sexta-feira, março 28, 2008

Istambul faz hoje 68 anos


Em 657 a.C. havia uma localidade no sítio da actual Istambul que foi colonizada pelos Gregos que a chamaram de Bizâncio, em honra do seu líder Byzas.
Quando os Romanos conquistaram a Grécia, Bizâncio tornou-se uma cidade livre, mas subordinada de Roma.
Em 324,d.C., após uma batalha, o imperador romano Constantino pernoitou uma noite em Bizâncio, durante a qual terá tido o sonho de transformar a cidade.
Após de 6 anos de obras que mais que triplicaram o tamanho da cidade, o imperador inaugurou a sua cidade, Constantinopla, substituindo Roma como capital do império. Assim, "durante 1599 anos, 10 meses e 17 dias", a antiga Bizâncio chamou-se Constantinopla, em honra do primeiro imperador Romano cristão.
Durante longos séculos, foi a maior cidade do mundo, mas não resistiu à invasão turca de 1453. Mesmo assim, o nome manteve-se, até que neste dia em 1930, Kemal Ataturk terá decidido alterar o nome da milenar cidade para "Istambul, expressão de origem grega eis tem pólin, que significa “na cidade”.
Hoje parece que já não resta nenhum vestígio de Bizâncio, e “a única recordação de Constatino Magno é a coluna epónima em pórfiro calcinado que ainda atrai os olhares dos turistas”.
E assim se mantém, na minha opinião, a única razão pelo qual se pode afirmar que a Turquia é um país ocidental e europeu…
Citações retiradas do livro "365 Histórias da História"

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Turkey alone has more Greek ruins than Greece and more Roman cities than Italy.

3/28/2008 10:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só pode considerar a Turquia como um país ocidental e europeu - e eu acrescento civilizado - quem nunca lá pôs os pés ou é ceguinho de todo.

(Com pontinho.)
.

3/29/2008 7:06 da manhã  
Blogger Nuno Castelo-Branco said...

Ok, a chamada zona de Andrinopla/Constantinopla que entre na futura-defunta UE, como Estado separado. Tem dimensão para isso: o Luxemburgo, Malta ou Chipre são mais pequenos e com menos população. Não vai ter tempo para aquecer o lugar. Se a Turquia entrar, que venha também Israel, bem mais europeu que muitos membros. Já agora...

3/31/2008 11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br