terça-feira, janeiro 02, 2007

REGIONALISMOS À PARTE

O Rui do blasfemias acusa-me de má fé ou ignorância por não concordar com a necessidade de um novo referendo sobre a regionalização, nomeadamente por ter sugerido que a mesma implica uma maior estatização.
Mantenho o que afirmei.
O que o Rui quer é que o Estado se desmultiplique em feudos, conferindo às centenas de subsidio-dependentes que pupulam por esses municípios fora mais poder, dinheiro e protagonismo.
Não tenham dúvidas de que essa será a consequência da regionalização que o Rui quer, à semelhança do que pretendiam alguns que acompanhavam Guterres em 1998.
Quanto aos manuais de direito constitucional ou exemplos europeus que o Rui me impele a consultar, lamento informá-lo de que uns e outros não lhe conferem razão.
Aliás, aproveito para pedir ao Rui que me dê exemplos de países, com tradição centralista, que tenham regionalizado com sucesso ou de manuais de direito constitucional que proclamem as virtude da regionalização (não confundir com descentralização, opção por mim defendida).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já partiu do principio que algumas estruturas locais não teem qualquer ligação aos orgãos nacionais? Por falta de poder quero dizer.
E talvez assim consigam alguma força acrescida?
(estou a falar de freguesias e concelhos)

Porque não acabar simplesmente com as freguesias? ja compensava alguma coisa, não me parece util que haja assembleias para discutir os mercados e os cemiterios.

1/02/2007 5:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br