segunda-feira, maio 28, 2007



Estes são os novos gurus que a TMN desencantou para role-models da malta jovem, man. O Xip Daddy e o resto do gang desencantam um betinho que diz candidamente que não precisa para nada de kitar o telelé para mandar sms de borlex toda a noite, mas a xip-chavala do daddy vem dizer abanando os flutuadores frente à câmara que o beto é tanso. Aí o beto cai na real e o Xip Daddy levanta o véu e mostra o telelé kitado.
É fascinante como o Bronx e a Madison Avenue se dão bem. O gueto e o quartel-general da publicidade mundial vivem uma mancebia frutuosa. E até a TMN pode pôr-se a jeito e colher umas sinergiazecas. O gueto contribui para a cultura planetária com inovações decisivas para o progresso da Humanidade como pôr a pala do boné de baseball para trás, e a publicidade, qual mulher da vida que só quer agradar e seduzir o cliente, agarra e bota no mainstream para os betinhos de todo o mundo, unidos, sem nunca porem os pés numa damaia, consumirem, consumirem, consumirem, Yo. E o gueto nunca mais será gueto. O menino da rua do Harlem ou de Miratejo pode romper as cadeias da pobreza tornando-se um traficante de sucesso; a menina semianalfabeta mas com um palminho de cara jeitoso pode tornar-se uma das 5 amantes do puff daddy e aparecer no videoclip a fazer cara de má no bentley descapotável. E, best of all, people, o pessoal pode mandar sms de borlex toda a noite. Só tem um problema. O xip daddy mais o fatgoody mais o boss shabby são feios com'ó raio qu'os parta. Só se aproveita mesmo as gajas, man.

7 Comments:

Blogger Insano said...

Depois do fracasso da renovação da imagem da TMN, com aquelas cores "lindas", este anúncio foi uma lufada de ar fresco.
Devemos perceber que os anúncios, na sua missão têm um target específico, como é o caso.
E desculpa a provocação... há aí muito "cota" a não perceber este anúncio... que é uma colagem ao programa de sucesso da MTV "Pimp My Ride", onde a questão de gosto pode ser discutível, não é de qualquer forma uma apologia de cultura de guetto ou gangs.

Props ;)

Abraço,

Rui

5/28/2007 10:34 da manhã  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Caro Rui:

Tecnicamente, sou cota - tu não sabes, mas eu estou a dizer-to -, mas penso. Sei muito bem o que é o «Pimp my ride» e vomito pelos poros a estética mtv e a sua predominância afroamérica. Não por ideologia ou classismo, mas porque é acéfala, grotesca, pífia, foleira. Podia ser uma questão de generation gap, mas não me parece. Parece-me mais que a geração actual, na qual talvez te incluas, etariamente falando, é cada vez mais inculta e segue os ditames do capitalismo americano que nem os patinhos ao Conrad Lorentz.
Quanto ao «Devemos perceber que os anúncios, na sua missão têm um target específico, como é o caso.», poupa-me. Eu fui publicitário dez anos, e continuo a acompanhar. Já demos.

Abraço. Vai aparecendo.

5/28/2007 12:06 da tarde  
Blogger Insano said...

Jorge,

E desde quando é que os publicitários se importaram ou tiveram como missão educar o povo...?
Fazem para o que lhes pagam, tentar mexer nos "botõezinhos" certos do possíveis clientes... a mensagem... who cares... Não são anúncios para ONG's.

Na minha opinião há publicidade bem mais subversiva, dirigida aos jovens, onde por exemplo a Netcab é pródiga.

Salva a devida comparação, este anúncio terá o mesmo grau de "maldade" do que um da caprisone (quando eu era puto) onde cowbowys bebiam o sumo...

Abraço,

5/28/2007 3:10 da tarde  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Ah, meu caro, mas aí entramos no campo das filosofias de vida. Se eu não acho que os publicitários não devem ter por missão educar o povo, acredito piamente que não devem igualmente deseducá-lo. É claro que a montante dos publicitários, que normalmente são meros «hitmen» a soldo, estão as empresas que, se as deixarem e não forem controladas, venderão tudo o que lhes dê lucro. Eu por mim, acredito no consumidor informado, acho que não vale tudo, e tenho desgosto pela dominação cultural nivelada por baixo que a América impõe ao planeta desde há meio século. E foi por estas e por outras que larguei a p+ublicidade, onde a vida até me corria muitíssimo bem...

Abraços

5/28/2007 5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Jorge Lima,

tu és genial. Abaixo a MTV que é um péssimo exemplo para os jovens , abaixo o Hip-Hop que "apoia" a criminalidade. Revolution.

Alias, todos os anuncios do grupo da PT (TV cabo, Net Cabo, PT, TMN, Sapo etc) são os piores.

Cumprimentos

5/28/2007 7:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este espaço vai ter um Link no meu blog.

Parabéns, continuem assim

5/28/2007 7:37 da tarde  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Obrigado, Geist, aparece...

5/28/2007 11:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br