quinta-feira, maio 29, 2008

À Mulher de César Não Basta Ser Desonesta, É Preciso Parecê-lo


Não há nada como um cartel para cereja do bolo do neoliberalismo sucialista selvagem. Tão sólida a sua posição, que os seus sheiks parecem fazer luxo em que saibamos que não só introduzem o dedo, como andam com ele à roda. «Eh pá, quantas vezes é que já aumentámos os preços hoje? E quantas é que diminuímos este ano? Ah ah ah ah!» Querem ter a noção de que nós temos a noção de que eles têm a noção de que nós temos a noção. «Ah, se os gajos soubessem que, com a valorização do euro, não estamos a pagar o crude mais caro… Mas vá lá, paguem e não bufem!» Fazem questão de gozar a nossa impotência. «Boicote? Eh eh eh… Já estou a ver os suburbanos da Brandoa a ir abastecer a Badajoz…» Sabem que temos tanta alternativa como um hamster numa gaiola. «Atestem o depósito com óleo Fula!» Fazem questão de mostrar os cordelinhos dos títeres. «Já telefonei ao Manuel Pinho, a dizer que espero que a Autoridade da Concorrência só publique o comunicado a dizer que não se provou existência de cartel para o ano…»
Gostava de ter qualquer coisa de inteligente para dizer. Mas não tenho. Gostava de poder fazer alguma coisa. Mas não posso. No país em que é considerado um percurso político normal ser do PC, a seguir ministro sucialista, a seguir presidente da Iberdrola, vale tudo. E quem manda já descobriu que manda muito mais com sucialistas no poleiro. É como ir apanhar ovelhas vestido de pele de cordeiro. Sucialismo e capitalismo juntos serão eternos. Ou não. Quem sabe se um dia nos fartamos de futebóis e acordamos. Quem sabe se um dia mudamos a gerência desta Animal Farm e acabamos de vez com o Triunfo dos Porcos. Quem sabe.
PS: a imagem é do Eng. Ferreira de Oliveira, presidente da GALP, para saberem quem é, e se precaverem se forem ao lado dele no Metro.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"E quem manda já descobriu que manda muito mais com sucialistas no poleiro."

Discordo por completo. Quando lá estava o PSD, a inércia para manter o status quo é muitíssimo maior...

5/29/2008 4:31 da tarde  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Caro:

Concordaríamos talvez em que, quando lá esteve o PSD, a inércia era enorme, e não me julgue simpatizar com a obra recente do partido com que simpatizo vagamente.

Só digo que, com a maioria rosa,a inércia é ainda maior, e algum povo de esquerda (embora cada vez menos)baixa a guarda e permite maiores abusos.

5/29/2008 4:49 da tarde  
Blogger L. Rodrigues said...

Um abraço, Jorge.
Aqui há uns tempos descobri que ser social democrata é, actualmente, ser de extrema esquerda... estou cada vez mais resignado.

5/29/2008 6:00 da tarde  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Abraços, Luís.

Eu também descobri isso há uns tempos... em 95. Mas não estou nada resignado. Vou-lhes mordendo as canelas enquanto me dão cacetadas no lombo.

5/29/2008 6:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que descobrirem que ser social-democrata é ser de esquerda.

Este texto oferece-me um comentário imediato: A mulher de César ficou muito mal na fotografia

5/30/2008 10:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br