quarta-feira, outubro 03, 2007

Há coisas que se não existissem tinham que ser inventadas

ASAE!!!
Deve ser com esta palavra de ordem, num grito bem ao estilo dos all-blacks, que a brigada da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica se faz anunciar.
Desta feita foram inspeccionar bares, refeitórios e cozinhas de 75 estabelecimentos hospitalares, vulgo hospitais, do país. O objectivo era a verificação do cumprimento das regras de segurança alimentar e de qualidade dos géneros alimentícios pelos serviços de fornecimento de refeições. O resultado foi o encerramento de três cozinhas e um bar e a instauração de 48 processos de contra-ordenação por inexistência do sistema HACCP (controlo de perigos e pontos críticos), falta de requisitos de higiene, falta de formação do pessoal, inexistência do livro de reclamações ou deficientes condições de funcionamento.
As cozinhas dos hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia foram encerradas por razões que não foram especificadas. Já no hospital de Santo André, fecharam a cozinha e refeitório porque as paredes e tectos estavam sujos. A administração do dito chamou de urgência as empregadas de limpeza, que nesse dia só tiveram tempo para dar um jeitinho nas casas de banho, e ordenou-lhes que dessem uma esfrega na cozinha. Elas cumpriram, a ASAE fez nova visita e, tudo resolvido: no hospital de Santo André já se come outra vez.
Portanto...
- Falta de condições de higiene? Não há problema, Sr. Inspector, chamo já a Sra. Joaquina que trata de pôr tudo a brilhar. E o Sr. Inspector libera.
- O livro de reclamaçãos...? Pois, não temos não, já o pedimos à entidade competente mas ainda não chegou, sabe como é...
- 3 metros de distância entre o forno e os aparelhos de frio? Pois, não chega, tem só 2,78m...
Mas o Sr. Inspector não pode contornar a lei. Lei é lei e até chegar o livro e o frigorífico e o forno se deixarem destas proximidades, a cozinha está vedada.
A actividade da ASAE deixa-me muito descansada para eventuais futuras estadias nos Hospitais.
BlogBlogs.Com.Br