quinta-feira, julho 26, 2007

Um bom par de siglas ou a onomástica política


Na sequência deste post do nosso Jorge Lima, acrescento mais um episódio ao que queremos seja uma autêntica e interminável novela, cuja trama se desenrola no cenário da luta pela liberdade (dos seios) da Lindsay.

Quero hoje evidenciar que a onomástica encerra nos seus seios muito interesse político. Foram almas generosas como as de Santana Lopes que mais vincadamente se deixaram fustigar pelo encanto de um bom par de siglas. Cedo o menino guerreiro agarrou com as duas mãos a volúpia de um promissor PPD/PSD. Aquele "PPD/PSD" começou a ser languidamente namorado pelas mais improváveis, e até então pudicas, criaturas. O resultado, mau grado a energia do timoneiro e a firmeza do par de siglas, é o que se conhece. Depois de uma ascensão rápida e promissora, acabou aquela maravilha, tempos depois, por ser derrotada pela implacável lei da gravidade, que deitou por terra aquilo por que muitos se babaram.
Tocado por uma pontinha de inveja, Paulo Portas, ainda que com menos habilidade nestas coisas, como é reconhecido, também se deixou encantar por um par de siglas: "CDS-PP". Ainda que incompreensivelmente tenha deixado outros, como Monteiro, brincar com o que considerava ser seu. Claro que Santana escolheu primeiro, e dizem que melhor. Foi Santana que ficou com o maior e com o mais cobiçado par de argumentos. De resto, Portas, ao contrário de Santana, sempre se mostrou assustadiço na presença delas. Das siglas. Nunca conseguiu abocanhar em sentido próprio todo o potencial que tinha diante de si. Timidamente, ora "CDS" ora "PP", num movimento pendular sinónimo de certa frouxidão e próprio de quem não ambiciona desbravar a beleza escultural anunciada por um medido mas generoso decote. É o que eu acho.

7 Comments:

Blogger Joana Lopes Moreira said...

Este blog está a ficar um bocado repetitivo. Espero que não tenha havido nenhuma decisão editorial que eu desconheça. Espero amanhã não ter que ilustrar o habitual post METEO com o decote, e seu conteúdo, da Lindsay...

7/26/2007 9:38 da manhã  
Blogger Nuno Pombo said...

Concordo, Joana. Este blog está a ficar perigoso.

7/26/2007 9:56 da manhã  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Caro Nuno:

Se estiveres com o Vox, diz-lhe por favor que, mais uma vez, o que ele diz e escreve só me dá vontade de rir.

7/26/2007 10:26 da manhã  
Blogger L. Rodrigues said...

Pela foto dir-se-ia que a Direita está pujante, e é a Esquerda que é uma incógnita.

7/26/2007 3:29 da tarde  
Blogger Gi said...

E se os nossos leitores soubessem que o vox é na realidade a vox, este post tornar-se-ia muito mais interessante.

7/26/2007 11:44 da tarde  
Blogger vox patriae said...

Deixai-os na ignorância, Gi.

7/27/2007 9:17 da manhã  
Blogger José Luís Malaquias said...

Caro L.Rodrigues, é uma questão de perspectiva. Quando eu olho, vejo a da minha esquerda pujante. A minha direita é que está incógnita.
Não se esqueça de que, no parlamento, a esquerda se senta do lado direito e vice-versa.

7/27/2007 7:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br