segunda-feira, junho 23, 2008

"A Guiné- Bissau é como um sorriso do outro mundo"


Tenho o privilégio de ser amigo do «Conselheiro Político, de Protocolo e de Informação Pública da Missão da União Europeia de Apoio à Reforma do Sector de Segurança da Guiné-Bissau». Designação oficial (e por isso mesmo pomposa) do cargo que o meu amigo Miguel ocupa há cerca de 2 meses na dita missão da EU, que visa ajudar a Guiné-Bissau a combater a criminalidade, eufemisticamente designado por “reforma da segurança”. Trata-se, a meu ver, de uma missão impossível. A título de exemplo, dias antes da missão da EU chegar à Guiné, elementos da Polícia Judiciária lá da terra não tiveram pejo em entrar numa esquadra de outra corporação e abater a tiro elementos dessa polícia supostamente para vingarem a morte de um colega na véspera...
Entretanto, através do seu blogue “Bissau Calling”, podemos ir acompanhando as aventuras, não das missões de combate ao tráfico, mas da vida dele e consequentemente dos guineenses, num dos país mais pobres do mundo, captado pelo olhar privilegiado (e já bastante experiente) de um jovem português que, para além de escrever muito bem, é um excelente fotógrafo que consegue apanhar como ninguém o tal “sorriso de outro mundo”.
A missão tem uma duração prevista de cerca de 15 meses. O blogue também, espera-se. Vão lá ver que vale bem a pena e este post já vem tarde.

3 Comments:

Blogger Miguel said...

Bernardo, sinto-me honrado com o destaque. Espero estar à altura, o que não será fácil depois dos elogios. Não gosto de falar de trabalho no blogue mas só para que fique esclarecido, não tenho culpa da designação do meu cargo, foi a Polícia de Ordem Pública que invadiu a esquadra da Polícia Judiciária e não o contrário e a Missão só tem por objectivo o combate ao tráfico indirectamente. Conto com a tua visita. Não te vais arrepender, a Guiné-Bissau é um grande país e as pessoas são na maioria excelentes. Há muito para conhecer e aprender por aqui.

6/24/2008 1:25 da manhã  
Blogger Bernardo Tait said...

Não dúvido.
Continua a fotografar e a postar meu caro.
Um gd abraço

6/24/2008 10:41 da manhã  
Blogger Afronauta said...

Sendo amigo de alguém com um título tão comprido e pomposo, haverá sempre sorrisos seja lá em que parte do mundo se estiver!

6/25/2008 2:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br