sexta-feira, março 30, 2007

Depeche Mode - Personal Jesus

METEO





E porque é sexta-feira, embora não vos traga boas notícias para o fim de semana, cá vai:

Sábado vai estar frio, tanto de noite como de dia (máx das máx 19º em Faro...) e aguaceiros em todo o território continental. No Domingo as temperaturas máximas baixam e a Sul do Tejo o céu vai estar pouco nublado.
Com este panorama, nem preciso de falar do estado do mar (porque, lá está, não me atrevo a tecer considerações direccionadas para a prática surf e afins, nem que fossem decalcadas!).

Melhores dias virão... Parece que na Páscoa teremos mais sorte!
Bom fds!

É SEXTA FEIRA!

Hoje, aqui no estaminé, está tudo muito musical!
Deve ser porque é 6f!
Em homenagem à RFM, ouçam aqui:
"É sexta feira
fico maluco!
É sexta feira
amanhã não trabuco!"

SAI UMA ITALIANA PARA O ZAPATERO

"SOZINHO" de CAETANO VELOSO

SLB

SPRINGSTEEN / STIPE - Because The Night

VENDA DE MEDICAMENTOS AO DOMICÍLIO


"As farmácias vão vender medicamentos ao domicílio, podendo cobrar uma taxa adicional pelo serviço. A medida consta da proposta de lei do Governo para a liberalização da propriedade destes estabelecimentos, que já seguiu para a Assembleia da República apreciar.No documento, a que o DN teve acesso, abre-se a possibilidade de as farmácias venderem medicamentos pela Internet - tal como estava já previsto no acordo assinado entre a Associação Nacional de Farmácias e o Governo, no ano passado. Mas estes estabelecimentos passam também a dispensar remédios em casa dos doentes, "especialmente para situações de pessoas impossibilitadas de ali se deslocar". (...)" In DN

Não me parece mal que se possa vir a vender medicamentos ao domicílio nem que se possa cobrar uma taxa adicional pelo serviço. Gostaria apenas que esclarecessem o que querem dizer com "especialmente para situações de pessoas impossibilitadas de ali se deslocar". A impossibilidade terá de ser justificada perante a farmácia? A impossibilidade poderá ser de todo o tipo? As farmácias reservar-se-ão o direito de não vender medicamentos ao domicílio a determinadas pessoas?

singela homenagem

O jornal oficial de hoje decidiu publicar uma singela homenagem ao 3º mundo. Dá conta de que, em várias direcções-gerais, foram fixados os números máximos de unidades orgânicas flexíveis! Seja lá o que isso for! Como é que um país pode desenvolver-se quando tem, fixos, números máximos de unidades orgânicas flexíveis? Como?

O País começa a ficar perigoso

Outra vez a percorrer o jornal oficial, detectei que foram aprovadas várias estruturas nucleares! Andam a brincar connosco, é o que é!

PEARL JAM - Betterman

Não resisto a postar uma das mais bonitas baladas daquela que é uma das melhores bandas do Mundo

SPRINGSTEEN/R.E.M.

Acho que já aqui tinha posto esta - Man on the moon -, num dueto Stype/Springsteen

U2 / Green Day

BOM GOSTO

"Sofro um bocadinho por antecipação. Há três anos que escrevo em blogues e foram infelizmente poucas as ocasiões que tive de mostrar gráficos demonstrativos da superioridade do Benfica (honrosa excepção feita à vitória do campeonato pelas mãos de Von Trapp). Ainda não é domingo e, neste momento, acho mesmo que o Quaresma não devia jogar. Não devia, não devia poder, não podia. Como é óbvio, esta vontade não resulta de qualquer estratégia táctica - trata-se apenas de um capricho pessoal que Jesualdo Ferreira devia ter em conta, sob pena de eu o achar insensível às minhas pequenas obstinações, coisa que deve com certeza afligi-lo imenso." (Helena Ayala Botto, no tristes tópicos)

quinta-feira, março 29, 2007

O frigorifico do futuro

Esta manhã, ao descer a Rua Rodrigo da Fonseca, vejo um grande frigorifico à porta de um prédio. No momento em que estou a passar ouço uma voz vinda do intercomunidador dizendo, "Quem é?", seguido de um esclarecedor "É o frigorífico!".

Fiquei mais descansado quando, ao dar mais dois passos, vejo um transpirado carregador de frigorificos, escondido por este, a falar no intercomunicador.

Acontecimento estranho do dia


Um taxista no fim da viagem ofereceu-me o jornal "Público". Pensei que o jornal pertencesse a alguém que o teria deixado no táxi e disse "não, não, não é meu". O taxista disse "aceite estamos a distribuir o "Público" hoje! Não percebi muito bem mas acabei por aceitar. Afinal grátis é grátis! Ou seria à borla?

Ah és dessas!?!


