sexta-feira, fevereiro 22, 2008

À atenção do PPM

O PPM quer discutir políticas e fundamentos de ordenação dentro do CDS. Como pela leitura da petição da Ala Liberal muitas são as dúvidas que se me concitam, ponho à consideração dele as seguintes questões, esperando uma resposta densificada à altura das expectativas que os seus textos fundadamente ou não vão gerando.
A Ala Liberal não conhece a distinção entre pessoa e indivíduo. Reduz a liberdade à dimensão negativa e escusa-se a procurar solução para a aporia em que esbarra: recusando qualquer fundamento que transcenda a legalidade que, no ódio ao Estado, pretende também fazer recuar, como constitui o vínculo social e alicerça a responsabilidade? Buscará um estranho consenso a posteriori que não mais é do que expressão maioritária do interesse colectivo que tanto abomina? E como pretende combater o triunfo do positivismo se ignora a normatividade que existe para além da legalidade e contesta, num desejo de alcançar uma presuntiva neutralidade, um referente axiológico de modelação dos aspectos fundamentais do viver em sociedade?
Odeia o Estado, pretende superar o positivismo, recusa um horizonte de fundamentação axiológico e proclama o atomismo des-solidário. Diria que procura a quadratura do círculo, mas fico à espera das explicações.

BlogBlogs.Com.Br