O triunfo da ignorância
A Polícia Judiciária desencadeou ontem uma operação da qual resultou a detenção de mais de duas dezenas de elementos da extrema-direita. São acusados de discriminação racial e podem incorrer em penas de prisão até 8 anos. Entre o material apreendido podiam ver-se armas brancas (que ironia!) e diverso material de propaganda... incluindo um perigosíssimo exemplar do "triunfo dos porcos" de Orwell.
Pelos vistos, a nossa estimada deputada Helena Pinto anda a prestar serviços na Judiciária ou, mais decadente ainda, está a conseguir fazer escola. O triunfo dos porcos? É evidente que é a ignorância que vai triunfando.
8 Comments:
Espero que o Nuno Pombo, pessoa cuja inteligência muito admiro, não esteja a tentar diluir as armas ilegais, os explosivos, o material racista e a propaganda nazi com essa obra deliciosa e extraordinária que é o Triunfo dos Porcos.
Seria um pouco como um Talibã ser apanhado a entrar num avião com um pacote de Semtex, mas depois desculparem-no porque também levava com ele um bom livro da Agatha Christie...
Não, meu caro José Luís. Nem pensar nisso. O lugar de quem tem e se serve de armas ilegais, explosivos, material racista e propaganda nazi é na cadeia! Não tenho dúvidas. Mas esta gente não distingue nada e saba coisa nenhuma. O problema não é eles serem desculpados por causa de inofensivo livro. O que me custa é que tomem o livro por periogoso só por estar em casa desses meliantes. E que me tomem a mim por racista, fascista e outras coisas com que essa gente enche a boca só porque eu gosto desse livro. É que eu, meu caro, já fui vítima de juízos deste género, da parte dessa deputada em concreto e que envergonha a nossa democracia.
Sinceramente não percebi. Quem falou do "Triunfo dos Porcos"? Foi a deputada Helena Pinto? Estou mesmo a perguntar, porque não sei ao que se refere.
Ninguém falou do "triunfo dos porcos". Vi eu ontem na televisão, na reportagem sobre este assunto, que entre o material apreendido, entre soqueiras e panfletos medonhos, lá estava um exemplar do "triunfo dos porcos". Como sei, por experiência própria, que a senhora deputada em questão comete estas confusões, achei que das duas uma: ou está a prestar serviços à PJ ou está, desgraçadamente, a ter seguidores.
Nuno Pombo, eu também ainda não percebi. O que está a dizer é que foi a Helena Pinto que colocou lá o Triunfo dos Porcos para incriminar aqueles pobres desgraçados? Eu acho o seu post um bocado confuso e as explicações não ajudam muito. Só entendi que não gosta da Helena Pinto.
caramelo
Não gosto, não. E se isso se percebeu fico satisfeito. Essa senhora chamou publicamente e por escrito aos responsáveis pelo Blogue do Não (que se opunha à despenalização do aborto e nos quais me encontro) racistas, fascistas, cultores da violência e da xenofobia e outros mimos, só porque um dos autores do blogue citava um texto perfeitamente inócuo de uma criatura que ela sabia ser da extrema-direita. O paralelo, infelizmente, é óbvio. Percebo que a explicação seja algo confusa, mas isso deve-se sobretudo ao absurdo do postulado da senhora.
Para quem ainda não percebeu: O "Triunfo dos Porcos" desmascara a selvajaria da ditadura soviética, e isso é inaceitável aos olhos do regime que temos. Quem o lê só pode portanto ser etiquetado como fascista/nazi. Se a notícia que o Nuno Pombo refere tivesse vindo da boca da Helena Pinto, ninguém se admiraria. O que arrepia é ter sido a Autoridade a fazê-lo. O melhor é queimar rapidamente a cópia que tenho cá em casa...
Pois.
A verdade é que a ignorância está a triunfar...
Uma chatice.
Nuno
Enviar um comentário
<< Home