segunda-feira, outubro 08, 2007

a propósito de fdp


"Como se prova pelas reacções à capa da Atlântico deste mês, a esquerda continua a não tolerar que se toque nos seus filhos da puta (cf., pelo menos, aqui, aqui e aqui, mas acho que há mais). Confesso que já não tenho muita pachorra para este género de discussões, em que tanta gente finge ser estúpida (ou então é mesmo estúpida, não sei muito bem). De qualquer forma, o Paulo Tunhas já terá dito o essencial a propósito do artigo do Rui Ramos. Mesmo assim, convém lembrar, a propósito daqueles que acham excessiva a comparação de Che com Hitler, como Che não se compreende isoladamente. Che fez parte do comunismo internacional que cobriu literalmente meio mundo a seguir à II Guerra Mundial. Ora, se individualmente ele é “apenas” responsável por uns milhares de mortos (para além do trabalho forçado em Cuba e outra inovações agradáveis), já o comunismo emparelha com os horrores do hitlerismo e do fascismo sem qualquer favor.
Mas admitamos por um momento que a comparação individual de Hitler com Che é excessiva. Como em tudo o que se refere aos filhos da puta de esquerda, o que impressiona é a falta de vergonha na exibição do símbolo, visível na quantidade de T-shirts do dito com que tropeçamos a toda a hora. Talvez então uma comparação com Pinochet não fosse excessiva, igualmente responsável “apenas” por uns milhares de mortos. Que tal uma T-shirt também?"

2 Comments:

Blogger José Luís Malaquias said...

A comparação entre Hitler e Estaline é legítima, pois ambos lideraram um projecto de poder pessoal alicerçado em milhões de cadáveres.
A comparação entre Che e Hitler é, no mínimo, abusiva e insere-se numa campanha de trivialização das barbaridades que Hitler, Estaline e Pol-Pot levaram a cabo. Esses senhores merecem uma categoria para eles próprios e é desonesto tentar traçar comparações entre eles e outros tiranozecos de trazer por casa.
A comparação de Che com Pinochet seria legítima se se demonstrasse que Che Guevara tivesse pessoalmente mandado matar e torturar adversários políticos e ganhar poder e fortuna pessoal com isso.
Che Guevara poderia estar errado em relação a muitas coisas e o seu modelo de sociedade poderia ser um desastre. Mas, ao contrário dos outros, incluindo Fidel Castro nesse sinistro rol, fê-lo em nome de um ideal em que genuinamente acreditava e pagou o derradeiro preço por essa luta e por esse ideal. Por isso, não o comparem com figuras sinistras que tinham intenções particulares nada confessáveis.

10/08/2007 4:57 da tarde  
Blogger esculpices said...

A verborreia implicará uma questão geracional: os filhos da puta da esquerda são da puta da direita?

10/09/2007 12:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br