Four planes make a "flying heart" over the city, 1970.

Coisas que interessam

Ahh e tal, espera mais um ano para acabar o curso!

Por cada ano de estudo, o português médio recebe mais 6% de rendimento.

Sweetest Thing

Porque hoje é o dia de S. Valentim fiquem com o tema Sweetest Thing dos U2 ao vivo.

My love she throws me like a rubber ball
Oh oh oh, the sweetest thing
She won't catch me or break my fall
Oh oh oh, the sweetest thing
Baby's got blue skies up ahead
But in this I'm a rain cloud
You know she wants dry kind of love
Oh oh oh, the sweetest thing

I'm losing you
I'm losing you
Ain't love the sweetest thing

I wanted to run but she made me crawl
Oh oh oh, the sweetest thing
Eternal fire, she turned me to straw
Oh oh, the sweetest thing
I know I got black eyes
But they burn so brightly for her
I guess its a blind kind of love
Oh oh oh, the sweetest thing

I'm losing you
Whoa oh oh, I'm losing you yeah
Ain't love the sweetest thing
Aint love the sweetest thing

Blue-eyed boy meets a brown-eyed girl
Oh oh oh, the sweetest thing
You can sew it up but you still see the tear
Oh oh oh, the sweetest thing
Baby's got blue skies up ahead
But in this I'm a rain cloud
Ours is a stormy kind of love
Do do do do ....etc
the sweetest thingOh, the sweetest thing

Kit mãos livres

"Limites da liberdade de expressão"

Esta senhora há muito que passou do prazo de validade. Entre outras pérolas, diz o seguinte:
"Trata-se, sim, de demarcar a Europa de mensagens de incitamento conflitual que tomem todos os membros individuais de um grupo - seja ele étnico, religioso, nacional, etc - por gente perigosa, pelo simples facto de pertencerem a esse grupo. Goze-se com Jesus, Moisés, Maomé, se se quiser e faltar o bom senso. A liberdade de expressão permite-o. Mas quando programas na televisão sobre Jesus ou o Papa insinuarem que todos os católicos são pedófilos; mal um texto sobre Moisés for aproveitado para negar o holocausto; mal um cartoon sobre Maomé servir para apresentar o Islão como árabe e todos os árabes e muçulmanos como terroristas - chegámos aos limites da liberdade de expressão. Cabe então às forças políticas progressistas (não conto muito com a Direita para estas coisas irrelevantes da 'diversidade'), e às instituições da União, antes de mais, distanciar-se." (o sublinhado é meu).
É curioso que venha agora defender os católicos quando nunca, mesmo perante situações bem mais insultuosas que esta dos cartoons, a ouvi dizer ou escrever uma palavra sobre o assunto. Também é de assinalar o facto de não contar com a direita para as coisas irrelevantes da diversidade. Em primeiro lugar, porque duvido que alguém da direita gostasse de ser "contado" pela Dra. Ana Gomes fosse para o que fosse; depois, porque duvido que alguém de direita (democrática) esteja interessado em associar-se às "forças políticas progressistas" (não sei o que seja, mas suspeito que a Dra. Ana Gomes entenda como progressista todo aquele que defenda o aborto, o casamento entre homossexuais, a adopção por homossexuais, a eutanásia, legalização das drogas, etc. e tal) no sentido de proclamar os "limites da liberdade de expressão". Era só o que mais faltava. Ela que se preocupe em arranjar na esquerda quem a acompanhe, pois desconfio que mesmo aí vai ter muitas dificuldades em arranjar parceiros!

Está resolvido o problema do deficit

Já por outro lado...

Um bom começo

Ofensa grave


Considero este cartoon e estas manifestações como uma ofensa grave e intolerável contra os valores ocidentais e contra as nossas crenças mais profundas. Exijo, por essa razão, uma posição firme do nosso ministro dos negócios estrangeiros em face da mesma, com o consequente corte de relações comerciais contra a India e todos os países que a apoiem. Exijo igualmente que o deputado Vitalino Canas faça uma declaração da AR em que condene veementemente este ataque suez da India.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

O regresso anunciado

Paulo Portas iniciou hoje o regresso à política, com a visita do grupo parlamentar do CDS-PP aos estaleiros de Viana de Castelo. Prevejo tempos difíceis para Ribeiro e Castro.

Silvio Berlusconi em grande!

"Eu sou o Jesus Cristo da política, uma vítima, paciente, eu dou a minha cara por tudo sacifico-me por toda a gente."

Insinuoso

O Dr. Medeiros Ferreira, no uso da sua liberdade de expressão, decidiu escrever isto:
Para além de insinuoso (e falso!?) - "Entrará na livre circulação de capitais entre Fátima e Roma?" - demonstra uma preocupação cada vez maior de não católicos por assuntos da Igreja. Era bom que se ficassem pela política!