Hoje fui almoçar a um restaurante japonês em Alcântara chamado Koi. Confesso que me iniciei nas lides nipónicas no que respeita a gastronomia há poucos anos. Gosto bastante apesar de ser raro ir a restaurantes japoneses. Hoje em dia toda a gente adora comida japonesa. Deve ser moda. O restaurante em causa é simpático e de facto comi muito bem. O sushi estava óptimo! Entre tagarelice de amigas, chegou o belíssimo prato e os famosos pauzinhos. Sem qualquer pudor ou complexo pedi uns pauzinhos com elástico. Imediatamente ouvi uma das convivas dizer "Ah és dessas!?!". Não pensei muito no assunto na altura. O que ela queria dizer era:"Ah és dessas que ainda não sabe comer com pauzinhos - ridícula!" De facto já podia comer com pauzinhos sem a ajuda do elástico na ponta. Bem vistas as coisas (e passo a comparação) nem as minhas filhas vão demorar tanto tempo a aprender a comer com talheres. Cheguei a esta conclusão: eu sou como a minha filha do meio que já come com talheres, mas apenas com uma colher e não com faca e garfo. Há que dar tempo ao tempo. Pelo menos não sou daquelas que come comida japonesa com faca e garfo (se é que existe)! Para a próxima vou experimentar sem o elástico. Não prometo é que não demore o dobro do tempo a comer.

DEFINITIVAMENTE, ESTA GENTE CONVIVE MUITO MAL COM A LIBERDADE

"Referindo-se ao concurso promovido pela estação pública de televisão como uma «farsa», Fernando Rosas lamentou a «escolha maniqueia e sem sentido» que era proposta, com o pretexto que «só havia lugar para um» e a deformação da realidade histórica feita «com o fito de obter audiências sem qualquer escrúpulo de seriedade».
«Farsa particularmente atentatória dos valores da democracia e da liberdade que inspiram a Constituição da República, ao promover a apologia grosseira do regime salazarista e do ditador que o chefiou durante 36 anos, sem respeitar os critérios mínimos de rigor e isenção, num estilo hagiográfico digno dos piores episódios de falsificação e primarismo dos aparelhos de propaganda do Estado Novo», disse." (DD)

quarta-feira, março 28, 2007

CITIZENDIUM

A nova enciclopédia - Citizendium -, que promete fazer concorrência à Wikipedia, está já online. Foi desenvolvida por um dos fundadores da Wikipedia. A principal diferença reside no facto de ser obrigatório utilizar o nome verdadeiro ou o IP no acto do registo. Outra característica que visa distingui-la da sua mais directa concorrente passa pela existência de um grupo de especialistas que revê e escolhe os artigos que serão publicados.

BOA VIAGEM

Este é o cartaz que a rapaziada do PNR decidiu colocar no Marquês de Pombal, porventura entusiasmados com a vitória do outro senhor cujo nome não podemos pronunciar no concurso Grandes Portugueses. No cartaz pode ler-se "Basta de imigração. Nacionalismo é solução". Confesso que não percebo o que é que uma coisa tem a ver com a outra, mas parece-me que estes nacionalismos bacocos não levam a lado e algum. Suspeito aliás que o "outro senhor" não aprovaria este tipo de breviário político.

CORTA-FITAS

Não é segredo para ninguém que o corta-fitas é dos um dos blogues preferidos do subscritor deste post. Desde o seu início, há já mais de 1 ano, que somos fiéis leitores daquilo que por lá se vai escrevendo. Ontem, tive o prazer de ser o "convidado especial" do jantar que ocasionalmente fazem. A simpatia do convite só é suplantada pela forma como me acolheram. A todos os presentes - Isabel, Pedro, Duarte, Luís, João T., João V. e Francisco - agradeço.

NEGO

Se alguém disser que este post tem por objectivo exclusivo "empurrar" para baixo este excelente post do Lima, eu nego.


Serve apenas para dar um pequeno prazer ao meu amigo Rui Castro: repuxá-lo para cima!

Salazar deve morrer? Não, faz falta à Nação!


