ENSAIO SOBRE A ESTUPIDEZ (3)
Foi com algum espanto que li as considerações que Nuno Bonneville largou a propósito deste post do Rui Castro. A conversa não é comigo, mas como foi pública, sinto-me à vontade para as comentar. Para quem não acompanhou a comédia, deixo um sumário: o Rui sublinhou que o Nuno Bonneville tinha dito uma estupidez. Este, sentindo-se acossado, diz que o Rui é estúpido. Ora, esta reacção do Nuno Bonneville é, ela própria, ingentemente estúpida. E, por eu dizer isto agora, provavelmente o rápido raciocínio do Nuno Bonneville permitirá descortinar que, também eu, sou de certeza muito estúpido. E em que é que consiste a estupidez, segundo o alto critério Bonneville? Em achar que o Nuno Bonneville diz estupidezes. E di-las repetidamente e sem qualquer jeito ou graça. Há estupidezes divertidas. Outras estupidezes são estupidamente tristes. E as duas que lhe tomei nota são de uma tristeza... muito estúpida.
Mas o que mais interessa evidenciar nesta estúpida sucessão de comentários e contra-comentários é de uma simplicidade extrema: há que distinguir as ideias das pessoas. Quem não está muito à vontade no debate de ideias pensa que ele é sinónimo do combate de pessoas. E não é, Nuno Bonneville. Às ideias com que não concordamos não devemos dar tréguas. Devemos combatê-las até ao limite das nossas forças. Mas já as pessoas que as transmitem devem sempre merecer o nosso respeito. A nossa consideração. É este um ditame da mais elementar boa educação. E a boa educação não é estúpida, pois não?
4 Comments:
“Quem não está muito à vontade no debate de ideias pensa que ele é sinónimo do combate de pessoas. E não é, Nuno Bonneville. Às ideias com que não concordamos não devemos dar tréguas. Devemos combatê-las até ao limite das nossas forças. Mas já as pessoas que as transmitem devem sempre merecer o nosso respeito. A nossa consideração. É este um ditame da mais elementar boa educação. E a boa educação não é estúpida, pois não?”
Quem escreve coisas tão bonitas, não parece fazer panelinha com o Senhor Castro no mesmo blogue. O Senhor Castro faz ensaios sobre a estupidez e adjectiva opiniões com muita elevação: imbecis e patéticas. No entanto, aparece o Senhor Pombo em defesa do Senhor Castro, apelando à boa educação daqueles que tiveram a graça de ser confrontados com as aristocráticas considerações do Senhor Castro.
Lamento, mas há uma esquizofrenia latente neste blogue.
Nuno Bonneville,
Provavelmente não sabe ler muito melhor do que escreve. As suas opiniões podem ser imbecis e patéticas, não fique triste. E foram mesmo bastante imbecis e patéticas, há que reconhecer. O que não faz de si uma imbecil e patética criatura, percebe? As opiniões do Senhor Castro também podem ser imbecis e patéticas. E o Nuno até pode achar que ele diz muitas imbecilidades e patetices. Não é isso que está em causa. Não estamos condenados a concordar com tudo o que lemos, não fique preocupado. Devemos é abstermo-nos de chamar estúpidos às pessoas com quem não concordamos e só porque elas nos dizem que nós dissemos uma imbecilidade. . E, no seu caso, uma imbecilidade muito imbecil, digo eu. Percebe? Foi isto que o Nuno fez ao Senhor Castro e que eu me apressei a considerar estúpido. Muito estúpido, mesmo.
Quando começava a achar que o Senhor Pombo era perfeito, logo vem uma banalidade para estragar tudo. Então, por discordar de mim, lembra-se de dizer que eu não sei ler nem escrever? Para além de ser estúpido, imbecil e pateta… Perdão, para além de ter opiniões estúpidas, opiniões imbecis e opiniões patéticas, agora também sou analfabeto? Ou melhor: tenho opiniões analfabetas?
“Provavelmente não sabe ler muito melhor do que escreve” é uma afirmação tão patética e imbecil, que ia jurar que tinha sido feita pelo Senhor Castro. Mas o Senhor Pombo, fiel defensor do Senhor Castro, até já o imita.
Gostava de arranjar umas fotografias vossas e colocar num blogue, para falar um pouco sobre as vossas opiniões. Sem nunca vos ofender, naturalmente. Gostava de meter a sua fotografia, Senhor Pombo, e dizer que tem opiniões apaneleiradas, o que não faz de si um homossexual. Gostava de colocar uma fotografia do Senhor Castro e dizer que tem opiniões irracionais, o que não faz dele um macaco peludo.
Claro que vocês iam achar piada ao estilo, pois então, é o vosso!
Caro Nuno Bonneville,
Pode qualificar as minhas ideias como quiser, esteja à vontade. O direito ao disparate é de exercício irrestrito. Mas deixe-me que lhe diga que as suas opiniões já não são só estúpidas, imbecis e patéticas. São agora também muito engraçadas. Por isso, melhorou consideravelmente, o que merece o meu aplauso. Continue. Por mim, gosto muito e não quero que sinta a sua criatividade tolhida.
Nota: não me interprete mal. O seu não é um problema de analfabetismo. É de iliteracia.
Enviar um comentário
<< Home