terça-feira, maio 20, 2008

A Minha Gaja


Ao assistir às prestações televisivas daquela que se propõe resgatar o partido do meu coração, sinto-me percorrido por um frémito de entusiasmo semelhante ao de um egípcio que acorda envolto em ligaduras dentro dum sarcófago no fundo duma pirâmide. Ver-lhe estampados no rosto aqueles sintomas evidentes de gastroentrite crónica feminina galvaniza-me para os combates que aí vêm com o mesmo entusiasmo com que um peru aguarda o Natal.
E no entanto.
Ela é a única Esperança que nos resta, como dizia a tribo de antropófagos ao acabar a última freira do caldeirão.
Agora é a sério.
Agora, já não podemos contar com o Dr. Santana Lopes. Não apenas por ele não saber provavelmente contar até mais do que três, mas porque ele já não é o idiota útil que nos diz que depois dele só pode vir coisa melhor.
Agora, temos de contar com o Dr. Passos Coelho. Fotogénico, telegénico, transgénico, liberal. Agradável de ouvir, convenhamos. Com umas ideias fracturantes, embora já um pouco vistas, como o casamento gay. Com umas propostas liberais, para nos libertar do insustentável peso do Estado. E feito da mesma massa de que vamos todos sendo feitos, tiradinhos do molde e passadinhos pela estufa, com um brilhozinho vidrado nos olhos. Bem sucedidos na vida, bem falantes, com uma gravata azul eléctrica e um padrinho chamado ângelo, capazes de inspirar no semelhante a fé na concretização dos seus dele ideais de vida, como um empregozinho na Câmara de Vinhais. O homem arrisca-se a ganhar o partido. E depois, porque não ganhar ao engenheiro? O seu é o limite. E tudo vai sendo possível neste país triste onde quem não é ordinário é extraordinário.
Eu, tenho apenas a minha Manuela. Ergo-a como um facho a arder na noite escura. Por enquanto não sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios, mas lá hei-de chegar. Um homem aprende a amar a sua gaja. Se for ela a escolhida, apesar de tudo, para guiar o país, por aquela trupe de saloios tachistas, comandados por caciques que têm uma representação da Vodafone no Portugal profundo, que decidem os destinos do partido, logo da Nação, logo o meu, nas directas. Tenho de esperar, e ter esperança. Só não vou atrás do que me dizem alguns com olhos doces. Preferia mil vezes escorregar nos becos lamacentos.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No mínimo, Senhora Dona Gaja. Haja respeito (pela gaja)

Pêpêdêpêéssedê

5/20/2008 6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente! Encontro alguém que não tem vergonha de declarar o seu amor pela "gaja"...e eu q sou realmente gaja, também declaro aqui e agora, o amor pela mulher dos meus sonhos!

Grande post.

5/20/2008 7:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nãâã... Já passou o prazo de validade. Ainda vem aí a ASAE e leva-a!

5/20/2008 9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a senhora tem "pedigri"; bebeu chá em pequena na chavena herdada.os outros são suburbanos. então o tio patinhas?

5/20/2008 11:48 da tarde  
Blogger osátiro said...

Com os índices económicos do país no vermelho( e ainda irão ficar pior...) querem ver que a "velhota", sem cara para aparecer na TV ainda pode ganhar em 2009?
Muito gostava: só para ver muitas caras de entero por esse país fora.

5/21/2008 3:02 da manhã  
Blogger R said...

A manela está ´cos pés ´pá cova, as ideias dela estão em sintonia com o regime Grego. Está velhinho, ainda se lhe dá um ataque cardíaco; o Lopes coitado é bom moço, ingénuo até. O Patinha Antão com um nome destes não vai a lado nenhum, o outro... neto.. enfim. Resto somente o querido modelo Passos Coelho, que defende a privatização da CGD e de pôr o Estado como mero árbito na economia. Quer pôr a saúde e educação a competir com os privados. Até agora, de todos é o que se apresenta mais jovem, mais bonito, menos ingénuo, mais capaz e com o nome mais sonante.

5/21/2008 10:49 da manhã  
Blogger L. Rodrigues said...

Com o PPC, o PSD passaria a PLD, e eventualmente poderia cair o D, que só atrapalha os L, de qualquer maneira.

5/21/2008 1:51 da tarde  
Blogger L. Rodrigues said...

ah, quanto à "gaja", parece uma cavaca seca. E não falo da idade nem da cara.

5/21/2008 1:52 da tarde  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Espero sinceramente que ninguém tenha o mau gosto de comentar que, com MFL, voltamos à vaca fria.

5/21/2008 2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com MFL, voltamos à vaca fria!

5/22/2008 5:23 da tarde  
Blogger PDuarte said...

Com MFL, voltamos ao boi cote.

5/22/2008 11:20 da tarde  
Blogger PDuarte said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5/22/2008 11:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br