Falo do mito, claro, o que entusiasma o «me-too», o homem-da-rua, o taxista, o treinador de bancada que somos quase todos nós. Se não fosse este, tinha de haver outro. Grita-se aqui d'el-rei, que a república está a dar cabo disto, e em vez de se convocar o homem ou a mulher que há dentro de nós, para enfrentar a dura realidade, chama-se um lente de Coimbra, nada como um lente para nos ajudar a ver trevas adentro. O senhor dá dois murros na mesa, proclama a ditadura em cartazes sabiamente concebidos, põe as finanças em ordem e, terminada a tarefa, não o deixamos ir embora. Fique, Sr. Professor, que temos medo do escuro. Somos netos dos egrégios avós que enfrentaram o Adamastor e lhe roubaram o mar que era seu, dele - mas agora temos medo do escuro. Guie-nos, para o resto da sua vida, para o resto da nossa vida. Livre-nos do comunismo, livre-nos da maçonaria, livre-nos da grande guerra, livre-nos de ser livres, valha-nos Deus. E depois, um dia, arranje-nos um sucessor digno de si. Depois, se ele não aparecer, enquanto ele não aparecer, voltaremos a ser tontinhos como na república, a primeira. Derreteremos o ouro que tão laboriosamente nos arrecadou, rebentaremos com a indústria que nos não deixou instalar no rectângulo para não deixar medrar operários, denegriremos, bipolares como somos, a sua memória e apagaremos as qualidades que também teve. Quase escolheremos o seu contraponto, um homem também sério, também honesto, também frugal, só que mais cortante, um álvaro punhal. Mas recuaremos no último instante, ainda é cedo para outro ditador, primeiro esbanjemos o pecúnio, e recebamos da Europa rica, e ganhemos o nosso com os fundos, e fartemos, vilanagem do bloco central, e elejamos autarcas que nos roubem, mas nos ofereçam varinhas mágicas. E depois, sim, quando estivermos outa vez à beira do precipício, chamaremos outro que nos dite, outro que possamos copiar, outro que nos livre da angústia de existir, da angústia da liberdade. E se ele não vier logo, Sr.Professor, permita-nos abusar do seu merecido descanso eterno e votar em si como maior português de sempre. Somos os mesmos portugueses de sempre. Às vezes maiores, quase sempre menores. Livres é que nunca. Não morra, Sr. Professor. Faz falta à Nação.
[não resisto "puxar" este excelente post do Jorge Lima novamente para cima - Rui Castro]

terça-feira, março 27, 2007

A Bela e o Mestre (4)




PUBLICIDADE DA BOA (M18) - 4

(cliquem na foto para abrir em nova janela)

Etiquetas:

PUBLICIDADE DA BOA (M18) - 3

(cliquem na foto para abrir em nova janela)

Etiquetas:

PUBLICIDADE DA BOA (M18) - 2

(cliquem na foto para abrir em nova janela)

Etiquetas:

PUBLICIDADE DA BOA (M18)

(cliquem na foto para abrir em nova janela)

Etiquetas:

Fugaz alegria

Por dever profissional, tenho a desdita de compulsar diariamente o nosso jornal oficial.

Desta feita, tive uma fugaz alegria. No sumário pareceu-me ler:


Decreto-Lei n.º 73/2007 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Altera a república (...)


Mas não, infelizmente o dito decreto-lei apenas altera e republica um diploma qualquer!

Da série "Blogging is..."

"Isto é um blog e um blog, em matéria de regras, é Calvinball." (31)

Salazar e o rating

Ao contrário do que aconteceu em Portugal, a vitória de Salazar no concurso televisivo grandes portugueses foi amplamente noticiada nos meios de comunicação social europeus.

Efectivamente o primeiro lugar destacado de Salazar, o segundo de Cunhal e a distância dos restantes de onde destaco Pessoa e Vasco da Gama, dizem muito das gentes do nosso país.

Temo pelo rating da República Portuguesa.

segunda-feira, março 26, 2007

Votar no Salazar Vs ler a Maria

Passei o dia a perguntar a toda a gente em quem votou para o programa Grandes Portugueses. Como ainda ninguém me confessou ter votado no Salazar por isso só posso concluir uma coisa:
Votar no Salazar é como comprar a revista Maria. Ninguém a compra (toda a gente a lê nos consultórios médicos) mas ele vende-se.

DISPENSAM-SE AS OFENSAS GRATUITAS NAS HORAS DIFÍCEIS

António Reis define Soares Louro como um «grande maçon» (DD)

Coffee Lovers




Hoje fui tomar o pequeno almoço ao café "de referência" aqui na rua do meu escritório. Duas senhoras aproximam-se do balcão e uma delas diz "É uma bica cheia e um abatanado por favor". Pensei para mim: Mas que raio é um abatanado? Chamem-me simplória mas quando quero um café digo simplesmente "É um café por favor". Este epísódio fez-me chegar à conclusão que nunca poderia tirar cafés! Dizem que há um sem número de tipos e formas de fazer um café. Como sou magnânime decidi partilhar convosco a minha parca sabedoria sobre o assunto. Então temos o café (que pode ser em chávena escaldada), a italiana, o café curto, o café cheio, o café pingado, o abatanado, o café duplo, o carioca e essa grande instituição nacional, a bica com um cheirinho (descofio que se dizer café com um cheirinho não saberão o que é). Depois temos o café com leite. Que nunca lhe passe pela cabeça pedir numa pastelaria um café com leite a menos que queira ser olhado com desconfiança! Deixe isso para os hóteis. Deverá ser mais específico: o garoto, a meia de leite, de máquina ou directa, clara ou escura, o galão, claro ou escuro.
Bom, fiquei com uma súbita vontade de beber um café - o terceiro do dia!



