segunda-feira, janeiro 28, 2008

I Want a Referendum

Rapto da europa (17)

O Reino Unido é a patria da liberdade e da democracia. Há quem prefira França, confundindo jacobinismo com aqueles atributos. Mas se dúvidas houvesse, a questão do referendo sobre o novo tratado europeu dissipa-as de imediato.

O Governo inglês já decidiu que não iria realizar um referendo sobre o Tratado de Lisboa. Como se passou recentemente em Portugal, o Primeiro-Ministro Gordon Brown afirma que a sua ratifição pode ser feita por via parlamentar dado que estamos perante um novo tratado que veio substituir a anterior proposta de Constituição. À semelhança de Sócrates também o anterior PM inglês, Tony Blair, tinha prometido realizar um referendo sobre este assunto. Mas como a mentira não é exclusiva de Portugal, também em Inglaterra se mente ao povo.

A organização inglesa “I Want a Referendum”, uma entidade privada que vive dos apoios prestados pelos seus membros e por outros benfeitores, está por isso a organizar um referendo sobre o Tratado de Lisboa em várias cidades do Reino Unido. Como o Governo não o faz, aquela organização decidou avançar como uma consulta popular. È verdade que não terá qualquer peso legal. Mas poderá ter um importante peso político se conseguirem abranger uma parte significativa da população e se o resultado daquela consulta for negativo para a ratificação do tratado.

Nesta consulta espontânea colaboram outras entidades da sociedade civil e membros do parlamento de todos os partidos. O que é mais importante, como refere a organização, é que o povo inglês se possa pronunciar livremente fazendo juz aos ideais de liberdade e de democracia que há séculos habitam por aquelas paragens. E em França, o que se passa? “Rien ne reste à faire”.
BlogBlogs.Com.Br