sexta-feira, setembro 21, 2007

fartar à vilanagem

Apresentei a minha declaração de IRS em Abril, através da internet. Porque o Estado publicitou que reembolsaria em primeiro lugar quem indicasse o seu NIB, optei por fazê-lo. Passados 2 ou 3 dias, ficou disponível a liquidação provisória. Confesso o meu contentamento quando percebi que, o mais tardar em Setembro, regularizaria o meu cartão de crédito. O tempo foi passando e ainda em Julho, foi amplamente noticiado que, apesar do prazo para o reembolso só terminar em Setembro, o mesmo seria realizado o mais tardar até 31 de Agosto. Confirmei a informação na net, onde na minha área aparecia "reembolso até 31 de Agosto". Chegados a 21 de Setembro, constato que o Estado ainda não devolveu o dinheiro que me reteve em 2006. Verifico igualmente que na net continua a informação "reembolso até 31 de Agosto". Se eu fosse adepto de teorias da conspiração, diria que estão à espera que eu falhe alguma obrigação fiscal declarativa para, aplicando-me uma coima, reterem o reembolso por mais algum tempo. Como, porém, ainda acredito na bondade da nossa administração fiscal, prefiro imaginar que não passa de pura incompetência.
Seja como for, gostaria que um dia alguém me explicasse como se eu fosse muito burro, porque razão o Estado se arroga no direito de reter uma parcela significativa do meu rendimento (a parte que é suposto ser reembolsada) meses sem fim, sem que tal facto dê origem ao pagamento dos respectivos juros de mora. Bem sei que até à minha declaração anual não é possível determinar o montante do reembolso, mas a verdade é que, pelo menos, desde finais de Abril possui o Estado todos os elementos de que necessita para me devolver o meu dinheiro.
Já agora, gostaria também de saber qual a razão que leva tantos órgãos de informação "independentes" a fazer o frete ao Estado na publicitação de notícias falsas acerca das datas do reembolso, não cuidando de confirmar se as mesmas correspondem efectivamente à verdade. A nossa sorte é que as eleições se aproximam, pelo que nos 2 próximos anos os serviços do Estado que procedem ao reembolso deverão ser bem mais eficientes...
BlogBlogs.Com.Br