Nota: De acordo com as minhas pesquisas abatanado é um café pouco concentrado, que tem geralmente o dobro da água de um café expresso, para a mesma quantidade de café, servido em chávena grande.

Tudo bons rapazes

"Seis jogadores de râguebi detidos no Uruguai por desacatos numa discoteca" (Público)

Segundo o presidente da Federação, "foi apenas o resultado de uma noite de copos". E ao que parece só reagiram a provocações. Coitadinhos, afinal nem foi por mal! Ainda por cima toda a gente sabe que os jogadores de râguebi são uns rapazes enfezados e magricelas. Haja decoro, rapaziada!

ELE HÁ COISAS...

Não deixa de ser surpreendente que seja Salazar o mais que provável vencedor dos "Grandes Portugueses", depois das eleições mais extensas da História de Portugal. Logo ele, que nunca foi grande adepto de eleições...

UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA

Odete Santos, com a mala no regaço, diz que o maior defeito de Álvaro Cunhal era ser excessivamente modesto.

GRANDES PORTUGUESES

"Francisco Lucas Pires chegou cedo demais e partiu cedo demais. Nunca o chegámos a merecer." (João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos).

GRANDES QUÊ?

Ligo a televisão e constato que está a dar o programa que visa eleger o Grande Português. Fico na dúvida sobre o que terá acontecido, pois estão a falar de "vaginas" e que eu saiba não há mulheres a concurso.

domingo, março 25, 2007

OS GRANDES PORTUGUESES

Acaba a 1ª parte do programa e acaba também a minha paciência para assistir. Não tendo acompanhado as rondas eliminatórias nem as defesas dos finalistas, confesso que estava curiosa com o dia de hoje, que ainda por cima tem vindo a ser sitematicamente adiado...
Constatei, porém, que dois terços dos defensores tomaram como principal tarefa o ataque a Salazar, esquecendo por completo a defesa dos seus heróis. Haja paciência para tamanha obcessão!
De qualquer forma, registo a "tirada" desta 1ª parte: "Cunhal foi um aspirante a ditador"! A D. Odete quase que caiu da cadeira...
Por último: Portas desempenha bem melhor este papel de analista/comunicador, do que o de aspirante a líder do PP.
Vou dormir.

sábado, março 24, 2007

VEIO MESMO A CALHAR

Não fosse o meu receio de ser acusado ser adepto de teorias da conspiração e atrever-me-ia a dizer que a detenção dos militares ingleses em águas territoriais iranianas veio mesmo a calhar. Com efeito, é o ambiente ideal para aplicação de uma qualquer resolução na ONU, de sanções monetárias ou mesmo para um conflito militar mais gravoso na região. O que vale é que não acredito em teorias de conspiração...

LEITURA MUITO ACONSELHADA

Sobre a "banda" do CDS, Eduardo Nogueira Pinto, no 31 da armada:
"É uma moda que estamos a importar dos partidos de esquerda" (sobre as directas no CDS) - e não é o Eduardo que o diz!

ENTRADA DE LEÃO SAÍDA DE SENDEIRO

sexta-feira, março 23, 2007

Hoje à saida da Noobai Session passei por aqui...

Ascensor da Bica



Para quem não saiba (tal como eu não sabia) o Ascensor da Bica (na foto), o Ascensor do Lavra, o Ascensor da Glória e o Elevador de Santa Justa são, desde Fevereiro de 2002, Monumentos Nacionais. Também aprendi hoje qual a diferença entre elevadores e ascensores, os primeiros funcionam em plano inclinado e os últimos em plano vertical.

A todos os pais de lindas meninas

Ora aí está a última novidade vinda directamente dos EUA. Será que esta moda alguma vez vai chegar ao nosso país?

À primeira vista pode parecer tentador. Quem tem filhas em casa e começa a ver, à hora do jantar em família, os candidatos a amigos da sua filha a fazer a rua toda em cavalinho nas suas DT LC 50, para depois pararem à sua porta a apitar, um segundo antes da sua filha dizer que vai só à porta do prédio buscar umas fotocópias para o teste de amanhã, vai certamente achar esta ideia fabulosa.

Mas atenção este é um negócio em que ambas as partes se comprometem.

A pergunta que se coloca é: se se descobrir que o paizinho foi infiel à mãe, qual é o prazo contratual dentro do qual a filha tem que, também ela, faltar ao prometido? Para o caso do leitor ser jurista desde ja explico, que o prazo começa a contar quando a filha descobre e não quando o paizinho prevarica.




Resolução para a próxima Noobai Session



Levar panamá, t-shirt e óculos escuros. Parece-me que se fumarmos aquilo que os empregados fumam somos capazes de blend in mais facilmente...

Comunicação de facto relevante

Vimos por este meio informar os bloggers concorrentes que o nosso grande lider já foi assim.

