sexta-feira, maio 11, 2007

A Europa de cá e de lá


Passei o último fim-de-semana em Bruxelas. Já conhecia relativamente bem a cidade por isso não tive de me preocupar com a estatueta do menino, nem com a Grande Place. Aproveitei o tempo para passear sem preocupação, ver as lojas e sobretudo ver as pessoas que, confesso, é a coisa que mais gosto de fazer quando estou em qualquer sítio.

O que mais me surpreendeu, foi o rumo da conversa, num jantar com amigos e desconhecidos, quando se começou a falar sobre o óbvio tema da Europa, a propósito de uma entrevista que Durão Barroso dava nesse dia a um certo jornal.

No início da conversa disse-me europeísta e entusiasta de algo do tipo programa Erasmus global. O resto dos convivas olhou para mim com ar de espanto do tipo, deves estar a gozar. Eu fiquei perplexo com a frase seguidamente proferida por um deles: vê-se logo que ainda não tiveste contacto com o monstro.

Todos os presentes naquela mesa estavam de algum modo ligados à construção europeia e numa coisa eram unânimes: a Europa política não existe, é tudo uma invenção que se constrói diariamente em Bruxelas e em que muitos europeus continuam a acreditar.

Um dos presentes que eu conhecia como um quase federalista convicto, pelo menos até há poucos anos, era agora um completo eurocéptico.

Concordo que a Europa e os europeus não têm objectivos comuns, e que cada um continua a olhar apenas para o seu umbigo e para aquilo que lhe interessa, aliás para chegar a tal conclusão bastava ouvir o modo como Mme Royale e Sarkozy (o Mme está aqui colocado propositadamente para tentar irritar algumas senhoras mais susceptíveis), explicaram no último debate a sua visão da Europa comunitária. Mas não será também assim que pensa cada nacional com relação àquilo que se passa no seu país? Não será que a um algarvio interessam mais as propostas que um candidato a primeiro-ministro tem para a sua região do que aquilo que diz ir fazer noutra região do país?

Aquilo em que me parece que nos devemos centrar deve ser no fim último da UE sendo que este não é nem o mercado comum, nem a moeda única nem a livre circulação de pessoas e capitais. O fim último da UE é a manutenção da paz na Europa e para tal ela, nas suas várias formas evolutivas, tem funcionado bastante bem nos últimos 60 anos. Este fim último deve ser o fito e a razão da construção de uma Europa forte e duradoura e todas as suas evoluções deverão passar pelo crivo de tal fim, desde a política de alargamento à Turquia ou a outros países até à educação nas escolas dos estados membros.

A Europa não é mais do que um meio de manter em equilíbrio esta península do continente asiático a que chamamos continente europeu simplesmente porque fomos nós, europeus, quem decidiu quais eram os continentes, e se queremos ter mais 60 anos de paz devemos fazer tudo para que ela se mantenha.

14 Comments:

Blogger L. Rodrigues said...

Pois sim. Mas o problema é haver umas pessoas em lugares de influência que acham que para haver esse equilíbrio basta estabelecer um mercado livre. Tudo o resto aparecerá espontaneamente por obra e graça da mão invisivel.

Acho que nem eles acreditam nisso, na verdade.

5/11/2007 5:52 da tarde  
Blogger AP said...

O eurocepticismo justifica-se e está em crescente. Mas a UE serve os seus intuitos porque existe o pilar económico. Politicamente, os Estados são inconciliáveis, pois são demasiado diferentes. Mas a criação de um mercado único, de um espaço de liberdade económica, esse sim, garante a paz e a segurança. Daí a dizer que este é o objectivo último, vai uma diferença...
Como diz, cada um olha para o seu umbigo. O objectivo último é o mercado interno; a paz e a segurança valem enquanto condições essenciais para o seu funcionamento....

5/11/2007 7:13 da tarde  
Blogger José Luís Malaquias said...

O único motivo porque as pessoas não se revêm nesta Europa é porque não sentem que a podem influenciar directamente com o seu voto. A única coisa que elegem é um parlamento europeu sem dentes, em que o debate eleitoral é feito à custa de questões locais.

Por isso, se queremos construir a Europa, temos de dar o grande passo que é passar a eleger um parlamento e um governo por sufrágio europeu.
Mas põe-se então a questão da representatividade. Deverão os países ter todos o mesmo peso, como acontece hoje nas verdadeiras decisões, que são tomadas no Conselho Europeu, ou deverão os pesos ser proporcionais às populações, como tendencialmente acontece no Parlamento Europeu?
Os pequenos países não aceitam ser diluídos nos votos dos grandes países, num sistema um cidadão, um voto. Os grandes países não aceitam que um eleitor do Luxemburgo tenha 200 vezes mais peso do que um cidadão alemão, num sistema um país, um voto.
Como sair deste impasse? Do mesmo modo que saíram os EUA, com o Compromisso de Virgínia: elegem-se duas câmaras, uma proporcional à população, outra com igual número de representantes por cada estado. A legislação é aprovada pela concordância das duas câmaras. Na prática, as divisões começarão a fazer-se mais pelas famílias políticas e ideológicas e menos pelas divisões geográficas. Nessa altura, criar-se-á uma verdadeira cultura política e democrática europeia e os cidadãos já começarão a sentir que aquele é o SEU governo, eleito pelo SEU voto.
Com essa garantia, poder-se-á finalmente passar os poderes fiscais e militares para as mãos do governo federal e então, sim, garantir uma verdadeira paz na Europa. Ao mesmo tempo, passará a existir uma outra super-potência que equilibrará o poder geopolítico mundial com os EUA e a China. Teremos então um mundo tripolar, com uma excelente relação entre dois dos pólos e o terceiro tenderá a alinhar-se com estes, sob pena de ficar isolado num jogo de dois contra um, se não o fizer.

