quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Isto é que é política externa?! II

Hoje a SIC faz notícia de que o embaixador do Irão em Lisboa pensa que os jornais portugueses tiveram uma atitude positiva em relação à polémica dos Cartoons, uma vez que se limitaram a relatar os acontecimentos. Mas numa carta ao Expresso da Secção da Imprensa da Embaixada da República Islâmica do Irão parece que entra em contradição. Vejamos:
"... encontramos um artigo sobre os acontecimentos nos países islâmicos, e para a nossa surpresa o seu jornal não teve nenhum cuidado e publicou as caricaturas insultuosas sobre o nosso Profeta. Apesar de toda a sensibilidade dos povos muçulmanos sobre este assunto, a publicação destas caricaturas pelo seu jornal não só é a demonstração da sua vontade de provocar os muçulmanos residentes em Portugal e os milhões de muçulmanos no mundo, mas também a criação de um grande choque cultural entre o Islão e o Ocidente. (...) Não podemos, em nome da liberdade, insultar a religião e a fé dos outros.
(..) a vitória de Hama nas eleições parlamentares na Palestinaprovocou tal surpresa que o Sionismo Internacional faz tudo para provocar um confronto radical entre o Islão e o cristianismo." De salientar que Cristianismo está com letra minúscula.
"Nós, como representes de um país islâmico, esperamos que a sensibilidade dos muçulmanos do mundo seja respeitada e que o seu jornal peça desculpas formais a todos os seus muçulmanos."
BlogBlogs.Com.Br