quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Uma questão de fé

Passo a transcrever a carta enviada ao Santo Padre pelo Padre Andrea Santoro, sacerdote italiano missionário na Turquia, assassinado em 5 de Fevereiro último, enquanto rezava na igreja da qual era pároco em Trabzon, cidade do Mar Negro. A carta foi hoje publicada no «L’Osservatore Romano», por indicação do Papa.
"Roma, 31 de janeiro de 2006
Santidade: Escrevo-lhe em nome de algumas senhoras georgianas de minha paróquia, «Santa Maria», em Trabzon (Trebisonda), no Mar Negro, Turquia. Ditaram-me em turco, traduzo-a tal e como saiu de seus lábios, e a entrego com o motivo de minha visita a Roma.
Sou padre Andrea Santoro, sacerdote «Fidei donum» da igreja de Roma na Turquia, na diocese de Anatolia, residente aqui há 5 anos. O rebanho aqui está formado por católicos, muitos ortodoxos da cidade e os muçulmanos, que formam 99% da população. O senhor, Santidade, é tanto o bispo de minha diocese de origem (Roma) como o bispo de minha diocese de destino, pois se trata de um «vigário apostólico». Em virtude deste duplo título entrego-lhe a carta das três georgianas.
«QUERIDO PAPA: Nós o saudamos em nome de todos os georgianos. Pedimos a Deus saúde para ti no nome de Jesus. Estamos muito contentes de que Deus te tenha escolhido como Papa. Reza por nós, pelos pobres, pelos miseráveis de todo o mundo, pelas crianças. Cremos que tuas orações cheguem diretamente a Deus. Os georgianos são muito pobres, têm dívidas, não têm casa, nem trabalho. Ficamos sem forças. Vivemos nestes momentos em Trabzon e trabalhamos. Reze para que Deus nos abençoe e crie em nós um coração novo e limpo. Não nos esquecemos da vida cristã e tentamos ser um bom exemplo para os turcos em nome de Deus, para que por meio de nós vejam e glorifiquem a Deus. Temos muitas coisas a dizer e contar, mas, Inshalá [se Deus quiser, ndt], se vieres a Trabzon, poderemos falar face a face. Tua vinda será uma festa feliz. Pedimos e desejamos de Deus para ti saúde, paz e vida cristã. Beijamos tuas mãos. Irá nos alegrar que respondas e nos mandes uma foto com sua firma. Tu, como um pai comum, reza por padre Andrea e Loredana [voluntária italiana que colabora na paróquia, ndt], que Deus lhes dê forças e que por meio deles a Igreja cresça e se multiplique em Trabzon».
Firmam: Maria, Marina e Maria Em nome dos demais cristãos georgianos, convidamos-te a Trabzon com motivo de tua próxima visita em novembro à Turquia.
Santidade: Uno-me a estas três mulheres para convidá-lo verdadeiramente a visitar-nos. É um pequeno rebanho, como dizia Jesus, que tenta ser sal, fermento e luz nesta terra. Uma visita sua, ainda que rápida, seria de consolo e alento. Se Deus quiser... não há nada impossível para Deus. Saúdo-o e lhe agradeço por tudo. Seus livros me serviram de alimento durante meus estudos de teologia. Abençoa-me. E que Deus o abençoe e auxilie.
Dom Andrea Santoro Sacerdote «Fidei donum» da diocese de Roma na Turquia, Diocese de Antolia, cidade de Trabzon no Mar Negro, Igreja de «Santa Maria». "
Texto tirado daqui.
BlogBlogs.Com.Br