Demagogia pura

O Nuno Ramos de Almeida fez este post no Aspirina e lá veio a esquerdalha radical e demagógica (que têm andado semi-escondida à conta da polémica das caricaturas) clamar "bravo" e "bem visto".
Antes de mais, importa dizer sem complexos que o que aconteceu com aquela meia dúzia de soldados britânicos no Iraque, a ser efectivamente verdade, é vergonhoso. Os responsáveis de tais actos devem ser punidos, sem qualquer tipo de contemplações.
No entanto, quase mais vergonhoso que a prática de tais actos é fazer o que o autor do post faz tentando pôr em causa todo o ocidente e as manifestações em favor da liberdade de expressão que têm ocorrido.
Desde logo, porque se trata de meia dúzia de soldados ingleses, os quais não representam o ocidente. E não se diga que os muçulmanos que têm protestado violentamente também não representam o islamismo. Com efeito, gostava de saber quais os chefes de estado muçulmanos que se declararam contra os protestos e quais as medidas que tomaram para pôr fim aos mesmos. Acresce que, os protestos têm ocorrido em diversos países islâmicos, beneficiando da complacência dos respectivos governantes, ao passo que no caso das agressões aos jovens iraquianos está representado um único país que, como é óbvio, não representa o ocidente.
A grande diferença entre os 2 casos está em que a ocidente os autores das agressões serão julgados e condenados, enquanto que a oriente os protestantes serão louvados por aquilo que fizeram.
Esta é a diferença que o Nuno Ramos de Almeida e todos os que pensam como ele não entendem e nunca vão entender, pois fazem parte daquele grupo de gente com tal superioridade mental, que até são capazes de dizer coisas como estas:
Jerónimo Sousa no Publico de hoje
Adenda: Inglaterra está representada por aqueles soldados unicamente pelo factos dos mesmos serem ingleses. Faço notar que a reacção dos respectivos governantes foi clara e inequívoca na condenação de tais actos.

Inveja

"O Bloco de Esquerda não aceita a concentração monopolista, nomeadamente na área das telecomunicações, porque esta prejudica os consumidores, gera super-lucros que são inaceitáveis e atrasa a criação de capacidades tecnológicas no país." (o sublinhado é meu!)

De facto, não se compreende esta "malta" dos negócios que tem a lata de querer fazer lucro. O que vale é que os super-moralistas do costume andam aí e não deixam passar nada. Bem hajam!

P.S. A inveja é uma coisa muito feia (para além de pecado mortal!).

"Abaixo Bush"

"Bagdá - O ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein, compareceu ao seu julgamento nesta segunda-feira em Bagdá, após ter boicotado as audiências desde o fim de janeiro. Saddam vinha boicotando as sessões desde que ele e os outros sete réus se retiraram da corte em meio à discussões no dia 29 de janeiro, alegando que o tribunal é tendencioso.
Os advogados do ex-líder iraquiano haviam dito anteriormente que ele manteria o boicote, mas ele apareceu no tribunal na segunda-feira gritando “Abaixo Bush”."
A notícia toda aqui.
Ao que parece, o Prof. Anacleto e seus muchachos já lhe enviaram o formulário para que se possa filiar no BE. Segundo o que os incontinentes conseguiram apurar, esta era a prova que faltava para considerarem o ex-ditador um verdadeiro anti-americano (como se sabe, esta é condição essencial para todos aqueles que pretenderem juntar-se aos trotskistas).

Fé e razão

Protecção especial


Sugiro que comprem uns capacetes ou que contratem uns guarda-costas.

Mais cartoons

Neste site, e em resposta aos cartoons ocidentais, podemos ver alguns cartoons que retratam o holocausto. Sempre direi que bom que era que a reacção dos fundamentalistas tivesse sido só esta. Sei, no entanto, que pessoas como o MNE ou o novo super moralista Daniel Oliveira condenarão veementemente os mesmos, prevendo-se tumultos junto à embaixada do Irão em Lisboa.

Óptima ideia, Senhor Ministro!

Turquia vs Suiça
16 de Novembro de 2005
"Por que não, além do campeonato do Mundo e do campeonato da Europa de futebol, fazer um campeonato euro-árabe? Acho que era uma das coisas que mais podia aproximar." - Diogo Freitas do Amaral.
(Caros co-bloggers, espero que assim percebam a piada!)

domingo, fevereiro 12, 2006

Já que andamos a falar tanto dele...

...convém saber o nome completo: Muhammad Bin Abdullah Bin Abdul Mutalib Bin Hachim Bin Abd Manaf Bin Kussay, mais conhecido por Maomé.

