quarta-feira, outubro 11, 2006

O meu grande Português

Acordei a pensar qual seria para mim o grande Português de todos os tempos! Pensei em D. Afonso Henriques, Santo António, Nuno Álvares Pereira, Vasco da Gama, D. João II, Henrique Paiva Couceiro. Para além destes nomes ainda pensei na minha Mãe, que ao ter 11 filhos não pode deixar de ser uma heroina dos tempos modernos. Ainda assim, optei por D. João II, figura de igual importância.
Em primeiro lugar gostaria de realçar a sua mulher, D. Leonor, que criou a Casa da Misericórdia de Lisboa. Depois por se dever ao Príncipe Perfeito o planeamento de grande parte das viagens dos Descobrimentos. Foi neste reinado que se descobriu grande parte da África Ocidental e que se dobrou o Cabo das Tormentas. Foi também neste reinado que se assinou o Tratado das Tordesilhas, em que se definia o semi-meridiano de Tordesilhas e não outro mais a Este.
Determinação e um óptimo estratega são características que assentam bem a este Rei que colocou Portugal na boca do Mundo. Porventura, terá sido uns dos primeiros Portugueses a perceber a importância da globalização.
Tenho curiosidade de saber quais as escolhas dos meus co-bloggers. Passo a palavra...
BlogBlogs.Com.Br