segunda-feira, fevereiro 18, 2008

retrato de um país

Há alguma lógica em nos depararmos com um cenário de um quase pós-guerra depois de uma noite com chuva intensa!? Mais, é lamentável que a protecção civil não saiba (ou omita deliberadamente) as reais consequências do mau tempo em alguns dos locais mais afectados. Posso assegurar que a parte baixa de Santo Amaro (em Oeiras) estava hoje às 7:30 submersa, com estradas cortadas, carros e casas inundadas. Pelo menos 1 escola não chegou a abrir (a das minhas filhas), onde, às 9:30, nenhuma funcionária/professora havia ainda conseguido chegar. A escolha dos títulos é aleatória e tem como único objectivo caricaturar a porcaria de país que temos:
- Dois mortos em carro que caiu a uma ribeira em Belas (Publico)
- Perto de 70 agentes tentam auxiliar automobilistas no caos de Lisboa (Publico)
- Um relâmpago danificou a central telefónica dos Bombeiros Sapadores de Setúbal que cerca das 10h30 tinham apenas uma linha telefónica para atender dezenas de pedidos de ajuda, disse à Lusa o comandante da corporação. (Publico)
- A chuva e vento fortes que se fizeram sentir durante a noite provocaram hoje o arrastamento de um muro em Porto Brandão, Almada, que provocou danos materiais em 10 viaturas e levou ao corte de estrada no local. (Publico)
- Durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira abateram-se sobre o território continental fortes chuvadas que provocaram inundações em vários locais tendo sido os concelhos de Cascais, Oeiras, Loures e Sintra os mais afectados. (rtp)
- Cerca de 180 inundações, sete desabamentos de terras e quatro quedas de árvores é o balanço dos estragos causados pela chuva, na madrugada desta segunda-feira, no distrito de Lisboa. O balanço avançado pela Agência Lusa, que cita uma fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, não inclui os estragos na própria cidade de Lisboa. (tvi)
nota: ninguém põe em causa que há fenómenos meteorológicos difíceis de prever e quase impossíveis de prevenir. Quer, no entanto, parecer-me que não será a chuvada de uma noite, por mais forte que seja, adequada a produzir os estragos e incómodos acima descritos. Ano após ano, repete-se a incúria e o desmazelo de municípios e da protecção civil. Ano após ano, sucedem-se as inundações e avultados prejuízos sem que ninguém seja chamado à liça. A responsabilidade política é inexistente e optamos todos por enfiar a cabeça na areia como se fosse uma inevitabilidade. É lamentável.

9 Comments:

Blogger Tiago Pestana de Vasconcelos said...

Cheias???

Meu caro,

O Vereador Sá Fernandes só está preocupado com as rendas que paga o Eleven...

O Presidente António Costa está preocupado com as exonerações de funcionários antigos...

O Vereador do PSD desapareceu para parte incerta desde as últimas eleições, pelo que não está preocupado com nada...

Os Vereadores Carmona e Roseta estão preocupados em ser reeleitos para o ano...

O Vereador do CDS está preocupado com....? ah! esquece o CDS não tem Vereador e, aparentemente, não há ninguém que se preocupe com isso...

2/18/2008 1:02 da tarde  
Blogger Rui Castro said...

"O Vereador do CDS está preocupado com....? ah! esquece o CDS não tem Vereador e, aparentemente, não há ninguém que se preocupe com isso..."
Muito bom. Já agora, o que é que o António Carlos Monteiro tem a dizer sobre o assunto?

2/18/2008 2:40 da tarde  
Blogger Fernando Antolin said...

Nem de propósito,ontem passou um programa na RTP1 sobre,entre outras,as cheias de 1967,apresentado por Maria Elisa.Pessoalmente e porque me lembro bem dessas cheias e do resto que se mostrou,achei o programa um falhanço quase completo,desenxabido e prometendo muito para o que veio a mostrar.
Claro que,pelo menos numa coisa,"bateu" tudo certo:mais uma chuvada valente e qual Protecção Civil,alerta da côr de burro quando foge,mais o raio que os parta,salta à vista o desleixo,incúria de tudo o que é(?)responsável,prevenção inexistente,repetição dos mesmos erros,etc,etc,etc.Assim,até à próxima...!

2/18/2008 3:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

.

2/18/2008 4:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a culpa é do bush
do d.afonso henriques
e do adão.
a culpa é sempre dos outros

2/18/2008 4:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De tudo isto, o que é mais interessante é o facto da maioria dos portugueses não saber que o país em que vive é isto. Como para eles tudo acontece como algo que vem de um mundo superior, divino ou terreno, não há que exigir responsabilidades. Aos seres superiores não se pedem responsabilidades...

2/18/2008 9:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

temos sorte, sim muita sorte em viver num país de clima ameno....em fogos e cheias o que temos é sorte, pura sorte.nada funciona neste país de faz de conta

2/19/2008 2:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com os meios de que actualmente se dispõe, os desastres que se verificaram - Nossa Senhora desta Terra de Santa Maria intercedeu por nós e terá evitado desgraça maior - poderiam ter ser tido alguma prevenção.
Nada disso.
Continua tudo na mesma, senão pior, sem quaisquer cautelas para a segurança de um POVO CADA VEZ MAIS DESRESPEITADO.
As imagens das previsões meteorológicas estão todas à vista e só quem não as viu foram os "serviços" que deveriam estar atentos.
Isto não se passa em lugar nenhum do mundo a não ser em algum, no tal terceiro, onde toda a gente se está nas tintas, quase sempre por pura ignorância.
Cá, como sempre, ninguém tem responsabilidade.
(Com pontinho.)
.

2/19/2008 7:24 da manhã  
Blogger R said...

2 Horas de drama intenso com perguntas por parte dos jornalistas "o que sente neste momento"?

Ridículo não que se faça isso, mas que se dê ouvidos a isso.
O povo Português vive do sentimento geral em função do noticiário, nunca da racionalidade própria.

Isso viu-se em 2 horas de dramas atrás de dramas, com uma pasmaceira de bombeiros sem meios a fazer resgates improvisados. As instituições vivem para a TV e para a "EUROPA", por outro lado o nosso jornalismo é a bela figuraça Portuguesa que se contenta com atestados de burrice sem indagar a real situação.

Viva os escândalos do "diploma" porque isso sim, interessa imenso!

2/19/2008 12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br