sexta-feira, dezembro 07, 2007

Esta é a União Europeia que quero

Rapto da Europa (10)


Neste fim-de-semana realiza-se a Cimeira UE-África. Acontecimento importantíssimo para Portugal. Portugal sozinho não conseguirá nada em África porque não tem dimensão. Mas tem “know-how” que está por aproveitar há mais de 30 anos. E dadas as nossas responsabilidades históricas precisamos de “trazer” os europeus e os norte-americanos para ajudar África. Mas não é só neste sentido que a cimeira é importante. Mostra também que não necessitamos de uma Política Externa Comum ao nível europeu mas sim de vontade de cooperação entre os países. Há cimeira sem Gordon Brown e ainda bem que há porque os ingleses não deixarão de a apoiar desde que a UE não se transforme numa utopia colectiva em que a vontade soberana dos povos é subjugada. As relações externas são a prova provada de que podemos ter uma UE que agrade a todos e que não queira impor o seu modelo único. Demonstra-o o maior sucesso do projecto europeu, os sucessivos alargamentos, e demonstra-o para Portugal a recente parceria especial com Cabo Verde.

Esta é a União Europeia que quero.

5 Comments:

Blogger jorge lima said...

Engraçado, quano a Direita anti-europeia se sente na necessidade de mudar de cor para captar as atenções... Traduzirá isso uma rejeição do preto?

12/07/2007 2:52 da tarde  
Blogger jorge lima said...

quando, quando, quando...

12/07/2007 2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Do preto, qual deles? Estão cá tantos

12/07/2007 3:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«Do preto» em sentido genérico, como em «o racista», «o Tuga», o Grunho» ou «o Bronco».

12/07/2007 3:36 da tarde  
Blogger RICARDO PINHEIRO ALVES said...

Cores variadas dão mais vida ao blog. Incluindo o preto. Chama-se diferença e é o contrário de igualdade. Aquilo de que eu não gosto nem na Europa nem em lado nenhum...

12/07/2007 3:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br