quinta-feira, julho 05, 2007

ainda sobre os atentados (réplica)

Meu caro ,
Quando escrevi este post, estava a dirigir-me especificamente à esquerda anti-americana e pró-muçulmana, mas confesso que não te estava a incluir nesse grupo. Pelos vistos, enganei-me. Adiante.
Na tua resposta aproveitas para falar dos males do mundo, misturando assuntos como ambiente, saúde, transportes, etc., os quais, na tua perspectivam, e como não podia deixar de ser, são culpa da direita.
Sem querer alongar-me, deixa-me que te diga que estarás porventura equivocado. Com efeito, quando dizes:
"No pior atentado terrorista de que há memória, morreram 3000 pessoas. Todos os outros andaram na casa da 20 pessoas, com a excepção do quartel dos Marines no Líbano onde morreram 400 soldados. Digamos que, somando tudo, se chega a umas 10 000 vítimas do terrorismo."
Certamente por lapso, omites os atentados de Londres e Madrid, em que morreram bem mais que 20 pessoas, ou os que são perpetrados diariamente no Iraque, ou mesmo os do Egipto do ano passado, ou da Indonesia há 3 anos, ou... a menos que desconsideres os atentados cometidos
em países onde não se fala inglês! Seguindo a tua linha de raciocínio (se bem que, prejudicado o ponto de partida, tudo o resto deveria ser repensado... deixo ao teu critério):
"No Ruanda, o ocidente deixou assassinar barbaramente 800 000 pessoas em menos de 100 dias, sem mexer uma palha. Morreram 3 em cada 4 Tutsis. Se os nazis tivessem matado ao mesmo ritmo, hoje não haveria judeus no mundo. E a direita quer que eu agora embandeire em arco porque uns terroristas amadores juntaram uns bidões de gazolinha, uns camping gaz e uns pregos num carro para o atirarem contra a parede de um aeroporto? Sinceramente, tenho mais coisas com que me preocupar. Com as mulheres que morrem e são violadas em Darfur, por exemplo."
Porque também eu generalizei no meu post, vou perdoar este ataque de demagogia. Desde logo, registo que direita=ocidente. Constato também que, se por um lado a direita (imagino que se refiram aos EUA) tem culpa porque invade o Iraque e o Afeganistão, já noutros casos tem culpa porque não faz nada, como seja o caso do Ruanda ou do Sudão. Imagino que o facto da China (esse bastião do capitalismo) ter bloqueado o envio de tropas para o Sudão ser pouco relevante para o teu raciocínio.
Já a referência aos terroristas amadores, que se deixaram apanhar, evito comentar, pois não deves andar a ver as mesmas notícias que eu. Analiso agora, ponto por ponto, oa males do Mundo que atribuis à direita, deixando para trás as questões ambientais, pois a verdade é que ainda agora se demonstrou que a China é o maior poluidor (mais que o Grande Satã Americano). Ou será que tens uma teoria acerca do assunto? Sei lá, que a China é de direita ou assim!
"Gastam-se milhões de milhões de euros em transporte individual, mas afirma-se peremptoriamente que não há umas centenas de milhões para modernizar a via férrea."
Gostava de saber quantos milhões são esses e quem é que os gasta? Quanto à linha férrea, estás enganado, pois são os tais países malandros de direita que têm as melhores linhas férreas e comboios mais rápidos.
"Morrem centenas de milhares nas estradas, mas gasta-se mais dinheiro em segurança aeorportuária, para prevenir umas centenas de vítimas às mãos dos "terroristas"."
Para já, alegar que são centenas de vidas as poupadas parece-me um bocado excessivo, não!? Baseias-te em quê? E o que é que isso tem a ver com a (falta de) segurança nas estradas?
"A indústria do lazer doméstico e a da comida fast-food consomem milhões de milhões a dar-nos cabo da saúde, mas não há umas centenas de milhões para pôr o Serviço Nacional de Saúde a trabalhar."
Esta também tem a sua piada. Eles é que nos dão cabo da saúde!? Pois claro, nós somos uma cambada de inimputáveis. Talvez o melhor mesmo seja acabar com essas multinacionais pejadas de malandros, que nos querem "matar" com comida pouco saudável. Não sabia que eras adepto do fascismo higiénico!. Depois, pegas nos milhares de trabalhadores, ou deverei dizer desempregados (?), e o Estado oferece uns empregos na função pública para os sustentar. De qualquer das formas, afirmar que o Serviço Nacional de Saúde precisa de mais dinheiro só pode ser piada. Vai ao orçamento geral do estado dos últimos anos e vê lá qual o sector que mais dinheiro recebe. Que tal exigir que o muito dinheiro que a saúde recebe seja mais bem gasto!?
"A nossa direita portuguesa caminha alegremente do modelo de saúde pública com provas dadas para o modelo de saúde privada com os resultados que estão à vista."
"Modelo de saúde pública com provas dadas"? Presumo que tenhas decidido incluir um momento de humor para aliviar a tensão. A alternativa é um total desconhecimento do que se passa na saúde em Portugal, com listas de espera de meses para cirurgias ou consultas, em alguns casos, anos, um péssimo antendimento, total imprepração do pessoal administrativo, más condições dos hospitais... Não vale a pena continuar, pois só pode ter sido mesmo um momento de humor.
"Os atentados terroristas acabam no dia em que as multinacionais americanas e inglesas deixarem de andar a semear a corrupção e a intriga no médio oriente e deixarem aqueles países seguir o seu longo curso para a democracia. Muitos países, como o Irão, já viveriam hoje em democracia plena se não fosse os EUA darem, a todo o momento, pretextos aos Mullahs para continuarem agarrados ao poder. Eles até se dão ao luxo de realizar eleições democráticas porque, por más que sejam as condições do Irão, todos os países à volta, que seguem a linha dos EUA, vivem muito pior e com uma muito maior desigualdade."
Confesso que não tenho vocação profética, mas, como é óbvio, as certezas que demonstras não encontram qualquer sustentação, quer na história quer na ciência.
Não disse, e nunca o afirmarei, que a culpa dos males do mundo esteja na esquerda. Mas a verdade é que não se dando ao respeito, nunca a esquerda será respeitada. Acredita que tenho pena.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já comentei este debate noutro local.
Venho apenas acrescentar duas coisinhas.
Curtas.
hehehehe

Rui Castro em 7/05/2007 11:05:00 AM

Não disse, e nunca o afirmarei, que a culpa dos males do mundo esteja na esquerda. Mas a verdade é que não se dando ao respeito, nunca a esquerda será respeitada. Acredita que tenho pena.

Pois, mas a grande gaita é que foi justamente a esquerda, desde a sua fundação - estão lembrados ou querem um desenho? - , que causou maiores males e catástrofes à humanidade.
Vale a pena fazer mais uma lista?
Mas mais. Nunca se diz que o chamado 25 de Abril foi o causador de milhões, muitos milhões de mortos nos territórios que os traidores entregaram de mão beijada.

Curiosamente, ninguém aceita que se aborde esta questão.

Só se pode concluir que a tal esquerda, a sinistra, tem muita força.

Pois...

...

7/06/2007 7:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem, será melhor escrever que ninguém aceita que se aborde esta questão tanto a sinistra como os que se pretendem de "direita"...

...

7/07/2007 5:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br