sexta-feira, outubro 05, 2007

profs

O Presidente da República propôs hoje um “novo olhar sobre a escola”, uma escola ligada à comunidade, em que os pais estejam envolvidos de forma mais activa e participante e em que a figura do professor seja prestigiada. (Publico)
Concordo com Cavaco. Com efeito, um dos "cancros" do actual sistema de ensino é efectivamente o desprestígio dos professores. Só é pena que tenha escolhido um feriado para o dizer. Suspeito que tenham sido poucos os "ouvintes".

6 Comments:

Blogger José Luís Malaquias said...

E pena é também que tenha sido um governo chefiado por ele que tenha dado a primeira grande machadada no nosso sistema de educação, com a famigerada reforma de Roberto Carneiro. Aquela que instiuiu que as criancinhas não podem chumbar, que os professores que as chumbem levam com uma carga burocrática em cima que não se voltam a meter noutra, que tirou a autoridade toda aos professores e, finalmente, que criou a geração escolar mais iliterada da história portuguesa.

10/06/2007 11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu recuaria à reforma do ensino do Veiga Simão para encontrar a génese da decadência. A mesma que está a atingir o seu expoente máximo.
Quanto ao resto, concordo.

10/06/2007 3:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema, penso eu, começa no ponto de vista de que a criança é uma vítima e que a responsabilidaqde pelo seu sucesso escolar pertence ao professor.

Obrigar os professores a um esforço enorme para ensinar crianças que não querem aprender ou simplesmente a passá-las porque é mais simples dá o resultado que hoje vemos - os futuros alunos que a universidade não se poderá dar ao luxo de recusar e os futuros ""doutores"", que nos vão governar na nossa velhice.

Deus nos ajude!

10/06/2007 9:20 da tarde  
Blogger A. João Soares said...

Os comentários anteriores são curiosos! Então não está a ver-se que os meninos ficam traumatizados se chumbam, ou se há outros que têm melhores notas?
É preciso alinhar por baixo, para não melindrar os menos dotados. Cultivar a mediocridade como diria Camões se não tivesse descoberto a melhor palavra para terminar os Lusíadas, que é «INVEJA». Esta domina toda a vida nacional; ajuda-nos a compreender muito do que aconteceu no País nas últimas décadas.
Abraço
Do Miradouro

10/07/2007 5:50 da tarde  
Blogger Pedro Fontela said...

Eu acho que os caros comentadores ainda não perceberam que o número de pais interessados em estar envolvidos na educação dos filhos é ainda menor do que aquele que ouviu o discurso do presindente da república... lol

10/07/2007 8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Cavaco é, por certo, um imbecil. Porém, não tem a chefia o governo. Este está subordinado a outro cretino, o Sócrates.

10/08/2007 6:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br