quinta-feira, março 27, 2008

Ainda a cena marada da ESCM!

Finalmente consegui ver aqui as imagens da famosa cena na Escola Secundária Carolina Michaelis.
E não resisto a comentar porque esta história é toda ela fabulosa!

Uma professora que permite que os telemóveis estejam ligados durante uma aula de francês, para os alunos ouvirem música. Onde terá ela aprendido o que quer que seja…?
Uma Mãe que liga para a filha no decorrer de uma aula. Grande exemplo.
A rapariga que mostra um desrespeito pela professora, mais velha e (suposta) autoridade dentro da sala, provavelmente em linha com o que lhe é exigido em casa.
Um colega que não se lembra de nada melhor do que filmar e publicar a cena deplorável. Talvez uma dose de vergonha não lhe fizesse mal.
E no fim das contas, transferem-se os miúdos de escola. À laia de castigo? Ou de segregação?
Que tal se os pusessem a fazer trabalhos cívicos durante uns tempos e, obviamente, proibissem ambos (ou mesmo todos!) de ter o telemóvel ligado durante a aula?
Proibir, sim, PROIBIR! Já passaram mais de 30 anos sobre o a peregrina ideia de que “é proibido proibir”. Não é moderna.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que é triste é que numa situação destas os regulamentos acabam por estar um pouco do lado dos alunos, cortando um pouco as pernas ao conselho disciplinar que acaba por decidir a pena a aplicar. Digo isto porque, por exemplo, para aplicar os referidos "trabalhos cívicos" é necessária autorização dos pais e/ou encarregados de educação dos alunos. Por essa razão ficam de fora, na maioria dos casos, as penas que se refiram a "trabalho comunitário" dentro da escola, porque os pais simplesmente não o autorizam.
Sugiro uma leitura de um post noutro blog sobre o mesmo tema. (http://slutscity.blogspot.com/2008/03/uma-escola-portuguesa-com-certeza.html)

3/27/2008 12:15 da tarde  
Blogger Joana Lopes Moreira said...

Obg pelo esclarecimento, anónimo. Mas a situação ainda me enfurece mais! Mudam-se tantas coisas, também se podem mudar esses estúpidos regulamentos. Já que será bastante mais difícil e demorado mudar a mentalidade desses pais coniventes e permissivos, que se escusam a contrariar, castigar e, portanto, educar. Uma tristeza

3/27/2008 12:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Chega de desresponsabilizar os alunos!!! Acho lindamente que sofra uma penalização, bem como responder a um processo crime. A liberdade passa também pelo responder-se pelos seus comportamentos

3/27/2008 12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Incrível, este caso! Todo ele fabuloso, concordo.
Autorização para ouvir música com o telemóvel, numa aula de francês?
No meu tempo de liceu nem havia telemóveis, é certo, mas não é por os tempos serem outros que me entra na cabeça que seja aceitável permitir esse comportamento numa aula, a quem quer que seja.
Isso deveria ser regulamentado pelo Conselho Executivo da Escola e não pelos professores, aleatoriamente. Será a todos os níveis incorrecto, neste caso, culpar a professora mas... não concordo em nada com o antecedente que ela abriu aos alunos, com o método que usa nas suas aulas. É, notoriamente, uma forma de não ter chatices e levar a vida "numa boa".
E, vendo bem... atender uma chamada da mãe é mau, comparado com ter uns fones nos ouvidos e estar a abanar a carola ao som dos Tokio Hotel ou dos Linkin Park, a meio de uma aula? Tenho dificuldade em responder a isso, sabem? Se fosse uma aula de arte, expressão artística, desenho, pintura, etc... mas não é esse o conceito que tenho do que se faz numa aula de francês!
Mas nada disso desculpa o que se seguiu, também é verdade!
Transfiram-nos. Mas transfiram também a professora e o Conselho Executivo, que permitiram e facultaram o ambiente ideal para isto acontecer (a ocasião faz o ladrão, certo?) e, já agora, transfiram também a Ministra, não se perde grande coisa.
E pronto... acabou-se-me de momento a "incontinência verbal" sobre isto. De momento... ;)

Avancemos, para o abismo........ ;)))

3/27/2008 1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por falar nisso, quando é que os Tokio Hotel voltam a Lisboa?

3/27/2008 11:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br