quinta-feira, outubro 18, 2007

WW III, do outro lado do mundo

Na mensagem anterior, Rui Castro levantou o espectro de uma possível guerra mundial que seria desencadeada caso o Irão optasse decisivamente pela opção nuclear.
Penso que esse perigo, embora real, não é eminente. A Coreia do Norte, um regime bem mais errático e despótico do que o Irão, efectuou o seu teste nuclear e não houve daí consequências de maior. O mundo ficou um pouco mais inseguro mas a mudança não foi tão drástica que justificasse uma escalada militar. Estou convencido que o mesmo se passará com o Irão, o qual mesmo com a opção nuclear está sempre mais refém dos seus interesses económicos no mundo do que estará um regime isolado como a Coreia do Norte.

Onde eu vejo o verdadeiro perigo de uma Guerra mundial num futuro próximo é no estreito de Taiwan.

Como se sabe, até ao ano passado, Pequim e Taipé concordavam que só havia uma China, embora discordassem sobre o seu legítimo representante. Com a eleição do actual presidente do Taiwan, um adepto da declaração de independência da ilha, as coisas ficaram muito mais perigosas, visto que o equilíbrio de forças até agora era o seguinte: a China reclama soberania sobre Taiwan. Taiwan não negava essa soberania, só não aceitava o governo. A China reservava-se o direito de invadir a ilha mas não o fazia porque dois porta-aviões americanos asseguram a defesa da ilha contra uma invasão. O status quo funciona assim desde 1949.

O que mudou entretanto é que as Forças Armadas Chinesas cresceram enormemente e são já plausivelmente capazes de conduzir uma invasão da ilha, mesmo contra as objecções dos EUA. O novo presidente do Taiwan é a favor da declaração de independência e do corte definitivo dos laços com a China. Os EUA estão enfraquecidos por uma campanha desastrosa no Iraque e estarão pouco dispostos a enfrentar uma guerra sangrenta nos mares da China.

Acontece que no dia 8 de Agosto, começam os Jogos Olímpicos de Pequim, altura em que a China vai ter os olhos todos postos sobre ela.
Uns dias antes, vai haver eleições no Taiwan e um referendo sobre a independência.
Tudo aponta para que Taiwan declare a sua independência a 8 de Agosto, a menos que a pressão norte-americana os dissuada, pois aposta com alguma plausibilidade que a China não quererá desencadear uma guerra durante os Jogos Olímpicos. Isso até poderá ser verdade e poderá comprar alguns dias de tréguas ao Taiwan. Mas alguém acredita que, terminados os jogos, a China fique quieta? Uma invasão em caso de declaração de independência é mais do que provável. Os EUA ver-se-ão obrigados a cumprir o bluff de proteger a ilha ou ficar desacreditados como única superpotência. Se forem em defesa da ilha, a guerra que se seguirá prevê-se letal e as opções nucleares seriam uma quase certeza.

Esse sim parece-me um cenário muito possível de declaração de uma guerra mundial. E essa é já amanhã. Pensem nisso.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Nuno Rogeiro que se cuide com o Malaquias a botar faladura (neste caso escritadura). Venho aos IV para ver se há novos posts dele, da mesma forma que só compro o Expresso para ver a crónica do Miguel Sousa Tavares (e também as palavras cruzadas, que já sabemos de cor, de tão repetidas que são). Para além de escrever muito bem e apresentar o seu ponto de vista de uma forma muito clara, é sério e rigoroso nas abordagens que faz, independentemente de ideologicamente se concordar ou não com ele. O seu alerta é preocupante e esperemos que não se confirme.

10/18/2007 6:46 da tarde  
Blogger José Luís Malaquias said...

Meu caro anónimo, tenho aturado muitos insultos nestas caixas de comentários, que procuro aceitar com mais ou menos desportivismo. Agora, comparar-me ao Nuno Rogeiro? Que mal é que eu lhe fiz???
;-) Estou só a brincar. Muito obrigado pelo simpático elogio que, embora imerecido, já me alegrou o dia.

10/18/2007 8:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No caso do Irão, meta-se o Kosovo ao barulho e temos uma bela crise internacional, centrada em dois pólos.

10/21/2007 2:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br