quarta-feira, abril 18, 2007

EU NÃO SOU ENGENHEIRO

Inicio aqui uma série especial acerca de alguém que não é engenheiro civil e que, declaradamente, não pretende que o tratem por engenheiro. Trata-se de uma longa troca de mails com um conhecido banco português, que retrata a dificuldade de um cidadão português em repor a verdade acerca das suas habilitações. Pode também ser entendido como um aviso ao nosso primeiro-ministro, senhor Sócrates, para atestar da dificuldade que irá sentir quando tentar explicar no seu banco que afinal não é engenheiro, coisa nenhuma.
"Em resposta aos vossos amáveis esclarecimentos, tenho a referir o seguinte:

Compreendo, como responsável de vários sistemas informáticos, que haja necessidade de manutenção dos sistemas e que ela seja preferencialmente realizada durante a noite. No entanto, acho que, nesse caso o banco deverá optar por uma de duas opções:
a) Alterar o nome para Net16 ou Net18, consoante o número de horas que esteja efectivamente disponível e, assim, não criar falsas expectativas.
b) Permitir aos utilizadores deixar as suas instruções que ficariam com o estado de "pendentes" até que o sistema seja de novo reactivado (é esta a solução que escolho nos sistemas que eu próprio concebo), altura em que passariam a efectivas.

Relativamente à alteração dos dados pessoais em si, tenho a dizer que:

a) O sistema não aceita o meu número de telefone da residência (30XXXXXXX - Rede TV Cabo), por considerar que o prefixo está errado. No entanto, é mesmo esse o meu número e não posso fazer nada quanto ao prefixo.

b) Na profissão, os senhores indicam-me como engenheiro civil. De facto, já tive muitas profissões, desde consultor a docente do ensino superior, tradutor e até escritor. Mas nunca tive o privilégio de trabalhar como engenheiro civil, até porque a minha licenciatura em engenharia física não mo permitiria. Como tal, agradeço-lhes que retirem esse dado da profissão, por não ser correcto nem relevante.

Com os meus cumprimentos,
José Luís Mxxxxxxxx"

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem a propósito. Andava a (re)ler Saramago e, na página 117 de "Memorial do Convento" (Caminho 2002 - 33ª edição) dei com esta: "(...) um homem pode ser grande voador, mas é-lhe muito conveniente que saia bacharel, licenciado ou doutor, e então, ainda que não voe, o consideram". Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

4/21/2007 1:11 da tarde  
Blogger João said...

Agora, estou curioso.... O Montepio corrigiu a profissão?

5/04/2007 12:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br