Fátima lá foi a Fátima V

É engraçado que isto tudo tenha acontecido no dia em que o Expresso faz notícia da iniciativa do Vaticano de introduzir uma "maior vigilância teológica" e restringir o santuário ao culto exclusivo de Católicos. Cabe aos católicos ter o bom senso de não aproveitar espaços religiosos como forma de fazer marketing político.

Fátima lá foi a Fátima IV

A impressão da presidente é que foi uma manifestação espontânea. Milagre! Prodígio! Meia centena de autocarros partiram voluntariamente de Felgueiras, sem qualquer tipo de organização.

Fátima lá foi a Fátima III

A ideia era tão boa que alguns felgueirenses ciosos que a sua presidente consumasse a sua penitência quiseram tapá-la com casacos e impedir que a fotografassem.

Fátima lá foi a Fátima II

Meia hora antes de entrar no recinto, Fátima pediu para que não houvesse câmaras de televisão a filmar. A ideia até é boa, se foi como penitente, pois a penitência deve ser feita sem que a mão esquerda saiba o que fez a direita.

Fátima lá foi a Fátima I

"Por que razão havia alguma alma cristã de lembrar-se agora vir agradecer uma vitória eleitoral?" - Terá perguntado aos jornalistas, como resposta às "calúnias".
Duas notas:
  • Não foi a Fátima agradecer. Resta a dúvida se terá ido como penitente. Presumo que sim.
  • Qual é o problema de agradecer uma vitória eleitoral? Como cristão tento agradecer o bom, e pedir para aceitar as contrariedades. Tudo concorre para Deus.

sábado, fevereiro 11, 2006

Uma questão de fé III

O cardeal Camillo Ruini anunciou a intenção de abrir o processo de beatificação e canonização do sacerdote assassinado, que falamos aqui.
"A mãe de padre Andrea perdoa de todo coração a pessoa que se armou para matar seu filho e experimenta uma grande pena por ela, porque também é filha do único Deus, que é amor ."

E se fosse ao Pedro Santana Lopes?

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Hamas condiciona mediação a desculpas formais do Ocidente

Saramago que se cuide

"José Saramago surge hoje no Público (link indisponível) a criticar os autores das célebres caricaturas de Maomé, chamando-lhes «irresponsáveis» e afirmando que «um desenho pode ser como lançar gasolina sobre o fogo».Foi este sensatíssimo Saramago quem publicou, vai para mais de uma década, um livro incendiário chamado «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», que custou a demissão do então Sub-Secretário de Estado da Cultura, António de Sousa Lara. Lara, crente entre os crentes, manifestou-se fortemente incomodado nas suas convicções e julgando interpretar o sentimento religioso nacional, tramou o conceituado autor e a dita obra num qualquer concurso literário internacional.O que é verdadeiramente espantoso, analisados os acontecimentos à luz dos nossos dias, foi o facto da vítima de Saramago (o dito Lara), especialista em genealogia e heráldica, se ter publicamente declarado há alguns anos «descendente de Maomé». Vistas as coisas assim, a ofensa de Saramago não deixa de ser uma ofensa ao Profeta, ainda que por via hereditária, com consequências dramáticas: o seu irresponsável livro lançou gasolina e fogo sobre as barbas do descendente do Profeta, que jamais recuperou politicamente do sucedido.Estivesse eu no lugar do Nobel e teria outras cautelas com o que dizia e escrevia. Quando não, ainda leva com uma «fatwa» em cima."

A estranha morte do ocidente (título roubado ao insurgente)

Party

Quem os acusa de fundamentalismo e falta de poder de encaixe nunca assistiu a nenhuma das suas animadas festas!
(Via Acidental e Elba)

