terça-feira, março 20, 2007

ENSAIO SOBRE A ESTUPIDEZ (3)

Foi com algum espanto que li as considerações que Nuno Bonneville largou a propósito deste post do Rui Castro. A conversa não é comigo, mas como foi pública, sinto-me à vontade para as comentar. Para quem não acompanhou a comédia, deixo um sumário: o Rui sublinhou que o Nuno Bonneville tinha dito uma estupidez. Este, sentindo-se acossado, diz que o Rui é estúpido. Ora, esta reacção do Nuno Bonneville é, ela própria, ingentemente estúpida. E, por eu dizer isto agora, provavelmente o rápido raciocínio do Nuno Bonneville permitirá descortinar que, também eu, sou de certeza muito estúpido. E em que é que consiste a estupidez, segundo o alto critério Bonneville? Em achar que o Nuno Bonneville diz estupidezes. E di-las repetidamente e sem qualquer jeito ou graça. Há estupidezes divertidas. Outras estupidezes são estupidamente tristes. E as duas que lhe tomei nota são de uma tristeza... muito estúpida.
Mas o que mais interessa evidenciar nesta estúpida sucessão de comentários e contra-comentários é de uma simplicidade extrema: há que distinguir as ideias das pessoas. Quem não está muito à vontade no debate de ideias pensa que ele é sinónimo do combate de pessoas. E não é, Nuno Bonneville. Às ideias com que não concordamos não devemos dar tréguas. Devemos combatê-las até ao limite das nossas forças. Mas já as pessoas que as transmitem devem sempre merecer o nosso respeito. A nossa consideração. É este um ditame da mais elementar boa educação. E a boa educação não é estúpida, pois não?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

“Quem não está muito à vontade no debate de ideias pensa que ele é sinónimo do combate de pessoas. E não é, Nuno Bonneville. Às ideias com que não concordamos não devemos dar tréguas. Devemos combatê-las até ao limite das nossas forças. Mas já as pessoas que as transmitem devem sempre merecer o nosso respeito. A nossa consideração. É este um ditame da mais elementar boa educação. E a boa educação não é estúpida, pois não?”

Quem escreve coisas tão bonitas, não parece fazer panelinha com o Senhor Castro no mesmo blogue. O Senhor Castro faz ensaios sobre a estupidez e adjectiva opiniões com muita elevação: imbecis e patéticas. No entanto, aparece o Senhor Pombo em defesa do Senhor Castro, apelando à boa educação daqueles que tiveram a graça de ser confrontados com as aristocráticas considerações do Senhor Castro.

Lamento, mas há uma esquizofrenia latente neste blogue.

3/20/2007 11:33 da manhã  
Blogger Nuno Pombo said...

Nuno Bonneville,
Provavelmente não sabe ler muito melhor do que escreve. As suas opiniões podem ser imbecis e patéticas, não fique triste. E foram mesmo bastante imbecis e patéticas, há que reconhecer. O que não faz de si uma imbecil e patética criatura, percebe? As opiniões do Senhor Castro também podem ser imbecis e patéticas. E o Nuno até pode achar que ele diz muitas imbecilidades e patetices. Não é isso que está em causa. Não estamos condenados a concordar com tudo o que lemos, não fique preocupado. Devemos é abstermo-nos de chamar estúpidos às pessoas com quem não concordamos e só porque elas nos dizem que nós dissemos uma imbecilidade. . E, no seu caso, uma imbecilidade muito imbecil, digo eu. Percebe? Foi isto que o Nuno fez ao Senhor Castro e que eu me apressei a considerar estúpido. Muito estúpido, mesmo.

3/20/2007 12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando começava a achar que o Senhor Pombo era perfeito, logo vem uma banalidade para estragar tudo. Então, por discordar de mim, lembra-se de dizer que eu não sei ler nem escrever? Para além de ser estúpido, imbecil e pateta… Perdão, para além de ter opiniões estúpidas, opiniões imbecis e opiniões patéticas, agora também sou analfabeto? Ou melhor: tenho opiniões analfabetas?
“Provavelmente não sabe ler muito melhor do que escreve” é uma afirmação tão patética e imbecil, que ia jurar que tinha sido feita pelo Senhor Castro. Mas o Senhor Pombo, fiel defensor do Senhor Castro, até já o imita.
Gostava de arranjar umas fotografias vossas e colocar num blogue, para falar um pouco sobre as vossas opiniões. Sem nunca vos ofender, naturalmente. Gostava de meter a sua fotografia, Senhor Pombo, e dizer que tem opiniões apaneleiradas, o que não faz de si um homossexual. Gostava de colocar uma fotografia do Senhor Castro e dizer que tem opiniões irracionais, o que não faz dele um macaco peludo.
Claro que vocês iam achar piada ao estilo, pois então, é o vosso!

3/20/2007 3:22 da tarde  
Blogger Nuno Pombo said...

Caro Nuno Bonneville,
Pode qualificar as minhas ideias como quiser, esteja à vontade. O direito ao disparate é de exercício irrestrito. Mas deixe-me que lhe diga que as suas opiniões já não são só estúpidas, imbecis e patéticas. São agora também muito engraçadas. Por isso, melhorou consideravelmente, o que merece o meu aplauso. Continue. Por mim, gosto muito e não quero que sinta a sua criatividade tolhida.

Nota: não me interprete mal. O seu não é um problema de analfabetismo. É de iliteracia.

3/20/2007 4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br