quinta-feira, janeiro 31, 2008

Revolucionários




Hoje, um grupo de republicanos vai evocar o 31 de Janeiro de 1891. Os próximos 2 anos, de resto, vão ser pródigos em evocações. Todos temos o direito de lembrar os "nossos" e celebrar "os nossos heróicos feitos". Como recordava o Rui Tavares há dias, todos temos o direito de ter as nossas ideias. Menos legítimo me parece transformar esse direito na faculdade de podermos construir os nossos próprios factos.
Diz o CAA, com a sua seriedade costumeira, que os revoltosos do 31 de Janeiro (revoltosos, insisto), a caminho do degredo, exibiam "rostos esculpidos em firmeza, com uma expressão convicta que hoje já não se tem, de cerviz dura, gente do Porto que exibe um alento que nenhuma derrota alquebrará". Aos revoltosos, por serem-no, a derrota impõe sacrifícios. E é vê-los, coitados, no retrato que ilustra a pungente evocação do CAA, tão sacrificados, pobrezitos, rumarem num qualquer vapor com destino ao inferno certo. É vê-los todos desgrenhados, nus quase, barbas por fazer, chapéus sujos e maltrados e acorrentados... com correntes de ouro a segurar os relógios que apesar de tudo conservam. Estranha opressão esta... Felizes subversivos estes.
Estes revolucionários, coitadinhos, carregam rostos esculpidos em firmeza. Os revolucionários da Monarquia do Norte são apenas trauliteiros. Provavelmente, na sempre iluminada convicção do CAA, os sublevados monárquicos, tudo gente do pior, como é óbvio, foram apesar disso recebidos de braços abertos pela bonomia republicana. Qual presos, qual quê! Só os republicanos, coitadinhos, gente do melhor, já se sabe, com rostos esculpidos em firmeza, sofreram as agruras muitas que o CAA tão bem mostra naquele horroroso cenário da fotografia. Melhor sorte do que estes heróis republicanos teve El Rei Dom Carlos, poupado às angústias do degredo e à humidade dos calabouços. Generosos os heróis carbonários que não querem para o inimigo que os aflige os males com que ele os acossa. Bem-hajam pela vossa grandeza. Tendes émulos que não são melhores do que vós! Alegrai-vos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Maldita hora em que esses provincianos, no mau sentido da palavra, se acharam "modernos" e "avançados" por estarem a imitar o que se passou em outros pontos da Europa. Há 400 anos que o fazemos e continuamos sem aprender...

1/31/2008 9:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perguntas:
.Quem é o CAA? O que vale?
.Quem é a cambada do Porto que só vive para o "dragão"?
.Quando é que o Povo Português entende que só recomeçará a ter algum valor - se alguma ver o reganhar - quando tiver o bom-senso de olhar para Portugal como uma Nação à qual é fundamental dar o suor e a cara para a luta contra tudo o que o está a atrofiar?
.Quando entenderá que os socialistas, iguais aos comunistas, lhe estão a dar cabo da vida?
.Quando é que o Povo vai dizer basta e dar um valente murro em cima da mesa ou nas trombas dos ladrões que o andam a enganar?

2/01/2008 7:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br