Dissabores

Li esta notícia através do Blue Lounge e fiquei roxa de raiva.
O AA Gill (ou será a AA Gill?), nessa notícia e a (des)propósito da sua opinião acerca do restaurante português Tugga (passo a publicidade) que abriu em Londres no ano passado falou mal de Portugal, dos Portugueses e da comida Portuguesa. Tomei a liberdade de fazer uma tradução livre de algumas partes do texto e desde já me penitencio por qualquer incorrecção nessa mesma tradução:
"Nunca estive em Portugal (...) É com autoridade desinteressada que poderei dizer que Portugal é a Bélgica para os golfistas, um lugar tão "esquecível" que ainda não encontrámos uma alcunha desagradável para lhe dar"
"Portugal é o mais antigo aliado da Grã Bretanha - como aquele estudante estrangeiro (de programa de intercâmbio) com o qual a tua mãe te forçou a seres simpático e que apareceu com uns óculos fundo de garrafa e o traje nacional."
“Portugal está fadado a ser o mini-eu da Espanha. É a Espanha que é conhecida pelos seus marinheiros e descobridores, quando de facto os Portugueses foram melhores e mais corajosos nisso. A Espanha teve o fascismo e Franco; Portugal teve um tipo chamado Salazar mas que ninguém reparou. A Espanha ficou com a touradas, flamenco, Penélope Cruz e Real Madrid; Portugal ficou com os campos de golf, porto, cabras e empregadas domésticas. Digam-me três portugueses famosos que não foram marinheiros. (...)
No pequeno Portugal a comida é bem intencionada mas bastante má. Antes que digam alguma coisa, nunca comi (comida portuguesa) bem feita pois nunca ninguém se deu ao trabalho de a fazer. Bacalhau salgado pode ser fantástico mas uma garfada não faz uma cozinha. (...)
Tenho a certeza que se nasceste para isso, ( a cozinha Portuguesa ) lembrar-te-á a barba da tua avó e o balde da esfregona da tua mãe. A comida Portuguesa é um sonho se fores Português.”
Estes foram os insultos que optei por traduzir mas há outros como poderão ver no texto original.
Li por aí que os franceses costumam dizer que, por falta de cozinha e ingredientes, só restou aos ingleses a tarefa de criticar a gastronomia alheia. Nisto os franceses têm toda a razão.
O que poderei dizer (no uso da minha liberdade de expressão e manifestando todo o meu descontentamento, uma vez que me sinto profundamente insultada com esta notícia) a este respeito quando o ícone da gastronomia inglesa (se é que podemos falar disso) são os ovos estrelados e o bacon? Não admira que Londres esteja pejada de restaurantes de cozinha internacional já que os turistas quando lá vão têm de comer alguma coisa decente!
Uma vez que AA Gill foi tão lesto a dar explicações de cariz sociológico para a cozinha portuguesa talvez possa explicar como o povo inglês sobreviveu tanto tempo comendo tão mal. E porquê?!?
De resto, alguém que pertence a um povo que vive na sombra do seu irmão mais forte (EUA), que apanha com chuva o ano todo, que vem passar férias a Portugal, que tem como melhor treinador de futebol do seu campeonato um português, que vive numa ilha, que criou os hooligans, que tem a Camila Parker Bowles como sucessora do trono e que não sabe falar outra língua que não a sua, devia era estar caladinho para não dizer disparates. Suspeito que o “ressabianço” tenha ainda a ver com o facto de terem sido eliminados no último europeu por Portugal.
Já agora agradeço ao Prof. Freitas do Amaral, o qual, através do seu comunicado de há dias acerca dos cartoons dinamarqueses, deu um forte contributo para reforçar a nossa imagem de país subserviente e insignificante.

Ao nosso leitor Godfather

De facto...

"SÃO TODOS A MESMA MERDA
[225] -- «As agressões simbólicas e materiais a Estados e cidadãos europeus merecem certamente a nossa repulsa, nada legitima esse actos hediondos, estão bem uns para os outros, os caricaturistas irresponsáveis e os fundamentalistas violentos, ambos só podem ser alvo da nossa condenação», referiu o deputado Vitalino Canas (TSF, 9.2.2006). Enfim, o que dizer perante um comentário desta natureza? Acho melhor não dizer nada. Ou melhor, tenho de dizer uma coisa: este comentário envergonha-me. Envergonha-me ter um deputado -- não interessa o partido -- que seja capaz de proferir uma alarvidade destas. Haverá um deputado -- só peço um -- do seu grupo parlamentar que tenha a coragem política de se demarcar destas tristes e lamentáveis afirmações?
[ADENDA] «São todos a mesma merda» é o tipo de comentário popularucho -- mas profundamente injusto -- que todos já ouvimos a propósito dos políticos. Aparentemente, os caricaturistas irresponsáveis e os fundamentalistas violentos também são todos a mesma merda. E, como tal, «estão bem uns para os outros»."

Uma questão de fé II

No dia 5 de Fevereiro foi assassinado o Pe. Andrea Santoro, agora mais um padre na Turquia foi sujeito à perseguição por parte de fanáticos.
"Um grupo de jovens agrediu fisicamente e ameaçou de morte esta quinta-feira o sacerdote franciscano Martin Kmetec, na localidade turca de Izmir, enquanto se encontrava na paróquia de Santa Elena. «Alguns rapazes tomaram pelo pescoço o sacerdote e gritaram: “mataremos todos”», revelou à agência «AsiaNews» o bispo Luigi Padovese, vigário apostólico de Anatolia, a mesma diocese na qual trabalhava padre Antonio Santoro, assassinado em 5 de fevereiro. Segundo explica o prelado à agência do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, a agressão é «fruto evidente de fanatismo». Aconteceu na paróquia que os Frades Conventuais dirigem. O religioso agredido, de nacionalidade eslovena, segundo o bispo, apresentou uma denúncia à polícia, «que não prestou muita atenção à notícia da agressão»."
BlogBlogs.Com.Br