Agora é que está um pouco enferrujado.

Bolo de chocolate

Há gente que ao não conseguir marcar uma posição de liderança pelos actos ou pelas palavras, opta por pedir um bolo de chocolate.

METEO




À 6f gosto de olhar com especial atenção para a previsão metereológica para o fim de semana.

Parece que em Portugal continental vai estar sol, calor de dia e frio de noite (max de 20º, min de 6º/7º), vento moderado de noroeste, ondas também de noroeste com 1 a 2m, e água a 15º. Não deve dar para grandes mergulhos, mas dá para ir à praia. Considerações sobre as condições para o surf deixo para quem sabe!

Para pormenores, ver aqui e aqui (para Lisboa).

A LER

"Mas, seja qual for a decisão final dos tribunais, há coisas que não podem ser reescritas. Baltazar é o pai biológico de E. E, nesta história, com jeito, ainda se vai a tempo de um final (quase) feliz." (Fernanda Câncio, no DN)

quinta-feira, março 22, 2007

"TO BE OR NOT TO BE"

Este caso sórdido sobre a licenciatura do Primeiro-Ministro roça o ridículo e seria motivo bastante para umas boas gargalhadas se trágico não fosse. O que aqui está em causa não é a desqualificação de Sócrates por ser bacharel e não engenheiro. O que aqui está verdadeiramente em causa, a confirmar-se a notícia, é um logro. Se assim for, o Eng.º Sócrates, perdão, Bacharel Sócrates, vai ter muito que explicar. Quanto mais não seja por uma questão de decência. Se, pelo contrário, a notícia se revelar falsa, não se pode deixar de lamentar que um jornal como o Publico se preste a estes "serviços".

CRUZADAS, JÁ!

"Uma juíza alemã negou o divórcio imediato a uma mulher de origem marroquina vítima de violência doméstica por considerar que o Corão não proíbe esse tipo de práticas, passando por cima da legislação do seu país." (Publico)

Amanhã numa loja perto de si...


Aviso à "criança" mais velha de lá de casa: temos PS2, não comprámos PPS e não vamos comprar a PS3.

Frase do dia


"Oh filho deixa lá o curso e tira mas é um bacharelato"

A independência da Independente


Ainda ontem era noticiada a possibilidade de o Ministro da Educação "fechar" a Universidade Independente. Curiosamente, logo no dia seguinte, surge uma noticia sobre o dossier de Socrates como aluno dessa Instituição.

Das duas uma, ou aquilo está mesmo a saque e já ninguém controla a secretaria ou então este caso vai ser milagrosamente resolvido, a bem da nação, claro.

Vamos aguardar pelos desenvolvimentos que, se calhar, não vão existir.

Pensamentos do Dalai Lima IVIVIVIVIV


Apetece-me dar um tiro
no Santana Lopes,
mas tenho medo
de ele não atingir.

O Simplex já chegou às licenciaturas!


Depois de ter lido isto e isto chego à conclusão que mais vale um bacharelato bem tirado do que uma licenciatura aldrabada. Quanto é que vai custar alterar o papel timbrado com as habilitações do nosso PM?

Portuguesismos


Se Algarve pode ser Allgarve, Manuel Pinho pode ser Manolo Pine Wood. Why not?

quarta-feira, março 21, 2007

SEPARAÇÃO DE PODERES?

"Já são conhecidos os nomes dos juízes propostos pelo PSD e pelo PS para o Tribunal Constitucional. A lista vai ser entregue ainda hoje ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
No acordo assinado entre os líderes parlamentares dos dois partidos, Alberto Martins e Marques Guedes, coube ao PS escolher três nomes e ao PSD outros três, para substituir seis dos dez juízes do TC que terminam em Abril os respectivos mandatos." (Publico)

SAÍDA

"Após mais de uma década de militância, Maria José Nogueira Pinto bate com a porta e despede-se do CDS-PP, tudo apontando para que a ruptura seja consumada após a realização do próximo conselho nacional." (DD)
Apesar de muitas vezes já ter criticado o seu estilo, a verdade é que Maria José Nogueira Pinto tem sido umas das principais figuras do partido, sendo pacífico o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido em Lisboa. Com a sua saída inicia-se um processo de desagregação de um partido que, não raras vezes de forma atabalhoada, conseguiu ser desde 74 um fiel da balança no espectro político-partidário nacional (sempre quis escrever isto!). Alguns apoiantes de Paulo Portas estarão neste momento a sorrir, porventura com a ideia de que será menos um problema no "assalto ao poder" em curso no partido. Não pensam, com toda a certeza, que a vitória no partido representará uma estrondosa derrota no país.

terça-feira, março 20, 2007

Há males que vêm por bem...

Quero hoje agradecer formalmente a todos os que tornaram possível o aborto livre em Portugal.

Hoje a nossa empregada doméstica informou-nos que estava grávida de gémeos!!!

