terça-feira, julho 01, 2008

Uma boa notícia nunca vem só

Rapto da Europa (50)

Nada melhor do que comemorar a edição 50 de Rapto da Europa com uma excelente notícia. Após o referendo na Irlanda, o presidente polaco diz que não ratifica o Tratado de Lisboa. A guerra ainda não está ganha mas as perspectivas melhoram dia após dia.


in Público, 1/7/2008

O presidente polaco, Lech Kaczynski, anunciou que não assinará o Tratado de Lisboa, sustentando que ele está agora "sem substância" depois da recusa dos eleitores irlandeses a ratificá-lo, numa entrevista publicada hoje no diário “Dziennik”.

"Por agora, a questão do tratado está sem substância", afirmou o presidente conservador polaco ao diário, segundo a edição digital do jornal.

Todavia, o parlamento polaco ratificou, logo em Abril, o Tratado destinado a reformar o funcionamento das instituições europeias. Mas para ser definitivamente um dado adquirido, a ratificação tem de ter a assinatura do presidente.

A deserção de Lech Kaczynski é um golpe importante para os esforços do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, que pretende circunscrever o problema da ratificação à Irlanda, durante a sua presidência da UE que hoje começou.

"É difícil dizer como é que isto vai acabar. Em contrapartida, a afirmação segundo a qual não há União se não houver Tratado não é séria", acrescentou o presidente Kaczynski.

O novo Tratado, que visa facilitar o funcionamento das instituições de uma UE a 27 e que substitui o projecto de Tratado Constitucional rejeitado em 2005 em referendos em França e na Holanda, tem de ser ratificado por todos os Estados membros para que possa entrar em vigor.

3 Comments:

Blogger Zé Maria Duque said...

Ricardo, em principio, os parlamentos n ratificam tratados, aprovam-nos.

Quem os ratifica é o Chefe de Estado.

Quem os assina é o Governo.

Ou seja, os polacos (partindo que a doutrina é igual a da generalidade da Europa) já assinaram aprovaram o tratado, faltando só a ratificação.

Mas de facto, a esperança da Europa respousa nas duas ultimas nações cristãs do velho continente...

7/01/2008 9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ricardo, a propósito de festarolas, se se confirmar a morte do tratado e o fiasco dos tratantes, proponho um brinde gigantesco!

7/01/2008 10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado zmd. Repare que é o Público que afirma que o tratado é assinado pelo Presidente polaco.

mj, faça-se o brinde.

7/02/2008 8:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br