Pedido de esclarecimento
Alguém me faz a fineza de dizer a partir de quando se começou a "colocar questões" em vez de "fazer perguntas"? Foi antes ou depois de se dizer "recepcionar" em vez de "receber"? Terá sido em simultâneo com a descoberta do "incontornável"?
8 Comments:
Terá sido quando se começou a dizer "Chifres" em vez dos portuguesíssimos "Cornos"?
Presumo que tenha sido na mesma altura em que as máquinas começaram a "inicializar" e as pessoas deixaram de ver e passaram a "visualizar". Mais ao menos na mesma altura em que toda a gente deixou de pôr em prática e passou a "implementar".
JV
E, provavelmente, perto da data em que quando querem um nº de telefone ou uma morada nos pedem um "contacto".
contratualizar em vez de contratar, obstaculizar em vez de criar dificuldades...
e criar dificuldades em vez de dificultar, não achas Castro?
Há para aí uns 15,20 anos. A sério. Lembram-se do Fernando Pessa? Ele referia isso mesmo numa entrevista que lhe fizeram, uns anos antes de ele morrer.
"Incontornável" é buéda recente, meus filhos, uns três, quatro anos, no máximo.
Eu, que me fico pelos 30 anos, estimo que esses "preciosismos" - para mim, DISPARATES! - sejam contemporâneos de "visualizar" (em vez de "ver"), de "estórias" (em ves de "história"), de "listagem" (em vez de "lista")... e já chega!
Este "português dá-me arrepios....
com estes contributos, e com outros exemplos que nos saltam à memória, podemos elaborar uma listagem de preciosismos para que possa ser visualizada por todos os que desejem ...
Enviar um comentário
<< Home