Há dois meses atrás, estaríamos todos lixados. Hoje só se lixaram dois fetos.

Olimpíadas 2008

Fabuloso. Eles são muitos. E nem se pode dizer que sejam muito mais que as mães. Fica o aperitivo, estas Olimpíadas prometem.

Discordância profunda (3)

Vox, não te esqueças de consultar a "listinha" antes de estudar a matéria.

Discordância profunda (2) - resposta


Qual Torquemada, o nosso Vox assanha-se quando se critica a inquisição. Presumo que tenha verberado contra João Paulo II quando este pediu perdão pelos abusos dos filhos da Igreja, tantas vezes cometidos durante os julgamentos da Inquisição. A propósito desta matéria, e sem prejuízo de respeitarmos o antigo Index Librorum Prohibitorum, sugiro ao destinatário destas linhas que se vá documentar.

Discordância profunda (2)


Só agora cheguei e sou forçado a concordar com um corolário do pensamento do Bonneville (gostaram desta?). O Rui Castro, às vezes, tem opiniões estúpidas. Em conversa com esse "não-macaco-peludo", dei com o símio a zurzir a Santa Inquisição, esse tribunal que foi único a conciliar a administração da justiça a um profundo sentimento de caridade. Por momentos, ouvi falar da História como se estivesse a escutar o Fernando Rosas. Lá estava ele fustigando a Igreja com a brandura e a suavidade que lhe dispensam os mais bacocos anti-clericais, ignorando as razões profundas da barbaridade de uma época, que não de uma instituição.

Discordância profunda

É com grande pena que me vejo obrigado a discordar dos meus ilustres colegas de bancada Rui Castro e Nuno Pombo, pessoas que até hoje tinha como seres de enorme clarividência política e envergadura humana.

É uma pena que eles, cegos com o seu umbigo, não consigam ver no Nuno Maria Bonneville a terceira via de que o CDS tanto necessita neste momento. O seu sentido de oportunidade, visão de futuro e pensamento estratégico, seriam a solução para um partido que grande responsabilidade tem no panorama político português.

Poucos são os eleitos, o trabalho é árduo, mas nada que meta medo a um estadista da envergadura de Bonneville.

Espero que esta diferença de opinião não abra feridas dificeis de sarar dentro dos incontinentes, mas há momentos em que as verdades têm de ser ditas, doa a quem doer.

FALTA DE CÁLCIO



"Gostava de meter a sua fotografia, Senhor Pombo, e dizer que tem opiniões apaneleiradas, o que não faz de si um homossexual. Gostava de colocar uma fotografia do Senhor Castro e dizer que tem opiniões irracionais, o que não faz dele um macaco peludo." (Nuno Maria Bonneville, em comentário ali mais abaixo)

Caro Nuno Maria, vá lá beber um leitinho e não nos mace mais. O seu problema é mesmo falta de cálcio.

ENSAIO SOBRE A ESTUPIDEZ (4)

Hélder Amaral responde às acusações que lhe fazem: "É demagogia da mais barata: tal como seria eu vir aqui dizer que ela me está a atacar por eu não ser branco como ela." Espero que o Nuno Maria Bonneville tenha ficado esclarecido.

A LUTA CONTINUA

"Se não percebes porque é que isto é bonito e até comovente não percebes nada do que aconteceu em 1974. E sobretudo, não percebes o que era o país antes de 1974. E não percebendo isso, não percebes nada do que é o país onde vives. E toda esta tua incompreensão é evidente em demasiados posts teus." (Daniel Oliveira, em comentário a este meu post)
Caro Daniel, não percebo essa tua falta de sentido de humor. Ou será que há "vacas sagradas" com as quais não podemos ironizar? Deixo-te uma pergunta: percebeste, afinal, o que era um latifúndio nas palavras daquele bravo revolucionário?

GHOST - a história verídica de um acidente de viação

"ORA, O QUE É UM LATIFÚNDIO?"

Maillot

Começou a corrida aos maillots de luta Greco Romana no Decathon. É que ao que parece vai ser a farda oficial para o congresso do CDS-PP.

SERVIÇO PÚBLICO


(espero que este fotografia tenha sido autorizada)

As inverdades não são mentiras?


Quem o diz é quem é!!!!


