sexta-feira, março 24, 2006

TESE - Pais protectores (micro causa)

Aqui tinha falado do assunto. Assim sendo, os incontinentes decidiram lançar uma "micro causa" (hoje em dia muito usual na blogosfera), a qual se pode vir a tornar numa macro causa. A ideia é que todos nós, que estejamos em condições de ajudar o próximo, possamos dar a mão a quem realmente precisa de ajuda. Passo a transcrever a apresentação de uma ONG (feita pela própria) com um projecto fantástico:
"A TESE é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), de Direito Português.
Tem por Missão contribuir para a melhoria das condições de vida das populações mais carenciadas, e promover o encontro de comunidades, entidades ou pessoas que necessitem de ajuda Humanitária. Para tal a TESE participa na concepção, promoção, execução e apoio a programas, projectos e acções de cariz social, em Portugal e em especial nos países em vias de desenvolvimento, nos sectores da tecnologia, engenharia, saúde e educação.
A parceria global para o desenvolvimento (Objectivo de Desenvolvimento do Milénio nº8) é a grande aposta estratégica dos TESE. Para tal promove a união de esforços entre todos os actores sociais e económicos em torno de projectos inovadores e integrados que contribuem para diminuir o fosso entre os desafios e as oportunidades de um futuro melhor e mais sustentável. Neste sentido a TESE desenvolve os seus próprios projectos, mas também promove a implementação de projectos de outras instituições, organizações ou empresas."
Ora, no âmbito do "Programa Criar Futuro" - cuja missão é contribuir para a melhoria das condições de vida das populações em Portugal e nos Países em Vias de Desenvolvimento (PVDs), a TESE tem o projecto Pais Protectores que tem como base o conceito de adopção à distância. A cada Pai Protector que se inscreva é "atribuída" uma criança num dos quatro orfanatos apoiados pela TESE em Moçambique. A quota mensal ascende a 20€ e é encaminhada na sua totalidade para o orfanato, de forma a contribuir para suprir as necessidades básicas da criança.
Estamos a falar de 20 euros mensais. Eu já fumei e gastava seguramente mais do que este montante todos os meses. Representa 4 idas ao cinema (sozinho), 3 almoços baratos, ou meio bilhete para um qualquer concerto, etc. Com este montante é possível suprir as necessidades básicas de uma criança em Moçambique. Tantas e tanta vezes que olhamos para imagens de crianças abandonadas ou com fome em África, ficamos com muita pena, mas acabamos por nos esquecer pois estão muito longe. Temos agora a possibilidade de ajudar.
Quem estiver interessado em adoptar uma criança pode recolher mais informação neste site: http://www.paisprotectores.com/, onde poderá igualmente inscrever-se no projecto.
Podemos também divulgar este projecto nos nossos trabalhos, escolas, famílias e grupos de amigos.

1 Comments:

Blogger MSN said...

Rui,
proponho que não se escreva mais nada hoje, para que este post fique em primeiro lugar o dia inteiro.

3/24/2006 12:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br