quarta-feira, janeiro 30, 2008

E POR QUE NÃO 6 MESES? OU MESMO SEIS ANOS...?

Como é que só agora descobri esta notícia...?
1º - Em Espanha há, imaginem, associações de clínicas de aborto. São tantas que até se organizam em associações (plural!). É o corporativismo ao serviço da defesa dos seus interesses, sejam eles quais forem.
2º - As ditas associações anunciaram recentemente uma greve de seis dias. Não querem esticar isso para seis meses ou mesmo seis anos? Aposto que muitas ex-futuras clientes agradeciam.
3º - A greve é uma forma de protesto contra a falta de protecção legal e institucional em que consideram encontrar-se. E por que é que se sentem desprotegidas? Porque algumas clínicas em Barcelona e Madrid foram alvo de rusgas que levaram a várias detenções por alegadas violações da lei do aborto em Espanha. Imaginem bem... as clínicas foram inspeccionadas... uma afronta, é o que é!
4º - Quem é o bode-expiatório? Grupos religiosos, of course!!!!! Vá lá, grupos fundamentalistas...
5º - E quem promoveu a greve? Esta é ainda mais óbvia: uma Associação de Planeamento Familiar (no caso, a da Catalunha e Baleares).
Segundo o Ministério da Saúde espanhol, em 2006 realizaram-se 101.592 abortos, a maioria em clínicas privadas, com a taxa de abortos a situar-se em 10,62 por cada mil mulheres em idade fértil (entre 15 e 44 anos), comparativamente aos 9,6 registados em 2005.
Em quase 97% dos casos foi apontada como causa o risco para a saúde materna, seguindo-se os casos de risco para a saúde do feto (2,83%).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há que lutar por um novo referendo.

1/30/2008 7:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br