ENSAIO SOBRE A ESTUPIDEZ (3)

Foi com algum espanto que li as considerações que Nuno Bonneville largou a propósito deste post do Rui Castro. A conversa não é comigo, mas como foi pública, sinto-me à vontade para as comentar. Para quem não acompanhou a comédia, deixo um sumário: o Rui sublinhou que o Nuno Bonneville tinha dito uma estupidez. Este, sentindo-se acossado, diz que o Rui é estúpido. Ora, esta reacção do Nuno Bonneville é, ela própria, ingentemente estúpida. E, por eu dizer isto agora, provavelmente o rápido raciocínio do Nuno Bonneville permitirá descortinar que, também eu, sou de certeza muito estúpido. E em que é que consiste a estupidez, segundo o alto critério Bonneville? Em achar que o Nuno Bonneville diz estupidezes. E di-las repetidamente e sem qualquer jeito ou graça. Há estupidezes divertidas. Outras estupidezes são estupidamente tristes. E as duas que lhe tomei nota são de uma tristeza... muito estúpida.
Mas o que mais interessa evidenciar nesta estúpida sucessão de comentários e contra-comentários é de uma simplicidade extrema: há que distinguir as ideias das pessoas. Quem não está muito à vontade no debate de ideias pensa que ele é sinónimo do combate de pessoas. E não é, Nuno Bonneville. Às ideias com que não concordamos não devemos dar tréguas. Devemos combatê-las até ao limite das nossas forças. Mas já as pessoas que as transmitem devem sempre merecer o nosso respeito. A nossa consideração. É este um ditame da mais elementar boa educação. E a boa educação não é estúpida, pois não?

Então diga-nos lá de onde é que é!


O Deputado Helder Amaral já fez saber que os beirões não batem em mulheres (ele queria dizer senhoras, se a educação lho permitisse, mas passemos ao lado desse facto). Se ele não é beirão é o quê?
Adenda: Este post pretende apenas sublinhar o que considero ter sido uma falta de educação do Deputado Hélder Amaral e parodiar com a frase que ele escolheu para defender o seu bom nome e a sua honra. Pessoas, várias pessoas, que fazem o favor de serem meus amigos, e que conhecem bem o Deputado Hélder Amaral, já me fizeram ver (o que agradeço) que ele seria absolutamente incapaz de realizar, ainda que tentativamente, os actos de que foi acusado pela Senhora Dra. D. Maria José Nogueira Pinto. Registo e aceito. Não ignoro os males que possam vir das injustiças. E delas quero distância. Com esse peso não pretendo arcar. Por não pretender, sinceramente, contribuir para ofender o Deputado Hélder Amaral, deixo aqui este esclarecimento. Não tenho também da Senhora Presidente do Conselho Nacional do CDS a ideia de que é mentirosa. Não tenho, de facto. Terá sido tudo um mal entendido. Espero que sim. Quero acreditar que sim. E que se resolva depressa, em homenagem à honra das pessoa. De ambas.

Rrrua!

Ponto prévio: politicamente falando, as infelicidades do PS e do PP fazem a minha felicidade, pois sou daqueles que acham que no meio é que está a virtude. Mas agora, arre, basta! Monteiro e Portas fizeram-me dar mais valor aos velhos centristas, que nunca o foram, mas representam uma direita civilizada e bem-educada. Esta escumalha, este tumor com excrescências que ora mingua quando leva sopa nas urnas, ora medra quando julga passada a sua travessia do deserto, não respeita nada nem ninguém. Pelos vistos nem uma senhora, como a Zezinha Nogueira Pinto. Que ainda por cima é inteligente, competente e Presidente. Mas bastava ser senhora. E o pior é que não trazem nada de novo. E o pior é que alternam entre a xenofobia hipócrita e o autoritarismo intendente aos anos pares, e o eurocalmismo e a pose de estado aos anos ímpares. O pior é que fazem discursos penosamente pomposos a dizer que se iam para sempre, para sempre voltarem. Irra. Vão mesmo. Eu, que sou cristão, mas não sou santo, digo que se deve responder à violência com a violência. E reclamo de Ribeiro e Castro que vá em socorro da sua dana e espete uma série de bengaladas queirozianas nesse Portas sinistro e risível. Ponham-no no olho da rua, para ir fazer com o Santana um partido para disputar o rabo da tabela com o Monteiro. Para de seguida o Ribeiro e Castro ou outro se entender com o Marques Mendes ou outro para pôr o Engenheiro a mexer, e tentar tirar este país do prego. Convoquem lá o Congresso Extraordinário. Ou será que devo dizer congresso extra-ordinário?

CDS em video

Maria José Nogueira Pinto falou ontem da possibilidade, caso continue a ser calúniada, de por a circular as imagens video feitas durante o CN do CDS do último fim de semana.

Que atire a primeira pedra quem não quer ver as ditas imagens, é a única hipotese que temos de aferir da estupidez ou não de alguns dos participantes. Afinal, desde o video do Taveira, que o país não está tão interessado num video "caseiro".

Pensamentos do Dalai Lima VIVIVIVIVIXXX

Portas retoma período de nojo.

