terça-feira, março 07, 2006

Pela esperança de uma vida nova

O problema da emigração é um caso sério e ameaça tornar-se numa das principais preocupações dos países ocidentais num futuro muito próximo.
Parece-me evidente que, ao contrário do que parecem pretender alguns partidos de uma certa extrema-esquerda demagógica e irresponsável, é impossível abrir fronteiras, de forma a que todos entrem.
O que podemos e devemos fazer é proporcionar aos que cá estão as condições mínimas de dignidade, inserindo-os na sociedade de uma forma justa e equilibrada.
Podemos e devemos criar quotas de entrada de estrangeiros, tendo em atenção nomeadamente as necessidades do país e as condições que lhes podemos dar para viver.
Obviamente que, fazendo parte daquilo a que gostamos de chamar de Mundo civilizado, devíamos também tentar ajudar os países de onde provém aqueles que nos procuram. No entanto, muitas vezes deparamo-nos com regimes ditatoriais e injustos que utilizam a ajuda concedida em benefício daqueles que não necessitam. É aqui que as ONG têm tido um papel meritório, em especial as missões e as organizações ligadas à Igreja (bem sei que isto irritará profundamente alguns iluminados de esquerda ou anti-ICAR, mas é a mais pura das verdades).
Tantos e tantos milhares de leigos e sacerdotes que dão a sua vida por quem não conhecem. E fazem-no no anonimato sem exigir qualquer tipo de contrapartidas que não seja a melhoria de condições de vida daqueles que tentam ajudar. É curioso que destes ninguém fala.
Enfim, um primeiro passo seria certamente o perdão da dívida de todos os países de terceiro mundo em que se morre por falta de água e de pão.
Quanto a nós, há muitas iniciativas que podemos empreender para ajudar esta gente (sem tom depreciativo):
- apadrinhar crianças, contribuindo com um montante mensal (que não é muito elevado) para a sua educação e sobrevivência;
- participando como voluntário nestas missões;
- contribuindo para as contas abertas em nome de algumas instituições com meios humanos e não só em alguns destes países,
- etc.
Em breve, proponho-me colocar aqui informações concretas de sites, contas bancárias e instituições que possamos ajudar. Conto também com a vossa ajuda.

3 Comments:

Blogger Rui Castro said...

Podias começar por me arranjar links, telefones e moradas de instituições com missões em países terceiro mundistas!

3/07/2006 3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro bloguista Rui
Bela luta contra estes horrores
Escreve para este mail
E pergunta pelos Pais Protectores

É uma destas instituições
Que pedes ajuda pra encontrar
São pessoas de confiança
Cuja vida é ajudar

Toma pois boa nota
n.frazao@tese.org.pt
O responsável é o Nuno Frazão
Mon ami, pois, já se vê...

3/07/2006 4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...tenho um sonho, que tenho vindo a amadurecer, que seria um dia...prestar voluntariado num destes campos.
Contem comigo.
Kaiser

3/07/2006 4:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br