segunda-feira, maio 28, 2007

Maravilhas do Mundo


"Amanhece ainda o horizonte de Kátia Guerreiro e o sol novo que nos bate na face desperta-nos do quotidiano quezilento para nos fazer sorrir."

Rui Ochôa, fotógrafo português

Foi um momento brilhante.
Um daqueles "momentos Amália"... um momento único na história do Fado, um daqueles momentos que acontecem de 10 em 10 anos e marcam para sempre a vida dos amantes do Fado! E nós estivémos lá! Mesmo na fila da frente! Sendo inevitável poupar o olhar comovido, diante daquela alma apaixonada entregando-se ao Fado!
Cantou um conjunto de fados do seu reportório, acompanhada pelos seus guitarristas, na primeira parte. Depois, num ousado conceito de fado sinfónico, interpretou vários fados tradicionais acompanhada pela orquestra. Aqui os sons tradicionais das guitarras e da voz chorada da Fadista fundiram-se com os sons da orquestra metropolitanta de Lisboa, num espetáculo quase apoteótico.
É um projecto emocionante, este, onde o único protagonista é o Fado, que traz a palco a alma de quem o canta e toca! Ontem, em Lisboa, foi levado a cabo por três fiés servidores, que se entregaram de alma e coração: Álvaro Cassuto (maestro, com a sua orquestra), Kátia Guerreiro e João Mário Veiga, Paulo Valentim e Rodrigo Serrão (viola, guitarra e contra-baixo).
"Tudo ou Nada", diz o título do album de Kátia Guerreiro, e ontem provado no palco da aula magna: se não se der Tudo, no fado, não se é Nada!
Parabéns a todos por um espectáculo verdadeiramente histórico!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim foi historico..!
Também lá estive.
A katia Guerreiro é uma GRANDE mulher, GRANDE portuguesa e uma GRANDE fadista!

São momentos como os de ontem que nos fazem crescer por dentro e perceber que ser português é uma honra e uma mais valia para a nossa vida.

Aprendi a gostar AINDA mais de Fado e a entender o que é entrega com alma!

Comovi-me por isso varias vezes quando ela cantou as palavras, as notas sentidas do fado que soltou na voz. AH FADISTA!

Um espectáculo espectacular e comovente em qualquer parte do mundo!

Katia Guerreiro & Companhia de Parabéns!

Obrigada!
Joana Brito Fontes

5/28/2007 10:05 da tarde  
Blogger S said...

Querida Joana,
que bom ver-te por aqui: benvinda!
De facto adorei o concerto. Se tiveres oportunidade transmite à Kátia que todos esperamos por um próximo ... rapidamente!
Muito obrigada pela companhia!
S.

5/29/2007 9:51 da manhã  
Blogger Maria de Castro said...

Não desfazendo, até porque fiquei com curiosidade e vontade de comprovar aquilo que acabas de dizer, melhor ainda é ouvir a Mariza e a Sinfonieta de Lisboa, com o volume no máximo e as janelas do carro totalmente abertas. Ou então baixinho, muito baixinho, antes de adormecer.

bjs,

Maria

5/30/2007 12:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br