E Hélder Amaral, deputado por Viseu, nega agressão a Zezinha Nogueira Pinto, afirmando: «Os Beirões não batem em mulheres. (Ver foto abaixo)


LICOR BEIRÃO: O LICOR DE PORTUGAL



Bebida imprópria para ser consumida por quem quer dar pauladas em mulheres. Ou não.

segunda-feira, março 19, 2007

ENSAIO SOBRE A ESTUPIDEZ (2)





A Beatriz Soares Carneiro e o Nuno Bonneville comentaram este meu último post. A Beatriz, que aproveito para cumprimentar, acha que eu não não devia ter opinado acerca do ocorrido no final do CN dos CDS, uma vez que não estive presente no mesmo. Já o Nuno Bonneville parece ter ficado chateado com o facto de eu ter publicado uma fotografia sua, alegadamente não autorizada. Quanto a isto, não percebo a razão da indignação do Nuno, pois a fotografia que ele alega não ser autorizada (presumo que ele saiba a diferença entre fotografia não autorizada e publicação de fotografia não autorizada) encontra-se no site da Concelhia Política da Concelhia de Lisboa da Juventude Popular, estando disponível para todos quantos acedam àquela página. Quanto à Beatriz constato que também não compreendeu o que eu escrevi. Com efeito, não relatei qualquer facto relativo ao Conselho Nacional do CDS, tendo-me limitado a ridicularizar umas declarações infelizes, para não dizer patéticas, de um colega seu de partido. Reafirmo o que disse, afirmar que as acusações de Maria José Nogueira Pinto poderão ter algo de xenófobo raia a imbecilidade e merece pouco mais que o comentário irónico.

por outro lado, esses alentejanos têm um ar muito suspeito...


Direito de resposta

o day after

silêncio e isenção

ENSAIO SOBRE A ESTUPIDEZ



Um rapazinho da JP, de seu nome Nuno Bonneville, acusou há pouco Maria José Nogueira Pinto de ser xenófoba por ter acusado Helder Amaral de a ter agredido (a foto do senhor deputado está ali em baixo). Ficamos, pois, a saber que da próxima vez que nos tentarem agredir o melhor mesmo é optar por um agressor branco, de cabelo loiro e olho azul. Caso contrário, ainda nos arriscamos a passar por racistas.

JOSÉ HELDER DO AMARAL


DESPORTO FAVORITO DE ALGUNS DEPUTADOS


"COMBATE" POLÍTICO


Ao que parece há um deputado do CDS - de seu nome Helder Amaral - que leva a expressão "combate político" muito à letra.

É o que dá o excesso de visitas e passeatas às feiras e mercados deste país

CASO DE POLÍCIA

Maria José Nogueira Pinto está neste momento na televisão a falar sobre o que se passou ontem em Óbidos. Acaba de dizer que foi fisicamente agredida (empurrão) por um deputado eleito por Viseu, apoiante de Portas - Hélder Amaral. Esta questão, que até aqui era puramente política, tornou-se num caso de polícia. Para um partido tão pequeno representa nada menos que a sua morte. (também publicado no 31 da armada)

A LER

A fraqueza de quem se acha grande

Ou Portas perdeu a noção da realidade e se acha mesmo dono do CDS-PP, podendo brincar com os seus estatutos, ou tem muito medo de um congresso. Só não percebi ainda a razão. Para quem se assume como messiânico, factor de coesão, predestinado, esmagar Ribeiro e Castro devia ser considerado um passeio. Mas não. Portas teme. Mostra-se fraco. Tão fraco e tão fragilizado que, para inverter a situação, não tem outra possibilidade que não seja submeter-se, como o comum dos mortais, a uma reunião magna dos democratas-cristãos. Tudo o resto poderá ser vitória. Mas com sabor a política rasteira.

FIM

Desde que me conheço que voto maioritariamente no CDS. Até aqui, com oscilações, foi quem melhor representou a direita em que acredito, a direita dos valores, que não verga perante o politicamente correcto ou por modas circunstanciais. O poder, no entanto, corrompe e as pastas que o partido assumiu no Governo AD fizeram mal a algumas cabecinhas. Incapazes de perceber que o CDS é um partido de oposição, alguns militantes nunca aceitaram a saída de Portas e menos ainda a liderança de Ribeiro e Castro. Com alguma falta de jeito e bastante pulhice interna da oposição a actual direcção prepara-se para cair nas mãos de quem, por razões puramente pessoais, "abandonou" o partido num momento difícil. Portas nunca deu o benefício da dúvida à presente direcção e encarregou os seus fiéis seguidores do trabalho sujo que tinha que ser feito para preparar o regresso do "messias". O CDS sucumbe e a direita fica orfã. A maioria que o ex-líder se prepara para obter, em congresso ou nas directas, não tem qualquer correspondência fora do partido. Em 2005, Portas saíu por ter apenas mais 1% que o BE trotskista. Em 2009 sairá por ter menos 1%. Até lá o partido agoniza e Sócrates rejubila. Com o meu voto não contam.

NÃO SEI SE É POR SER SEGUNDA-FEIRA




mas sinto-me um bocadinho como o Filipe.
BlogBlogs.Com.Br