sexta-feira, abril 06, 2007

O fim do casamento como bandeira do CDS?

Tornou-se oficial. Os sequazes juniores de Paulo Portas voltam a erguer uma das bandeiras da actual liderança da JP: o fim do casamento enquanto instituição civil. Para eles, ou uma pessoa é crente e tem direito ao matrimónio sacramental ou, não o sendo, azar.
A proposta, anedótica, motivou há um tempo larga discussão para os lados do Caldas.
Pouco dada a fenómenos peripatéticos, na altura, decidi abandonar a comissão política nacional da juventude do CDS.
Vejo, hoje, que com razão. Não era um delírio momentâneo. Era mesmo uma convicção enraizada. Naqueles que, ao lado de Paulo Portas, querem usar os militantes do partido para fazerem dele algo que nunca foi.

9 Comments:

Blogger João Pedro Gomes said...

Registamos com agrado que temos (mais) uma leitora atenta do nosso blog.

Melhores cumprimentos.

4/06/2007 5:19 da tarde  
Blogger michael seufert said...

Olá Mafalda,
gostaria de agradecer os teus comentários. É saudável vermos que há algo mais que nos separa para além da personificação da liderança. Estamos, de facto, separados por ideias.
Saltando por cima de me chamares sequaz de Portas, gostaria de reafirmar a minha convicção de que o "matrimónio sacramental" deve estar do lado de fora do Estado. É que sacramento, segundo o dicionário online da Priberam , quer dizer:
juramento;
acto religioso, instituído por Deus, para purificação e santificação da alma;
rito sensível e simbólico da religião cristã, destinado a consagrar diversas fases da vida dos fiéis;
eucaristia;
a hóstia consagrada em exposição na custódia;
(no pl. ) os últimos sacramentos (confissão, comunhão e extrema-unção).

Ora, "acto religioso", "Deus", "alma", "religião", "fiéis", "consagrada", etc, são coisas que são para quem acredita, e consequentemente devem ficar de fora do Estado e dentro das religiões de quem crê. O Estado deve ser para todos, e não para uns. Por isso, também, deve ser muito pequeno.
De resto, afirmo-o, são ideias minhas e de todo ideias para serem impostas a quem quer que seja. Mas discutíveis e ponderáveis, acho...
Quanto ao resto, enfim...
Cumprimentos,
Micha

4/06/2007 5:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estas versões juniores são na sua maioria putos estúpidos que sonham em ter um tachinho, alguns até são bichas...

4/06/2007 7:06 da tarde  
Blogger Mafalda said...

Caro Micha,

não podia estar mais de acordo com a separação entre o domínio do Estado e da religião. A César o que é de César, a Deus o que é de Deus.
Se o casamento católico tem efeitos a nível civil, tal deve-se exclusivamente à Concordata celebrada entre o Estado Português e a Santa Sé.

Passamos, porém, a discordar quando tu achas que o casamento civil - enquanto contrato que é - não deve existir.
Não só deve existir, como tem de existir. Porque a família é a base da sociedade e o casamento é uma das formas de constituição do vínculo familiar.
Mais do que isso, acabar com o casamento enquanto contrato implica que só os crentes possam - no recanto da sua religião - casar, negando-se igual direito aos que não comungam a fé.
E já agora, sossega. Achar peripatético acabar com o casamento como instituição civil e com os direitos e deveres que lhe são inerentes e reconhecidos pelo ordenamento jurídico não implica querer fazer do Estado um Leviatão.
O casamento existe como instituição antes de ter sido sacramentado e antes da existência do próprio Estado.
Para mais esclarecimentos, posso sempre enviar-te os emails que, na altura em que estava na cpn da JP, fui trocando com os restantes membros, nos quais mostrava diversas razões para cunhar a proposta - para mais saída de um partido com uma marca personalista - como descabida.

Resumindo, os meninos da JP que militam ao lado do Portas conseguem o pleno de combinar um liberalismo radical e primário com um bafiento delírio de sacristia.
Para vós, o casamento é ou sacramento ou nada.

É isso que os que não abdicam dos princípios em nome das modas percebem ser um erro.

Uma Santa Páscoa,

Mafalda

4/06/2007 8:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Não sei se se entenderam...
2. O CDS é um partido. As portas e as janelas, serventias necessárias.
3. A Direita não gosta de partidos; gosta de inteiros.
4. O casamento é uma instituição que deve ser regulada.
Presentemente, o sacramento religioso existe para os crentes católicos do qual não se podem, infelizmente, desvincular, sabendo-se que há uma miríade de situações que justificariam - ou melhor, justificam - a sua dissolução canónica.
No âmbito civil, o contrato matrimonial pode ser sempre anulado pelo divórcio.

Nuno

4/07/2007 4:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o Nuno que amiúde comenta este blogue não terá apelidos? Talvez fosse de bom tom usá-los ou, em alternativa, usar um nome de fantasia.

4/09/2007 10:36 da manhã  
Blogger vox patriae said...

micha,
Para quem é se confessa adepta de dicionários on line, espanta-me que não saiba o que significa "sequaz". Está também disponível nesse endereço que diz que usa. Mas para poupar tempo, cá vai:

adj. e s. 2 gén.,
que ou aquele que segue ou acompanha assiduamente;
prosélito;
partidário.

Não é sequaz?

4/09/2007 12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo said... at 4/09/2007 10:36 AM

"o Nuno que amiúde comenta este blogue não terá apelidos? Talvez fosse de bom tom usá-los ou, em alternativa, usar um nome de fantasia."

Não sou "Anónimo" como você.
Uso o meu nome próprio e assinoo que digo e escrevo.
Tenho apelidos e quiçá lhe façam inveja.
Quando for preciso, apresento-me, ou melhor, chamo.

Nuno

4/13/2007 7:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ORA A QUESTÃO DO DIVÓRCIO JÁ FOI LEGALIZADA, PELOS HOMENS, ASSIM COMO O CASAMENTO HOMOSSEXUAL. AS IGREJAS JÁ ACEITAM ESSES TIPOS DE COISA, PORTANTO PRA QUE FICAR BATENDO NA MESMA TECLA? EM UMA SOCIEDADE CORRUPTA, ONDE ROUBAR, MATAR ADULTERAR ( PENSA-SE ATÉ EM LEGALIZAR A PEDOFILIA NOS U.S.A, INCLUSIVE A UNIÃO DE PESSOAS COM ANIMAIS, E MULHERES INFLAVEIS) E TANTAS OUTRAS COISAS IMORAIS SÃO PECADO SOMENTE DIANTE DE DEUS. oS HOMENS JÁ ESTÃO TÃO CORROMPIDOS QUE O QUE VALE MESMO É A SUA FELICIDADE, MESMO QUE PARA ISSO ALGUEM MORRA. eSTE É O MUNDO EMQUE VIVEMOS, OS PIORES ATEUS SÕA OS FALSOS CRISTÃOS.DEUS ESTA "BEM" REPRESENTADO NEES GERAÇÃO CORRUPTA.

7/13/2008 9:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br