quarta-feira, janeiro 23, 2008

"sábios"

Rui Ramos, no Publico de hoje:
"Acontece que, em vez de marcharem contra os jihadistas, ei-los a avançar contra as igrejas cristãs, e especialmente contra a católica. Enganaram-se no século? É por hábito? Ou dá-lhes mais jeito mostrar contra o Papa a coragem que lhes falta perante os jihadistas? Pois: morrer pelas ideias, mas de morte lenta."

5 Comments:

Blogger Viriato said...

A coragem dos laicistas militantes não é ilimitada. Quando está em causa o seu "próprio pêlo", a liberdade de expressão e de opinião ganha outra dimensão! Já para não falar da coerência das suas ideias!
Gostaria que muitos dos que por aí andam a atacar a igreja por tudo e por nada, fosse passar 2 ou 3 meses à Arábia Saudita ou ao Irão, para ver o que era a separação entre o Estado e a religião e a verdadeira dimensão da expressão "liberdade de expressão"!!

1/23/2008 2:03 da tarde  
Blogger José Luís Malaquias said...

E é por essa defesa que a Igreja quer ficar conhecida? «Nós somos só mauzinhos, os outros são muito piores.»
Pois, eu espero mais desta Igreja e não me resigno a adoptar a postura do «Há pior, há pior».
Os exemplos apontados, todos eles confrangedores, só mostram a má ideia que é ter uma religião de estado, um entrosamento entre a religião e o poder.
Esse é que é o verdadeiro significado de "A César o que é de César..."

1/24/2008 12:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Seu maroto, a provocar ...

1/24/2008 12:52 da tarde  
Blogger Viriato said...

Não me parece que seja essa a ideia, pelo menos não é a minha!
Acho que a igreja precisa de ser melhorada em muitos aspectos, bem como concordo com a separação entre o estado e a religião. O Estado deve ser laico, não restem dúvidas sobre isso. O que eu não posso aceitar é que se ponha em causa a liberdade religiosa, ao coartar a possibilidade de alguém poder expressar a sua opinião, numa universidade. A isso se chama a ditadura do laicismo ou anticlericalismo militante!
Agora, isso não impede que, para além do que referi, haja por parte dos ditos laicos duas bitolas diferentes em termos de tratamento entre os católicos e os muçulmanos! Tudo o que é católico é alvo da mais severa crítica, enquanto as atitudes censuráveis dos muçulmanos são encaradas com bastante condescendência!

1/24/2008 1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Verdade, verdadinha caro Viriato. Está mais certeiro do que quando combatia os romanos ...

1/24/2008 6:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br