quarta-feira, agosto 27, 2008

Festins do Minho

A Romaria de S. João d'Arga, em Caminha, é uma das mais conhecidas e típicas do calendário festivo do Alto Minho. Nesta quinta e sexta-feira a aldeia de cerca de 100 habitantes será invadida por centenas de romeiros.
Com a ajuda do chiripiti, aquece-se do frio e afina-se a voz com o som característico dos tocadores de concertina e tocadores ao desafio que cantam até altas horas da madrugada. Também por tradição, os romeiros pedem a S. João a cura para quistos, verrugas, doenças de pele, infertilidade e um arranjinho para se casarem.
Juntam-se centenas de solteiros no "penedo do casamento" e, segundo a lenda, consegue-se "arranjar testo para qualquer panela". "A pessoa atira uma pedra para o penedo e se ela ficar em cima dele, à primeira, é sinal que casa no prazo de um ano. Se for à segunda, tem que esperar dois anos. E por aí fora", explica Francisco Sampaio."
Um das quadras mais citadas e cantadas por estes dias em S. João d' Arga é a todos os níveis notável. Reparem na métrica e na rima, mas principalmente no delicioso conteúdo.

"Ó meu Senhor S. João
Casai-me que bem podeis
Já tenho teias de aranha
Naquilo que bem sabeis".
BlogBlogs.Com.Br