segunda-feira, maio 28, 2007

CHÁVEZ


Chávez não renovou a licença ao mais antigo canal privado de televisão, o qual era actualmente o único que não se deixava controlar pelo Presidente venezuelano. Vão para o desemprego cerca de 3000 trabalhadores e deixa de haver comunicação social isenta. Chávez, eleito nas urnas, caminha a passos largos em direcção a uma ditadura, a mais perigosa de todas: daquelas que aparentam não sê-lo.
Há bem pouco tempo, Chávez havia detractado Bush, nomeadamente em viagem que fez aos EUA para participar numa reunião da ONU. O que Chávez não compreende é que Bush é muito melhor que ele. Quanto mais não seja por aceitar viver em democracia, por perceber que os eleitores que um dia o elegeram, um dia lhe retirarão a confiança.
Entretanto, a comunidade internacional, sempre tão crítica perante os abusos do grande satã americano, mantém-se calada, assistindo com insuportável bonomia aos dislates de Chávez.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que é que Mario Soares pensará disto?.

5/28/2007 11:33 da manhã  
Blogger L. Rodrigues said...

Acredita mesmo em tudo o que escreveu? Ou é cego ou é simplesmente desonesto, desculpe a franqueza.

Que eu saiba 80% da comunicação social na Venezuela é privada e livre. Os 3000 trabalhadores podem não ir para o desemprego porque a RCTV pode continuar a emitir por satélite ou cabo.

Democracia, os Estados Unidos? Como, se o homem com mais votos não é eleito?

Já agora gostaria de saber o que acontecia em qualquer país democrático se uma televisão patrocinasse e servisse de instrumento num golpe de estado... muito pior, certamente.

E quanto à comunidade internacional... não faltaram vozes indignadas como a sua... foram as primeiras que ouvi. E as mais estridentes.

5/28/2007 11:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Que eu saiba 80% da comunicação social na Venezuela é privada e livre"
O contrário do que escreve foi afirmado hoje por Fernando Alves, o qual, como se sabe, é um insuspeito comentador de esquerda.
"Os 3000 trabalhadores podem não ir para o desemprego porque a RCTV pode continuar a emitir por satélite ou cabo"
Presumo que saiba que a principal fonte de rendimentos das televisões provém da publicidade, pelo que a impossibilidade de transmitir no país causa um rombo no orçamento que impede a manutenção de todos os postos de trabalho.
"Democracia, os Estados Unidos? Como, se o homem com mais votos não é eleito?"
Presumo que se baseie nas teorias de quem alega igualmente que o 11 de Setembro foi causado pela administração americana. Gostava também que me explicasse a razão para a reeleição de Bush se os resultados das 1.ªs eleições tivessem efectivamente sido forjados. Acresce que as decisões judiciais nas reclamações eleitorais acabaram por não confirmar as acusações que aqui nos trouxe.
"Já agora gostaria de saber o que acontecia em qualquer país democrático se uma televisão patrocinasse e servisse de instrumento num golpe de estado... muito pior, certamente"
Registo que não inclui a Venezuela na lista de países democráticos, apesar de me espantar com a afirmação de que a televisão agora encerrada servia de instrumento a um golpe de estado.
"E quanto à comunidade internacional... não faltaram vozes indignadas como a sua... foram as primeiras que ouvi. E as mais estridentes."
Dê-me lá exemplos, nomeadamente de instituições como a ONU ou a UE.
Quanto ao mais, deixe-me que lhe diga que a qualificação que faz do que escrevo pouco me importa, mas aproveito para sugerir que use de parcimónia na utilização de adjectivos como os que utilizou, principalmente quando se permite lançar logo de seguida afirmações menos correctas.
Cumprimentos
RC

5/28/2007 11:57 da manhã  
Blogger L. Rodrigues said...

"Registo que não inclui a Venezuela na lista de países democráticos, apesar de me espantar com a afirmação de que a televisão agora encerrada servia de instrumento a um golpe de estado."

Regista mal... e não perde nada em ver um documentário disponivel no google video "The revolution will not be televised".

Quanto à ONU ou a UE também não as vejo a insurgirem-se contra os atropelos às liberdade básicas perpetradas com o Patriot Act, ou com as mais recentes propostas de Blair no mesmo sentido. Porque haviam de reclamar de uma decisão perfeitamente legal e constitucional de um governo democraticamente eleito.

Acrescento que não tenho especial simpatia por Chavez. Mas não tenho dúvidas de que é muito mais demonizado do que merece, e enquanto for claro que é ele ou as suas ideias que merecem o VOTO dos venezuelanos, tudo o mais é irrelevante.

Recentemente vi uma primeira página de um Jornal venezuelano com chavez caricaturado como Hitler numa foto-montagem... dificilmente se poderia considerar a expressão de um jornalismo amordaçado...

5/28/2007 12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Quanto à ONU ou a UE também não as vejo a insurgirem-se contra os atropelos às liberdade básicas perpetradas com o Patriot Act, ou com as mais recentes propostas de Blair no mesmo sentido. Porque haviam de reclamar de uma decisão perfeitamente legal e constitucional de um governo democraticamente eleito."

O autor destas preciosas linhas, pérolas - estas e as outras que aqui deixou - de anti-americanismo dogmático (leia-se, fanático), parece ignorar que outros regimes monstruosos foram democraticamente eleitos. E logo na tão superior Europa.

Como ignora, certamente - recusa-la-á, evidentemente, a priori - a força e a tradição das democracias americana e britânica (os nossos trinta e poucos anos de uma democracia "que tem que se lhe diga", parecem dar a alguns uma autoridade moral que não têm; que não temos!).

Os americanos suportaram o 11 de Setembro e em resultado disso surgiu, entre outras coisas, o Patriot Act. Preferível mil vezes ao bem pouco honroso "diálogo" que se proporia se o caso de houvesse dado entre nós.

Costa

5/28/2007 5:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De vez em quando, fruto da estrumeira em que Portugal caiu, aparecem um imbecis que, por mais que queiram, não pôem uma direita.
Este I.rodrigues é um deles...
O que é que se há-de fazer a esta gente?!

Nuno

5/29/2007 6:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém arranja um bilhete só de ida para a venezuela para o I.rodrigues???????????

5/29/2007 10:12 da manhã  
Blogger L. Rodrigues said...

Hmm... e falam do Chavez com comentários desses?
Ha pessoas sem o sentido da ironia, definitivamente.

5/29/2007 10:55 da manhã  
Blogger Nuno Pombo said...

Caro L. Rodrigues,
Não me revejo no que escreveu e subscrevo as palavras, quase todas, do Rui Castro. Não posso é admitir que um leitor e comentador deste blogue seja destratado. A sua opinião pode ser criticável, a sua pessoa, ainda que por vias capciosas, inatacável. Peço-lhe desculpa, pessoalmente, pelas alarvidades que aqui foram escritas. É altura de repensarmos se vale a pena publicarmos todos os comentários. Desculpe.

5/29/2007 5:22 da tarde  
Blogger L. Rodrigues said...

Caro Nuno Pombo
Não confundo o comentadores com o blogue. Obrigado pela consideração.

5/29/2007 5:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br