domingo, setembro 07, 2008

A Direita implícita em Pacheco Pereira

Pacheco Pereira (PP) terminou (julgo eu) esta semana as crónicas sobre as falhas do Governo de José Sócrates e a falta de escrutínio que existe na democracia portuguesa. O que PP (não confundir com o 'titanic' que anda por aí à deriva) escreveu é muito importante e demonstrativo das falhas que existem na democracia portuguesa.

Mas faltaram algumas coisas. PP não referiu outros aspectos da acção governativa de Sócrates que são comuns aos governos do PSD. Não referiu a agência de comunicação criada por Sócrates, o Plano Tecnológico, que imita a intenção não concretizada de Santana Lopes pelo veto de Sampaio (Sampaio não vetou a de Sócrates em nome da incoerência). PP também não menciona o uso abusivo que os governos fazem dos organismos do Estado para os porem ao serviço das respectivas propagandas. Não me refiro à RTP, que os socialistas são peritos em manipular, mas a todos os organismo da administração central.

Por último, PP refere, apenas ao de leve, a acrítica sociedade portuguesa no que se refere à União Europeia. PP diz que a presidência portuguesa da UE não foi escrutinada pelos 'media' nem pela sociedade. E não foi. Mas o problema é que a falta de escrutínio se aplica a qualquer assunto relativo à UE.

A ideia principal que se pode tirar do texto de PP é a seguinte: Falta em Portugal uma direita organizada, que faça oposição, que critique os governos, que proponha alternativas credíveis e que seja ouvida pelos portugueses. Essa é a grande falha da democracia e da sociedade portuguesa.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esse Pereira não faz a mínima do que é a Direita.
É outro parvo.
Você já devia saber...

9/08/2008 7:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br