sexta-feira, setembro 22, 2006

Quem mais se compromete?

Ontem consegui ir assistir à 2ª Convenção do Compromisso Portugal. E gostei. Gostei muito.

Gostei porque vi muitos Srs. Administradores que gastaram o seu tempo a pensar em Portugal. Não me parece que estejam ali em busca do Poder (qualquer um deles já o tem). Parece-me que sentem que têm algo a dar ao seu País. E parece-me que o País precisa que cada um de nós dê um pouco de si.

Hoje em dia cada um de nós trabalha para si próprio e para a sua família. Não com uma perspectiva de Nação a construir. Não pelo Portugal de hoje e de amanhã. Apenas para poder viver bem e assegurar um futuro para a sua Família.

As pessoas que ali estavam ontem e que organizaram o evento já têm o suficiente para si e para as suas gerações futuras. Podiam ter ficado em casa a contar notas e a escolher a casa, o carro ou o barco seguinte. Podiam ter ficado com os filhos ou as mulheres a gozar a vida. Podiam ter ficado no trabalho a facturar.

Mas parece que sentiram un chamamento nacionalista (sem conotação política) e que se desinstalaram. Estudaram os problemas, identificaram as suas causas e propõem soluções.
Boas ou más, é indiferente. É para isso que serve agora o debate e a democracia.

O que importa é a atitude de sair de si próprio em prol da nação.

Hoje já li textos de alguns que acham que são um conjunto de empresários a brincar aos Governos. Sinceramente penso que seja bem mais do que isso. E acho lamentável que, do alto do seu pedestal, se queira deitar abaixo o trabalho que alguns se dão ao trabalho de ter por cada um de nós.

Agradeço aos Promotores e aos organizadores e espero que seja uma lição para todos nós.

Para pormos em prática no dia a dia e desinstalarmo-nos por Portugal.

1 Comments:

Blogger Rui Castro said...

Concordo inteiramente. Mas sabes que em Portugal temos uma certa dificuldade em lidar com o sucesso dos outros.

9/22/2006 2:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br