segunda-feira, janeiro 21, 2008

Obituário

1 - Neste dia em 1793, Luís XVI com 38 anos, foi guilhotinado em França. Cinco meses antes a monarquia tinha sido abolida e Luís foi considerado culpado de traição e condenado à morte pela Convenção, que votou a sentença por 380 votos contra 310, no dia 18 de Janeiro.
"Terá enfrentado a morte com coragem e compostura. Recusou que os guardas o amarrassem e subiu resolutamente ao patíbulo no meio do silêncio sepulcral da multidão, as suas últimas palavras foram: «Morro inocente dos crime de que me acusam. Perdoo aos que quiseram a minha morte e peço a Deus que o sangue que ides derramar nunca caia sobre a França.» De seguida o rei que introduziu a guilhotina, foi ele próprio guilhotinado. O silêncio terá continuado após a execução, até que finlamente se ouviram gritos de "Viva a República!"
[A Guilhotina foi usada em França até 10 de Setembro de 1977!]

2 - Neste dia em 1924, morreu Vladimir Ilitch Lenin. Ainda hoje não se sabe ao certo a causa da sua morte.

3 - Também neste dia em 1950, morreu Eric Arthur Blair, escritor inglês que usava o pseudónimo George Orwell, um dos grandes críticos do totalitarismo.

Datas e citações retiradas do "365 Grandes histórias da História", de W.B. Marsh e Bruce Carrick, Bertrand Editor. É provavel que ainda venham a ver aqui mais umas citações deste livro...

BlogBlogs.Com.Br