segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Greve aos sindicatos


Era bom que os sindicatos e todos aqueles que clamam contra as alterações às nossas leis laborais tentassem perceber a razão de ser destes números. Invocando a segurança no trabalho e supostos direitos adquiridos pelos trabalhadores, sempre que se tenta alterar a legislação laboral cai o Carmo e a Trindade.
Será que não percebem que é exactamente pelo facto de termos as normas que temos, impeditivas do normal funcionamento do mercado, que são celebrados tantos e tantos contratos a termo?
Será que não percebem que é também por esse facto que não se valoriza o mérito?
As empresas estão hoje "agarradas" a todos aqueles trabalhadores com contratos antigos ou que, por não cumprirem as formalidades legais, se convalidaram em contratos sem termo.
Ainda hoje ouvia na rádio que Portugal cada vez se afasta mais da média europeia de produção de riqueza. O desemprego aumenta. O recurso a mão-de-obra estrangeira ilegal aumenta.
Será que ninguém percebe que a legislação laboral tem de ser reformulada? E tem de ser reformulada de forma a permitir uma verdadeira mobilidade laboral; de forma a premiar quem trabalha muito e bem; de forma a recompensar quem de facto produz.
A nossa legislação mantém ainda muitos dos "tiques" revolucionários de Abril, completamente desajustados da realidade actual. Na última reforma a coragem para alterar o que era necessário alterar faltou e o Governo acabou por se vergar perante os sindicatos.
É preciso desmascarar estes senhores que nada procuram que não seja o seu próprio interesse. Para aqueles que pensem que estou a exagerar basta ver o que se passou recentemente com a AutoEuropa. Felizmente, o bom senso vingou entre os trabalhadores, apesar das pressões de alguns para que o impasse se mantivesse. Tenho uma sugestão: façam greve aos Sindicatos e deixem de pagar as vossas quotas!
BlogBlogs.Com.Br