quinta-feira, setembro 14, 2006

Ecumenismo (aka um católico a citar um baptista)

A polémica que por aí vai entre os criacionistas e os evolucionistas está ao rubro. O João Miranda escreve aqui sobre o assunto. Mas o que eu quero que vocês leiam com atenção, do princípio ao fim, é um post de ir às lágrimas do Tiago Cavaco que passo a transcrever na totalidade para os preguiçosos que não gostam de links (o Tiago que me perdoe mas este tenho mesmo de plagiar):
Medonho. Falo do Intelligent Design e tenho um batalhão de Testemunhas de Oxalá à porta para ajustar contas com as minhas imprecisões científicas. Os Vaticanos também se abatem mas as Inquisições persistem. Eu, que entre os meus sou semi-herético pelo meu criacionismo estetizante, gramo agora o ultraje de todos os que concluíram a Biologia do antigo nono ano. Apenas um conselho: leiam mais, não se percam com os ferrinhos dos grupos folclóricos e orem ao Deus Desconhecido por sabedoria (com Salomão o truque resultou). O que o criacionista Tiago Cavaco quer não é a aniquilação dos darwinistas. Tão somente o direito à dissidência, ao relativismo e a um Moscavide sem os tipos da Emel a chatear. O choque de mundividências é a nova luta de classes. No meu Cosmos manda Deus (vejam lá se isto é possível). Lamento se vos parte as lombadas do Carl Sagan ou vos interrompe o fluxo carpideiro após verem "Uma Verdade Inconveniente" na sessão das dez da noite do Nimas (onde é que isto vai parar com o Nimas a passar o Al Gore? O Nimas dos "Lisboetas" durante três meses? Sim. O Nimas do "Leopardo" do Burt Lancaster durante vinte semanas? Sim. Agora xuxem o Al Gore - que por acaso até é da minha religião e tudo, seus ignorantes. Sim, é Baptista, baptizado por imersão em idade adulta e essas coisas todas. Até os perigosos evangélicos do Dr. Soares podem acender os rastilhos do niilismo-dos-tubos-de-ensaio).Suavizemos os Jerónimos da nossa erudição. Ando nisto desde pequenino e não me tenho dado assim tão mal."
BlogBlogs.Com.Br