quarta-feira, outubro 24, 2007

A paixão da educação

Começou a época dos rankings das escolas. Durante as próximas semanas, seguir-se-ão rankings, novos rankings, revisão da metodologia, comentários, comentários aos comentários... Na ausência (falta?) de um ranking oficial, nascem os oficiosos, com todos os defeitos que lhes podemos atribuir - porque este não tem em conta a quantidade de exames, porque este só olha para um conjunto de disciplinas, etc - e que nos permitem puxar a brasa à nossa sardinha (se a tivermos), ou talvez estragar a churrascada a quem a tem.
Talvez por (de)formação profissional, perante uma questão desta índole, a minha primeira reacção é verificar a consistência da análise e, numa segunda fase, procurar a explicação - as causas - para os efeitos que se conseguem isolar com os dados disponíveis.
A consistência, neste caso, é assegurada pela repetição anual da metodologia na elaboração do ranking. Seja qual for a técnica seguida, a verdade é que quem aparecia no topo do ranking no início deste ciclo, continua a aparecer, com a variância que se atribui a qualquer série estatística (e não é de estatísticas que falamos?).
Passemos então à análise causal. Com a metodologia adoptada na elaboração deste ranking, as escolas que ocupam os três primeiros lugares são 3 colégios, dois do Porto e um em Lisboa.
São colégios pequenos, com poucos alunos. Será que por terem poucos alunos , têm bons resultados (i.e., praticam cream skimming na admissão de novos alunos)? Ou terão bons resultados por ter poucos alunos (i.e., têm maior capacidade para ajudar cada aluno a dar o máximo de si?)?
O que é que os distingue dos outros? Por um lado, a educação é vista como um projecto conjunto de longo prazo entre os pais, os alunos e a escola. Por outro lado, são Colégios que apostam na educação diferenciada e personalizada, na linha vanguardista dos métodos educativos além-fronteiras. É uma opção, como qualquer outra. Talvez não como qualquer outra... aparentemente, tem bons resultados.

Também publicado aqui.
BlogBlogs.Com.Br