5/11/2007 8:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Bruxelas comem-se excelentes mexilhões - moules à la marinière - sobretudo quando acompanhados com um rosé perfumado e de qualidade, evidentemente francês.
Quanto à paz, a UE tem um problema gravíssimo para resolver: a imigração.
A não ser que queira ficar subordinada aos muçulmanos...
Eu não quero!

Nuno

5/12/2007 5:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bruxelas é a capital europei da m?rd? de cão. A união Europeia é apenas um sorvedouro de dinheiros públicos e uma prateleira de politicos incómodos à espera que a "república" se desmembre e seja criada uma nova forma de governo mais democrática, mais participativa. Quantos de nós votam na Europa? Eu não...

5/12/2007 7:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só tontos querem a UE...

5/13/2007 9:34 da manhã  
Blogger José Luís Malaquias said...

Só tontos restringem a sua argumentação a um "Só tontos querem a UE..."

5/13/2007 10:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou um europeu que nasceu aqui.

Voto com maior convicção no Parlamento Europeu do que na Assembleia da República. Sinto-me cidadão e exerço a cidadania em toda a Europa. Conheço e identifico-me com a sua história e a sua cultura, e tenho orgulho delas.

Estou de acordo com o José Luís Malaquias: é preciso criar uma sistema bi-cameral e avançar resolutamente para uma República da Europa, com uma defesa própria, uma diplomacia una, uma só bandeira.

Não é só a paz, mas é também a paz, que importa; além de um sistema social mais justo e uma cultura riquíssima.

Quanto aos «tontos», sempre os haverá: também são filhos de Deus... aliás do mesmo Deus do Islão, que só os mesmo muito tontos não sabem que é comum a judeus, cristão e muçulmanos. Valha-nos Deus (o mesmo Deus a todos nós)!

A Europa é a minha terra.

5/14/2007 7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é bloguista,temos a Europa do " Pierre Marcolini" versus " Regina ".

5/15/2007 5:18 da tarde  
Blogger José Luís Malaquias said...

Eu gosto de uma Europa que me permite escolher se quero comer um "Pierre Marcolini" ou um "Regina".

E faço minhas as palavras de um comentário anterior: "A Europa é a minha terra."

5/15/2007 6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois bem, como Português quero que Portugal continue a ser o meu País.
Portugal sempre esteve integrado na Europa, tanto como Nação Cristã (e Católica) como geograficamente, e assim deverá continuar.
Portugal tem o que a Europa não pode dar ao nosso Povo.
Aliás, além dos dinheiros com que a Europa nos tem querido comprar - desde a abrilada - só temos recebido lixo.

Nuno

5/16/2007 5:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PS (tardio)

Não quero que fiquem dúvidas e estou longe de ser hipócrita: continuo a viver muito confortavelmente em Inglaterra.

Nuno

5/17/2007 5:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que a opção pela Europa devia ser pessoal em vez de ser nacional. Quem escolhesse ficar europeu, ficava; quem preferisse ficar com a nacionalidade de origem, ficava. Assim não se violentava ninguém: uns ficavam com nacionalidade europeia, e elegiam os órgãos europeus (duas câmaras do parlamento), mas não os dos seus países de origem, e tinham a possibilidade de viajarem livremente em toda a Europa, de se estabelecerem, etc; os outros ficam nas sua terrinhas, com o estatuto de cidadania limitado, como antes.
O Nuno ficava português, com autorização de residência em Inglaterra, e eu ficava europeu a poder viver e viajar para todo o lado.
Como já disse antes: a Europa é a minha terra.

5/18/2007 7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A porra é que nasci em New York e sou filho de pai português e mãe alemã. Estudei nos US, depois em Portugal e fui viver para Inglaterra.
As minhas licenciaturas são portuguesas, inglesas e, veja lá, belgas. Uma confusão que me dá vários passaportes.
Eu, aqui, estou bem. Mas tenho casa em NYCity. Sou um fachista com imensa honra. E estou-me nas tintas para a parvoíce que grassa por essas bandas.
Se calhar prefiro ficar american citizen com o meu British passport e pirar-me de onde as coisas me cheiram mal.
Logo se vê.

hehehehehe

Nuno

5/20/2007 8:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br