quarta-feira, novembro 14, 2007

Eleitos e não eleitos (5)

Não resisto a meter a foice em seara alheia.
O ZLM, no post aqui em baixo, "queixa-se" por não haver, em monarquia, mecanismos de correcção para afastar quem não esteja à altura do papel que tem a desempenhar. Mecanismos, assim mecanismos mesmo, estilo leis e artigos da Constituição, não há, efectivamente.

Mas vamos lá ligar à Terra!! Os herdeiros são educados de forma “especial”, são educados para virem a ser reis. E isto diminui consideravelmente a probabilidade de serem umas perfeitas nódoas no exercício das suas funções. Que afinal, nos dias que correm e nas monarquias ocidentais, se centram na representação do seu povo e do seu País com honra e dignidade.
Diminui (a probabilidade) mas não elimina, é certo.
Mas os herdeiros podem sempre abdicar do trono, se assim o entenderem e/ou forem aconselhados (eles rodeiam-se de consultores, right?). É preciso um herdeiro muito teimoso para não abdicar quando a opinião pública assim o indica e os seus conselheiros o confirmam.
No limite, não estou a ver o próprio herdeiro a pôr em risco o regime do seu País.

1 Comments:

Blogger Ricardo Pinheiro Alves said...

E existe uma lista de sucessão ao trono que pode substituir quem abdicar. O grande problema do ZLM com a monarquia é a desigualdade que existe pelo factio de um privilegiado ser Rei. È isso que ele não consegue aceitar.

11/14/2007 6:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br