sexta-feira, abril 20, 2007

Jogar na antecipação

Tendo em conta a maioria silenciosa tendencialmente vermelha (entenda-se, benfiquista) que alimenta este blog, e antecipando possíveis ataques à "grande nação azul e branca", optei por jogar pelo seguro.
Meus senhores, têm toda a razão se porventura se lembrarem de criticar a massa adepta do meu glorioso Futebol Clube do Porto - como é possível que ninguém se exalte perante estas notícias?! Não, caros blog-fiquistas, não é de manifestações de alegria que falo.
Passo a explicar. O FCP não é o Sr (Eng?) Pinto da Costa. É muito mais do que isso, é a expressão da alma de uma cidade que ainda se orgulha de ter carácter. Mesmo que não se goste de futebol, mesmo que não se sofra com o futebol, mesmo que se despreze o futebol, muitos concordarão que o FCP é um clube muito diferente dos da segunda circular. Podem-nos chamar bairristas, vistas-curtas, mentecaptos e todo um vasto rol de adjectivos que estariam certamente a mais neste nosso espaço, mas é incontornável que no Porto se vive com uma intensidade diferente tudo o que lhe diz respeito. E o FCP diz respeito, e muito, à cidade que lhe dá o nome.
É por isto que tenho pena de que não tenha havido mais gente capaz de fazer alguma coisa pelo clube, pela cidade. Tenho pena de que o Sr Pinto da Costa não tenha optado por passar a pasta ao senhor que se segue, enquanto que ainda não rebentaram demasiados escândalos relativos aos 25 anos que por lá passou.
Espero que os próximos três anos não venham confirmar os meus receios. Continuarei a dizer, com todo o orgulho, "sou do Porto, clube e cidade". Mesmo com mais uma dose de Pinto da Costa...

12 Comments:

Blogger Filipe Brás Almeida said...

«muitos concordarão que o FCP é um clube muito diferente dos da segunda circular.»

Claro que é um clube diferente. Para já tanto o Benfica e o Sporting têm relevância durante quase toda a sua história e não se limitam à influência e gestão de um só homem. Pinto da Costa.

4/21/2007 2:32 da manhã  
Blogger José Luís Malaquias said...

Acho que define o carácter de uma cidade deixar que um pulha, fraudulento, caciqueiro comande o clube de que a cidade tanto se orgulha, só porque com ele tem a certeza que ganha.
Se realmente tivessem carácter, já tinham posto semelhante personagem fora do perímetro urbano e arriscavam o futuro do clube e da alma da cidade dentro das quatro linhas, 11 contra 11.
Não é que o Benfica e o Sporting não tenham tido a sua dose de trafulhas e canalhas, mas não os deixaram ficar lá 25 anos só porque eles lhes garantiam vitórias.
Isso, para mim, chama-se vender a alma ao diabo e, como a Sara bem diz, o Porto tinha uma alma.

4/21/2007 3:08 da manhã  
Blogger Filipe Brás Almeida said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4/21/2007 1:02 da tarde  
Blogger Filipe Brás Almeida said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4/21/2007 1:03 da tarde  
Blogger Filipe Brás Almeida said...

Não vou por aí. O FCP tem ganho praticamente tudo nestes últimos 25 anos por ter jogado melhor futebol.
Na verdade o que falta saber e que só o futuro dirá é se o clube vai regredir para o estatuto insignificante e simbólico que tinha antes da era Pinto da Costa, assim que ele deixar o clube. Quando tinham ganho apenas 5 campeonatos em 84 anos de história. (1893-1977)

4/21/2007 1:04 da tarde  
Blogger José Luís Malaquias said...

O argumento do Filipe Brás não contraria o meu.
Acredito perfeitamente que o FCP continue a ganhar campeonatos sem Pinto da Costa.
Quem não acredita é o FCP. Porque se acreditasse, não se sujeitava a ter a sua imagem manchada pelas manobras escuras de um presidente assim.
O que está em questão não são os méritos ou desméritos desportivos do FCP. O que está em questão é um clube e uma cidade não se importarem de serem vistas de fora associadas a personagens como Pinto da Costa e Valentim Loureiro. São muitos os adeptos do FCP que me dizem que gostam do clube, mas não gostam do presidente. Mas poucos são os que, em público, ousam fazer essa demarcação. E o homem lá continua, adorado por uma cidade que tudo lhe perdoa porque com ele o Porto ganha.
Se tivessem realmente carácter, tinham confiança suficiente para se livrarem do tumor e acreditar que poderiam continuar a vencer sem as manobras sujas de quem os comanda.

4/21/2007 3:04 da tarde  
Blogger Jorge Ferreira Lima said...

Olá Sara

Em primeiro lugar, não se deixe impressionar pela maioria silenciosa dos benfiquistas do blog, que no resto do país parece que também há uma maioria de benfiquistas, mas está cada vez mais silenciosa.
Em segundo, parabéns pela lucidez. O Porto é de facto uma naçom. O FCP joga de facto muito melhor do que os outros. Isso deve-se de facto ao Sr. Pinto da Costa. Mas já estava na hora de o pôr a mexer. Por um lado, porque tem mostrado não ser uma pessoa de bem, e um clube não devia ser só futebol. Segundo, porque, se não o fizer agora, sujeita-se de facto a perder os primeiros dez camnpeonatos a seguir à saída do homem. Mas o problema é que é humano o senhor não querer sair - quanto mais não seja, para não ser preso no dia seguinte - e é humano a chamada massa associativa não o querer deixar sair. É humano, mas errar também é humano. Os Ingleses fizeram o que fizeram ao Churchill. Mas são ingleses.

4/23/2007 9:03 da manhã  
Blogger João Távora said...

Uma nação azul e branca... gosto da ideia! Ou a Sara está a falar de quê?!

4/23/2007 9:12 da manhã  
Blogger Sara RM said...

Jorge,
Obrigada! Como de costume, estou completamente de acordo consigo. De facto, há alguma coisa nesta história que não consigo entender até ao fim, mas imagino que seja isto o mundo do futebol-mais-ao-menos-corrupto... (sem ofensa!). O que penso é que a velha máxima de que "a escola é dos pais" também se aplica a "o clube é dos adeptos", e tanto uns como outros se demitem frequentemente das suas funções.

4/23/2007 9:36 da manhã  
Blogger José Luís Malaquias said...

O Jorge e a Sara estão mesmo numa pose de completa negação.
Querem as vitórias do Porto, mas não querem o estigma de se verem associados a tão sinistra figura.
Não percebem é que, ao longo de 25 anos, o cancro metastisou-se pelo clube todo. Não é já possível tirar o tumor sem matar o paciente.

4/23/2007 4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gosto de futebol
Delicio-me a ver jogar bem.
Vou a bastantes jogos.
Isso tem acontecido muitas vezes com o FCP (via TV).
Como, durante o ano, vivo muito tempo fora de Portugal tenho pena de não ir mais vezes ao Porto que é uma cidade acolhedora, de boa comida e pinga e com arredores magníficos.
Gostaria apenas de deixar um reparo: parece que os êxitos e a euforia clubística destruíram muito da antiga magia.
Esta sensação é partilhada por alguns dos meus amigos, particularmente estrangeiros.
É pena.

4/27/2007 9:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

4/27/2007 9:26 AM

Este comentário é meu.

Nuno

4/27/2007 9:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br