quarta-feira, julho 30, 2008

A Verdade da Mentira


Ao contrário do que muitos pensarão, o senhor da fotografia chama-se Mohamed Ialá Embaló, e é efectivamente o ex-chefe de estado da Guiné-Bissau, anteriormente chamado Kumba Ialá. Pois é, o político há muito desaparecido, converteu-se ao Islão no passado dia 18/07/08.
A conversão ocorreu numa mesquita em Gabu, na Guiné-Bissau, e terá sido antecedida de um estudo do árabe e do Corão, algo que ele não admite, (seria interessante saber porquê) em Marrocos, país onde vivia desde 2005.
Ora, o auto intitulado "profundo conhecedor das religiões" acabadinho de se converter ao Islão, e de se recensar com o seu novo nome (e credo), mentiu, ou pelo menos disse uma meia-verdade. Isto é, qualquer um pode-se converter ao Islão, a questão é que se amanhã lhe der na real gana converter-se a outra religião qualquer, ele já não é efectivamente livre para o fazer. Um muçulmano que queira deixar de o ser, não é livre para tal, pois comete no mínimo um pecado da apostasia se o tentar, e será quase de certeza severamente punido, inclusivé com a morte, por esse pecado, que é visto igualmente como um crime nos vários estados onde se aplica a Sharia. Provavelmente os imãs terão se esquecido de o informar dessa pequena nota-de-roda-pé na madrassa marroquina...
Ainda a propósito da questão das conversões religiosas, recomendo vivamente o artigo desta semana do Economist.com.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deve estar a preparar a alminha!!!! Agora falta saber a que criador!!!

8/01/2008 9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«... terão se esquecido...» (!?)

8/03/2008 11:33 da tarde  
Blogger Nuno Castelo-Branco said...

Bah, who cares?!

8/04/2008 2:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br