quarta-feira, julho 09, 2008

Uma enorme perda de tempo

Confesso que não fui à conferência de ontem na Ordem dos Advogados subordinada ao tema dos Direitos Humanos, onde mais uma vez sua eminência o dr. Mário Soares, licenciado em direito foi o convidado de honra, e claro aproveitou para se limitar a constatar o óbvio e mais uma vez bater apenas na actual administração americana. Pelo menos quem como eu, ler o artigo sobre a dita conferência no DN de hoje, fica com a nítida impressão que Guantánamo e a Administração Bush terão sido o único alvo das críticas. Quero crer que não terá sido só isso que se disse na conferência, mas que o artigo do jornal não diz. Aliás parece que há muita outra coisa que aquele artigo não diz, nomeadamente que a conferência foi a forma da Ordem assinalar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos…

Já que (só) se criticou e bem, Guantánamo, será que ninguém se lembrou de criticar o papel que o governo Português terá tido ao, como tudo indica, ter permitido os voos secretos e ilegais da CIA, de e para Guantánamo via Portugal? Ou da forma vergonhosa como o governo obstruiu e omitiu informações à comissão da EU constituída para averiguar esse assunto? E já agora, aquele advogado inglês da REPREIVE que esteve há poucos meses na OA e que escreveu uma carta ao nosso PM para tentar salvar a vida de um dos alegados “combatentes inimigos” que corre o risco de ser executado? Alguém se lembrou sequer de perguntar qual o ponto da situação desse caso de vida ou morte, no qual o nosso Governo pode intervir?

Já que as baterias estiveram apontadas apenas aos EUA, o grande Satã, será que o dr. Mário Soares ou o Sr. Bastonário, não se lembraram de criticar o que se passa no Tibete? No Zimbabué? (Sobretudo quando o Dalai Lama não foi recebido pelo governo Português ao contrário do Mugabe?). Será que se mencionou sequer o Darfur, ou a Somália? Será que ninguém criticou os terroristas? As FARC ou o Chávez? Ou os direitos humanos dos Cabindas e dos Angolanos em geral?

Será que nenhum dos ilustres oradores falou dos DH dos Portugueses?

Tenho a certeza que a morosidade da Justiça Portuguesa, e a reforma ao código penal foram objecto de críticas. Tal como as condições nas prisões portuguesas e o consumo de droga dentro das prisões. Ou a violência doméstica. De certezinha absoluta que o estado de Direito Democrático, que no fundo este país não é, e isso sim é que é um verdadeiro ataque aos Direitos Humanos, foi amplamente discutido numa conferência subordinada ao temo, ainda para mais na Ordem do Advogados...

De certeza que todos estes assuntos foram abordados. A jornalista no seu anti-americanismo é que injustamete apenas realçou as críticas do dr. Mário Soares e do Sr. Bastonário, à enormidade de Guantánamo e à actual administração Norte Americana, uma vez que todos os outros assuntos, são uma enorme perda de tempo, e não ajudam a vender jornais. Está-se mesmo a ver que foi isso que aconteceu.
BlogBlogs.Com.Br