segunda-feira, outubro 08, 2007

Educar para a cidadania


No passado dia 5 de Outubro, foi o aniversário da implantação de república no nosso pais. Para celebrar tão importante data decidi dar uma pequena lição de cidadania aos meus filhos de 6, 4 e 2 anos. Como moro perto, foi toda a família fazer um programa que há muito me apetecia fazer, Visitar o Palácio de Bélem. Confesso que o "culto do presidente" já começou há muito lá em casa, pois no dia das últimas eleições presidenciais não só levei os meus filhos a votar como ainda os levei a ver, primeiro uma certa casa na Travessa do Possolo e depois o Palácio Presidencial.
Expliquei-lhes que no nosso país, qualquer cidadão se pode tornar presidente, mesmo que viva numa casa tão simples e normal como aquela que todos conhecemos na referida travessa.
Naquela sexta feira a ida ao palácio era aguardada há muito pelas crianças e o facto de as salas do palácio estarem abertas, incluíndo a famosa capela onde estão expostas as telas encomendadas por Jorge Sampaio a Paula Rego, de os jardins estarem cheios de esculturas e de a banda da Força Aerea estar a tocar tornaram os meus filhos republicanos felizes, coisa que o meu pai, monárquico convicto, nunca conseguiu fazer comigo.
Calculo que no próximo ano a Mafalda e o Nuno Pombo não vão perder o programa.

1 Comments:

Blogger Nuno Pombo said...

caro tiago,
agradeço a sugestão. espero que não tenham apagado a memória de quem lá viveu antes de 1910. e podes acreditar que com a minha filha poderei fazer esse e outros programas e explicar-lhe que Portugal nada deve àqueles senhores e às suas queridas cônjuges. Sairá desse e doutros progrmas com a certeza de que Portugal é anterior e superior a esse inquilinato palaciano. E sairá mais uma monárquica feliz, esperando que um dia mais gente se canse da mentira que o Pai Graça conta todos os anos aos seus três filhos.

10/08/2007 12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br