segunda-feira, maio 12, 2008

Insegurança alimentar



Rapto da Europa (35)

O novo tema da moda é a crise alimentar. Os culpados são os do costume, os Estados Unidos, sempre os grandes responsáveis por tudo e que desta vez se puseram a produzir “biofuel”, e a ganância do capitalismo. Os alimentos não chegam para a população mundial e as situações de pobreza alastram por esse Mundo fora. Alguns ainda vão referindo o aumento da procura, vindo da China. Como está muito longe, podem também arcar com parte das culpas. São muitos os que denunciam esta situação mas poucos os que apresentam qualquer solução.

O que também ninguém diz é qual a responsabilidade da União Europeia e da famigerada Política Agrícola Comum. Antes da crise, a UE produzia excessos que mandava deitar fora ou dar aos “pobrezinhos” da Europa. Por vezes pagava aos produtores para exportar para outros pontos do Mundo, pondo em risco a subsistência de algumas agriculturas de países menos desenvolvidos. Foram anos de fartura e de esbanjamento por essa Europa fora.

Mas não em Portugal, onde a generalidade dos agricultores caiu na descrença ao serem confrontados com produtores mais eficientes e bem organizados, e também com mais e melhor terra para cultivar. A balança externa agravou-se e Portugal confiou o seu destino agrícola aos euro-burocratas. Mas não fazia mal pois a agricultura não era essencial. Falar em segurança alimentar era usar argumentos do tempo de Salazar, diziam. Entretanto, a agricultura portuguesa ia definhando.

Agora, após a reforma da PAC e a pseudo-reforma que se lhe seguiu, vem uma crise alimentar e ouvimos os apelos á segurança alimentar na Europa. Os mesmo que justificaram o fim da agricultura portuguesa menosprezando qualquer necessidade de segurança alimentar e dizendo que o mercado é que valia, vêm agora rebuscar o mesmo argumento para justificar o reforço do poder de Bruxelas no incentivo á produção agrícola. Entretanto, a agricultura portuguesa já definhou e não nos resta alternativa senão ir lá fora comprar cada vez mais e cada vez mais caro. Também isto faz a Europa.
BlogBlogs.Com.Br